TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Coeso

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

SUMÁRIO        4[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. AMBIENTE DE ESTÁGIO (INSTITUIÇÃO)        6
  3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        7
  1. PERÍODO DE OBSERVAÇÃO        7
  2. PERÍODO DE COPARTICIPAÇÃO        8
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        10

ANEXO        11[pic 3]


  1. INTRODUÇÃO[pic 4][pic 5]

Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, a aluna Zeneide Pereira Leite do 7º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado na Instituição Coeso – Centro de Orientação e Educação Social, na unidade de Educação Infantil no período de 31/08/2016 à 08/09/2016.

O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos. Neste contexto o trabalho de conclusão do estágio Supervisionado em gestão aqui apresentado foi realizado na Instituição Coeso – Centro de Orientação e Educação Social na  unidade situada na Rua Carlos Castilho Cabral, 385, jardim Novo Horizonte, Sorocaba - SP, com o objetivo de colocar em prática, a teoria vista ao longo do sétimo semestre do curso de pedagogia da Faculdade Anhanguera de Sorocaba. Durante o estágio supervisionado foi observado o trabalho da coordenadora pedagógica, tendo sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a    prática    vivenciada     na     gestão     deste     estabelecimento     de     ensino. O estágio supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão preparando os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na gestão, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

A teoria apresentada durante as aulas do curso de pedagogia proporciona ao estagiário um olhar cientifico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a pratica no trabalho de um docente na gestão.


  1. AMBIENTE DE ESTÁGIO (A Empresa)

A instituição Coeso – Centro de Orientação e Educação Social, é uma Organização não governamental (ONG) com vários seguimentos de atuação, o estágio supervisionado em Gestão e Espaços Não Escolares foi realizado na unidade de Educação Infantil, situada na Rua Carlos Castilho Cabral, 385 Jardim Novo Horizonte, cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo, Brasil. Iniciou suas atividades a partir 2000, oferecendo diversas atividades na área educacional, oferecendo um ambiente seguro em horários ociosos, para despertar seus talentos e mostrar como é possível aplica-los. Proporcionando mais dignidade, educação, cidadania, esperança, justiça, por meio de projetos que priorizam as necessidades básicas do ser humano. Além da promoção da cidadania e sustentabilidade com projetos socioambientais, contribuindo assim com a melhoria do nosso meio ambiente.[pic 6]

A instituição tem atuado na área educacional e no resgate da cidadania, na área de educação infantil e em projetos socioambiental. Na unidade onde o estágio foi realizado é atuante no Ensino Infantil, com cerca de 240 crianças, na faixa etária de 4 meses à 4 anos e 11 meses. Com a missão de educador o cidadão critico e reflexivo, com a filosofia da importância da educação desde os seus primeiros saberes, na construção do saber a partir do aprender a conhecer, aprender ser, aprender a conviver e aprender a fazer, atendendo o surgimento da necessidade  das mães que não tinha onde deixar seus filhos para trabalharem.

O quadro de funcionários da instituição concedente do estágio supervisionado é composto por vinte e cinco funcionários sendo: uma diretora, uma coordenadora pedagógica, uma assistente administrativo, duas professoras, quatorze auxiliares de educação, uma cozinheira, três auxiliares de cozinha e duas limpeza.

O espaço físico da instituição é amplo atendendo as necessidades educacionais e o desenvolvimento do alunado, está divido em uma sala de direção, uma sala de secretária, um sanitário adulto, dois sanitários infantis (todo adaptada a necessidades da criança), cozinha ampla, refeitório amplo, quatro salas de aulas amplas para atender a seis turmas entre creche I, creche II e creche III, e parque para as crianças.


Ο Grupo Coeso tem uma unidade de fabricação de sabão ecológico, para arrecadação de verba para manutenção dos projetos do Grupo Coeso, um dos seus clientes de sabão ecológico é a empresa JCB Brasil, situada na Avenida Joseph  Cyril Bamford, 3600, Rodovia Presidente Castelo Branco km 86,5 - Bairro Éden, Sorocaba, SP.

A gestão tem como atribuição, planejar, acompanhar avaliar e propor e monitorar as atividades curriculares, extracurriculares e educacionais, assim como fazer a gestão de recursos financeiros. A analise e acompanhamento dos resultados parciais e globais das avaliações do processo ensino aprendizagem de acordo com  o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição, propõe o plano de ação, monitoramento a eficiência e verificação da eficácia. O atendimento ao corpo docente e a todos os funcionários, como também a formação continuada da toda equipe conforme suas atribuições, orientação aos pais, abrange a competência da gestão. Espera-se que o gestor conheça plenamente o seu espaço de trabalho, compartilhe ideias e conhecimentos, construa o seu papel na escola, tornando-se a ligação imprescindível da transformação, formação e articulação da gestão.[pic 7]

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS[pic 8]
  1. PERÍODO DE OBSERVAÇÃO

A Proposta pedagógica da instituição tem como principal objetivo proporcionar à criança um processo de interação com o meio físico e social, com vistas ao pleno desenvolvimento da personalidade autônoma, sob seus aspectos, especialmente, intelectuais, inseparáveis do conjunto de relacionamentos afetivos, sociais e morais. Valorizando a interação com o meio, no propósito de contribuir na formação de futuros adultos críticos e criativos em processo de desenvolvimento de todas as potencialidades do educando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (225.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com