TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de tecnologia da educação

Por:   •  6/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

proposta pedagógica do PROINF: a atuação dos multiplicadores e técnicos do N.T.E., professores/coordenadores do L.I., professores e alunos – um projeto de pesquisa

Este projeto de pesquisa foi desenvolvido no período de 2003 a 2005 em escolas públicas no munícipio de Sinop, MT/Brasil. O estudo teve como objetivo geral analisar a prática de ensino do multiplicador no N.T.E., do coordenador pedagógico do L.I. e do professor no uso da informática no processo de ensino-aprendizagem e possibilidades externas ao ambiente escolar, buscando melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos específicos do projeto de pesquisa:

a) Identificar os pontos do PROINF que necessitam de aprimoramento;

b)Relacionar a (s) teoria (s) utilizada (s) no Programa Nacional de Informática da Educação;

c)Propor estudo para a definição de uma política de acompanhamento e orientação ao educadores;

d)Identificar as novas competências, os novos modos de aprender e ensinar exigidos pelo professor para lidar com as T.I(tecnologias de informação) e comunicação;

e)Verificar as atividades propostas para os alunos pelo educadores e se estão possibilitando o uso da informática na escola e fora dela;

f)Identificar os componentes da T.I e comunicação são utilizados nos L.I nas escolas públicas;

A proposta do projeto foi o de desenvolvê-lo com educadores das escolas que receberam L.I no município de Sinop, através do PROINF e do programa telecomunidade. Foi estabelecido uma parceria com o N.T.E de Sinop para a realização da pesquisa, em que participaram seis escolas públicas de Sinop, sendo duas estaduais e quatro municipais. Também houve a participação na proposta de pesquisa das professoras coordenadoras do L.I do município de Vera ligadas ao N.T.E Sinop.

Para o desenvolvimento do projetofoi proposta algumas estratégias e técnicas a serem conduzidas, como a realização de um encontro com todos os coordenadores de L.I., para a apresentação da proposta e discussão das perspectivas e desafios. Definiu-se também a composição de um grupo de interesse com o objetivo de auxiliar os educadores na condução e aprimoramento do projeto. Foi estabelecido atividades principais e complementares a serem desenvolvidas.

Visando fomentar as discussões sobre as tecnologias de informação e de comunicação e divulgar os resultados da pesquisa, foi realizado palestras na universidade e seminários de Informática e Educação.

CAPITULO II

Tecnologia educacional e a proposta pedagógica do PROINFO

2.1 TECNOLOGIA EDUCACIONAL

        De acordo com o segundo capitulo do livro, a tecnologia surgiu de acordo com a necessidade do homem, as primeiras máquinas tecnológicas surgiram para ajudar o setor empresarial, neste momento a sociedade precisava de rapidez e qualidade, por isso, começaram-se a pensar em maquinas que os auxiliassem. Depois de todo esse aparato pensado no mercado trabalhista começa-se a pensar na criação de maquinas tecnológica para auxiliar na educação, todavia essa ferramenta ainda que prematura possibilitou e possibilita uma serie de inovações.

        Porem, a preocupação em vincular essas tecnologias com o ensino tinha algumas duvidas, pois, as correntes de pesquisa do Brasil queriam com base nesse suporte construir uma aprendizagem construtivista e não uma aprendizagem pautada no automatismo, essa questão automática era questionada por muitos teóricos, pois os mesmos detinham estudos inovadores que visavam a tecnologia como um apoio ao professor para aumentar a produção e a interatividade.

         A utilização dos meios áudios visuais tem como finalidade formativa constituir o primeiro campo da tecnologia educativa, segundo Pablos Pons (1998, p. 51) “a primeira referencia específica no campo formativo são os cursos projetados para especialista militares apoiados em instrumentos áudios visuares, ministrados durante a segunda guerra mundial”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com