TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de Experiencia - matemática

Por:   •  12/12/2017  •  Dissertação  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

GRANDEZAS E MEDIDAS

CULINÁRIA

LUCIANA CRISTINA CANTADOR ZIDOI

DOIS CÓRREGOS -SP

TURMA - 1º ANO

RELATO DE EXPERIENCIA

"É preciso saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire

O trabalho com culinária já era realizado na área de linguagem, com o objetivo de explorar a estrutura de um texto instrucional, estabelecendo um contraponto entre os mais diversos gêneros que são mais comuns, como por exemplo leitura de histórias.

É uma preocupação  minha, promover a integração da matemática com as mais diversas áreas de conhecimento. Mudando a idéia de que a mesma era uma área isolada, passando a representar para os alunos a possibilidade de ampliação de seus conhecimentos de modo prazeroso e que seja uma aprendizagem significativa sobre o mundo que os cerca. Desse modo, relacionei  o ensino matemático como algo que tenha no cotidiano sua relação e expressão máxima,  que permite aos nossos alunos condição de interagir com os conteúdos apreendidos e desta forma ampliá-los de modo espiralado, apropriando-se de novos conceitos.

Estrategicamente escolhi a receita por trabalhar diversos pontos para que os alunos percebessem, as diferenças entre  medidas, volume , massa, tempo e temperatura. Esta tarefa também possibilita a formação do hábito de inter-relacionar e articular conhecimentos de diversas áreas de modo a ampliá-los. Houve a preocupação de proporcionar aos alunos possibilidades de encontrar na execução da receita um modo prazeroso de aprender.

O objetivo principal foi trabalhar medidas convencionais e não convencionais, com utensílios que todos tem conhecimento, agregando o paladar, olfato, higiene e os conhecimentos prévios.

Frequentar o PNAIC de matemática, trouxe novos métodos de ensino que foram introduzidos de forma a dinamizar e re-significar o trabalho da matemática.Na  culinária pode se trabalhar os mais diversos conteúdos matemáticos, possibilitando experiências concretas em que os alunos possam observar, manipular e interagir.Deste modo pude observar  a reação, interação e participação das crianças em relação à exploração da receita e à apropriação das noções de conceitos matemáticos surgidos nas diversas situações.  Onde noções matemáticas (além de reações químicas envolvidas e o próprio trabalho de linguagem escrita) estava  presente, levando os alunos a reagir, comentar, analisar e criar dentro das possibilidades dos mesmos.

Como citei anteriormente, o trabalho com culinária permite inserir e integrar as mais diversas áreas de conhecimento e, em matemática, abre possibilidade para a exploração das noções de vários conceitos, tais como: comparação, quantidades,medidas convencionais/não-convencionais, propriedades  aditivas e multiplicativas e conservação de quantidades.

Procurei construir estratégias para medir massa, capacidade utilizando unidades não padronizadas e tempo.Reconhecer, selecionar e utilizar instrumentos de medidas apropriados á grandeza com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido.

 Com auxilio dos livros, O livro de receitas do menino Maluquinho, de Ziraldo e Viagem Culinária pelo Mundo, com a  Turma do Sitio do Pica-Pau-Amarelo. expliquei o time da cozinha, ou seja as medidas padronizadas.  deixou as crianças animadas para a preparar  receita deliciosas.

Para a realização  da receita na sala de aula fiz algumas adaptações para criar um ar de cozinha, toalha na mesa da professora, diferente objetos que serviram para medir os ingredientes, farinha de trigo, açúcar, ovos, fermento químico, batedeira entre outros.

Primeiramente falei sobre a higiene, a importância de se lavar as mãos e ter os cabelos presos, uso de  toquinhas, não tossir sobre os ingredientes, entre outros.Em  seguida fiz o levantamento dos conhecimentos prévios sobre medidas utilizadas, quilo, litro, (massa e capacidade), Fui mostrando as medidas utilizadas como, copo, xícara, colheres em diferentes tamanhos.

Questionei sobre quem já havia visto ou ate mesmo ajudado a mamãe a fazer uma receita deliciosa de bolo, ou qualquer outra receita.

Partimos para a estimativa sobre a quantidade de massa ou volume de cada componente da receita, comparamos, um litro tem quantos copos, medimos e chegamos a conclusão que são 4 copos de 250 ml, ser for xícara de 200 ml vai precisar de 5, outra menor 6 e o mesmo com as colheres no pacote de farinha de trigo, preciso de 6 colheres para um copo, logo precisaremos de muito mais para o pacote inteiro. Estas comparações trouxe muito envolvimento pois achavam que seria impossível, por exemplo 4 copos em um litro, alguns mais outros menos. Divertido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com