TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de intervenção ludica

Por:   •  17/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

INTERVENÇÃO LUDICA

ESCOLA MARIA PEPETUA LISBOA

Trabalho apresentado para avaliação parcial da disciplina Ludicidade e educação do Curso de Pedagogia 2013, solicitado pela Prof. Jaqueline Bastos.

CASTANHAL

2014

RELATÓRIO DE INTERVENÇÃO LUDICA

Observação e Intervenção lúdica

Dias: 19 e 20 de agosto de 2014

Local: Escola Municipal Maria Perpétua Lisboa (Agrovila Calúcia)

Diretora:

Professora: Rosilene Brito

Turma: Pré 2

Faixa etária: 5 anos

OBSERVAÇÃO

A observação foi realizada no dia 19/08/2014;

Podemos perceber durante a essa atividade que a escola é muito bem estruturada:

Funcionando em dois turnos; com um corpo docente composto por: diretora, vice diretora e secretária, 18 professores, 9 serventes, com um total de 360 alunos.

A escola dispõe de:  Seis salas de aula, sala de informática, uma sala exclusiva para o projeto mais educação, sala de leitura, sala para portadores de necessidades especiais, ginásio para a pratica de esportes, banheiros distintos para os alunos e também para funcionários; possui sala dos professores, secretaria etc. Os alunos tem como atividades complementares, aula de libras e de espanhol, exceto as crianças do pré.

A sala da educação infantil notamos bastante acolhedora, um bom espaço, onde pode ser realizada diversas atividades pedagógicas.

PROGRAMAÇÃO:

1º momento: (socialização)

Foi realizada uma interação de socialização entre nossa equipe e as crianças, nos apresentamos e explicamos a proposta de nossa atividade com eles.

2º momento:(brinquedos cantados)

Houve uma apresentação de musicas infantil, cantadas juntamente com as crianças (alunos) que se mostraram receptivas, porem um pouco retraídas no primeiro momento.

3º momento: (brincadeiras)

Já mais desinibidos e envolvidos pelo momento a eles proporcionado, participaram ativamente das brincadeiras apresentadas com desenvoltura e desembaraço, porem cabe ressaltar que as meninas mostraram-se inibidas e algumas não participaram das brincadeiras. Os meninos, ao contrario demonstraram grande entusiasmo com este momento, de brincadeiras como: coelho da toca, dança da cadeira, corrida para espocar o balão e enrolar a múmia, que divertiram e agitaram a turma.

4º momento:(despedida)

Agradecemos a participação e acolhida de todos, por fim encerramos nossa atividade com algumas musicas infantil, posteriormente pedimos aos alunos para cantar para nós uma musica que eles conhecessem (e que é a preferida deles). Eles cantaram a música da formiguinha. Esse momento foi muito emocionante para nossa equipe, pois nos sentimos gratificados perante a apresentação, pois foi como se eles quisessem agradecer a todos nos esse momento de descontração oferecido a eles neste dia.

5º momento: (Conversa com a professora)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com