TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Diagnóstico Neuropsicopedagogia

Por:   •  7/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.687 Palavras (11 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NOME DO PÓS-GRADUANDO

TÍTULO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

CIDADE

ANO

NOME DO ALUNO

TÍTULO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso: Relatório de Estágio do Curso de Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi.

Orientador(a):

CIDADE

ANO

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO

Este estudo visa compreender a praxis da Neuropsicopedagogia que considera as dificuldades e queixas apresentadas como possiveis resultantes de uma dinamica de funcionamento interna-escolar-e externa-familiar, cultural e social, evideciando as relações estabelecidas entre sujeitos envolvidos no ato pedagogico. Propondo relatar uma experiencia psicopedagogica educacional que tem inicio atraves de uma queixa da professora e da familia de um menino de 9 anos que apresenta dificuldade na leitura e escrita, ainda no relato da professora ela observa que seu filho le, mas não entendia nada que a mesmaapresentava uma escrita incorreta.deste primeiro contato, surgiu a necessidde de diagnostico com o menino, um atendimento psicopedagógico clinico.

Com o estudo de caso apresentado é resultadode um trabalho de dois meses realizado por Debora Fernandes, no primeiro momento na condição de estagiaria e observadora para o trablho de campo da diciplina como ultilizar a Neuropsicopedagogia no contexto escolar e clinica, e assim posteriormente cumprindo o estagio superviosionado.

A situação, na qualidade de estagiaria em Neuropsicopedagogia institucional tem como objetivo proporcionar condiçoes favoraveis ao ao desenvolvimento de relaçoes interpessoais e o estabelecimento de vinculos, proporcionando inserir os objetivows envolvidos no processo de ensino e aprendizagem bem como contar com a colaboração dos professores da escola assim auxiliando o olhar em torno dos alunos e circusnstancias de produçaõ de conecimento.

Assim recorrendo aos presupostos teoricos dos seguintes autores: Capovilla, Vitor da Fonseca, Maria Lucia Weiss, Jorge Visca, Alicía Fernández entre outros mais.

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 O Diagnostico Psicopedagogico

Por ser um diagnostico como pesquisa para descrever se municiosamente um problema e no diagnostico psicopedagogico esse problema relaciona se diretamente  com dificuldades de aprendizagem , devendo iniciar uma pesquisa com finalidade de levantar dados sobre o sujeito atendid. Dados esses relacionados a seu contexto individual, familiar e escolar.

O foco do diagnóstico é o obstáculo no processo de aprendizagerm. tendo como objetivo do diagnostico não é a inclusão do sueito em uma categoria do não aprender, mas assim obtendo uma compreençao global da sua forma de aorender e dos desvios que estão ocorrendo neste processo que leve a um prognostico e encaminhamento de forma pelicular, pertencentes somente aquele sujeito investigativo, tendo como perspectiva vamos submeter o diagnostico psicopedagogico ao método clinico.

        O método clinico é de conversaçao livre com a criança sobre um tema dirigido pelo interrogador, que asim segue as respostas das crianças, que lhe pede que justifique o que diz, explique, diga por que, que lhe faz contra-sugestoes, etc. Seguindo a criança em cada uma de suas respostas, sempre se guiando por ela, fazendo com que ela fale cada vez mais livrimente, acabando por obter, em cada um dos domínios da inteligencia um procedimento clinico de exame analógico ao que os psiquiatras adotam como meio diagnostico. (Carraher,1998,p,6)

        Quando observamos os paradgmas da sociedade atual que tem um valor intrinseco na produção do conhecimento podendo assim realizar  um diagnostico psicopedagogico, não sendo necessariamente para pessoas que tem dificuldades de aprendizagem, mas também  para pessoas que querem saber como utilizar melhor seus recursos cognitivos. Então o diagnostico psicopedagogico possui uma infraestruturação própria de acordo com sua finalidade e objetivos.

        O numero de sessões gastos para se fazer um dignostico psicopedagogico clinico nao se pressupoe uma quantidade fixa, mas tem como ser uma padronização tacita,em torno de seis sessões. O diagnóstico corr o risco de não atender as expectativas do cliente, caso seu tempo  de duração seja muito grande, ou de ser extremamenter superficial caso seja muito rápido.

        Para começar o processo de um diagnostico o terapeuta precisa considerar dois grandes eixos de análise que devem interagir de forma dialética de acordo com Weiss(2007,p.29,40), os dois grandes eixos de analise são:

  • Horizontal: A historico- visão do presente; aqui, agora, comigo. Neste eixo explora-se basicamente o campo presente, onde as buscas estão sentradas nas causas que coexistem temporalmente com o sintoma.
  • Vertical: Histórico- visão do passado, visão da construção do sujeito. Neste eixo, buscamos a construção geral do sujeito, sempre contextualizada nos diferentes momentos.

        No diagnostico um dos principais e mais importantes pontos é a competencia e a sensibilidade do terapeuta em explorar todas as dimensões, ou aspectos, como denomina Weiss, explicando-as aos dois eixos principais. Tendo visão do problema como desvio de aprendizagem, sendo necessario que o foco não esteja somente no sujeito, mas tambem nas relações com o seu grupo social, instituição e objetivo  de aprendizagem.

        Para Weiss, o objetivo principal do diagnostico psicopedagogico é identificar os desvios e obstaculos basicos do modelo de aprendizagem do sujeito que o impedem de crescer na aprendizagem dentro do esperado pelo meio social.. Sendo assim para conhecer esse modelo de aprendizagem é necessaria a analise dos dados colhidos com a escola, a família e o sujeito dos dois eixos descritos acima. Da interação de dados obtidos surge  o prognóstico e o conteúdo para a formulação de hipotese final para a entrevista de devolução diagnóstica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com