TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatoriio de estagio gestão

Por:   •  20/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 Gestão Educacional

Claudia Graziela Borges – RA 351007

Deise de Andrade – RA 350885

Franciele da Silva Muniz – RA 378544

Natália Dörr – RA 350820

Paula Sobrinho Fontana – RA 349570

TAQUARA/RS

2015

[pic 3][pic 4]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Gestão Educacional

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Gestão Educacional.

TAQUARA/RS

2015

Introdução

A Escola Leonel Brizola atende a comunidade do bairro Empresa apresenta um contraste social onde há famílias bem favorecidas e outras em estado de extrema pobreza.   O bairro conta com Associação de Moradores, grupos religiosos, duas Escolas de Educação Básica e três Escolas Municipais de Educação Infantil.    

É importante destacar que a construção desta escola contribuiu para ampliar o número de vagas na educação infantil no bairro, onde muitas crianças ainda encontravam-se fora da escola e dessa forma puderam receber uma educação de qualidade, alimentação balanceada, além das inúmeras situações de aprendizagem, visando o desenvolvimento integral das crianças, cujos direitos à infância são reconhecidos.

Visando conhecer a comunidade escolar e estabelecer relação entre família e escola, realizou-se uma entrevista com as famílias, e esta, no olhar da comunidade escolar se deu de maneira positiva, onde todos se mostraram motivados e envolvidos.

Com os dados coletados percebe-se que as famílias são pouco numerosas, variando entre 3 a 4 membros. Nos finais de semana a principal forma de lazer é passear com a família nas praças públicas, onde brincam com seus filhos, assistem a jogos de futebol visitam os parentes, em especial a casa dos avós.

A maioria dos pais são trabalhadores de fábricas de calçados, incluindo Ateliês e do comércio em geral, sendo o Comércio um dos pontos predominantes na economia do Município.

As famílias em sua maioria consideram importante o trabalho em conjunto entre escola/comunidade, para juntos poderem zelar pelo desenvolvimento das crianças, já que estas passam a maior parte do dia na escola, com os educadores, e estes realizam um trabalho onde o cuidar e o educar faz parte importante do dia a dia.

Observações na Escola Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola

Nesta Escola observaram-se além do funcionamento da mesma, suas características peculiares dentro da direção e da gestão com o objetivo de organizar o ensino e sua estrutura, para que as crianças tenham uma educação de qualidade, onde todos trabalham unidos desempenhando seus destinados papéis para chegar ao mesmo resultado, estando dentro das normas do plano Nacional de Educação, o currículo Escolar e o Projeto político pedagógico, para que estejam de acordo com as leis educacionais e o próprio contexto escolar.

Agregando a esta gestão a Escola tem que contar com o apoio da Sociedade e da Comunidade local, principalmente com a família, pois os pais consideram que uma educação de qualidade, deve contar com profissionais qualificados, preocupados com o desenvolvimento integral da criança e o seu bem estar, também se preocupam em relação ao comportamento, às regras, a limites, as boas maneiras, a formação da personalidade, aos valores e ao respeito. Também demonstram preocupação com a socialização dos futuros cidadãos, afirmando que gostariam que a escola ensinasse a conviver com o outro, a dividir, mostrando a realidade, dando a base que os pais esperam, já que será na escola que as crianças irão passar a maior parte do seu desenvolvimento humano. Esperam que a escola proporcione um ambiente lúdico, com projetos integrados que enfatizem as diferentes áreas do conhecimento.

Enquanto que alguns pensam que a escola já está ajudando referindo-se aos cuidados, carinho e educação dispensados pela escola, outros citam que a escola poderia oferecer mais vagas.

Compreendemos então que a Escola pode contar com a comunidade dentro da mesma, basta continuar realizando as atividades já incorporadas em diferentes projetos, proporcionando momentos de socialização e de participação coletiva e solidária. Dessa forma, contribuiremos de fato para a construção de uma comunidade mais feliz, aberta a novas perspectivas sociais.

Atualmente a escola conta com uma diretora, duas coordenadoras pedagógicas, uma secretária, dezesseis professoras concursadas, dezesseis auxiliares, quatro merendeiras, três serventes, um zelador e dois vigilantes, atendendo cento e cinquenta crianças.

A escola é composta por um bloco administrativo, anexo à entrada principal; bloco de serviço, com entrada independente, localizado junto ao estacionamento para portadores de necessidades educativas especiais dois blocos pedagógicos que abriga a sala Multiuso e Informática; pátio coberto; refeitório; anfiteatro e playground.

  Tendo em vista as experiências de aprendizagens que vimos na  escola, acreditamos que estas, devem ser significativas à criança e proporcione o desenvolvimento integral da mesma, pois elas são as protagonistas de seu desenvolvimento.

           Sendo a escola parte integrante da sociedade na qual nos encontramos inserida e que assume, entre outra, o papel de formar cidadãos críticos, reflexivos e responsáveis pelo seu aprendizado, desempenha também a responsabilidade de proporcionar que a criança seja sujeito ativo no universo educacional, criando mecanismos didáticos- pedagógicos que favoreçam o aprendizado de forma dinâmica e contínua.

        Percebe-se que a Escola busca parceria com as famílias, para construir ao longo da infância competências e habilidades capazes de permitir que esse sujeito seja capaz de participar da sociedade de forma atuante, questionadora e transformadora. Com isto espera-se ainda criar condições favoráveis para o desenvolvimento da autoimagem da criança, sendo ela um indivíduo único com suas singularidades, mas que se percebe parte de um todo no qual é importante e única.

A observação atenta da diretora em seus professores permite que os educadores, acompanhem o desenvolvimento infantil e reflitam com os pais tanto sobre as potencialidades dos seus filhos quanto sobre possíveis diferenças ou dificuldades que demandem cuidados especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (217.5 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com