TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio final

Por:   •  11/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

Centro Federal De Educação Tecnológica De Minas Gerais

Programa Especial De Formação Pedagógica De Docentes

        

        ALINE CARMEN FARIA RESENDE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR PEDRO GUERRA

Orientador: Prof. Dr. Roger

Tutor: Silvio David

Disciplina Biologia

Belo Horizonte

2014

ROTEIRO DAS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  1. - ARQUITETURA DA ESCOLA

DESCRIÇÃO

QUANTIDADE

CANTINA

1

SALAS DE AULA

15

AUDITORIO

1

SALA DOS PROFESSORES

1

BANHEIROS

5

OUTRAS SALAS

6

CORREDORES

4

ESCADAS

5

RAMPAS

3

AREA DE ESPORTE

3

LABORATÓRIO

1

PORTARIA

1

DEPEDÊNCIAS E ACESSOS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

1

ESPAÇO DE LAZER

3

QUADRAS

2

PARQUE

0

PATIO

2

BIBLIOTECA

1

1.2 – GRAU DE DEPREDAÇÃO

Salas em boas condições sem pichações.  A escola foi pintada em março/2014.

1.3 -  COMO OS SUJEITOS SIGNIFICAM OS AMBIENTES ESCOLARES DISPONIBILIZADOS

Os ambientes formais são mais utilizados para as aulas tradicionais e a noite com ensino EJA E FLORAÇÃO.

“FLORAÇÃO é um projeto da PBH para aceleração de alunos. É uma ação da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, destinada a jovens com idade de 15 a 19 anos, matriculados nas escolas municipais, que se encontram em situação de distorção idade-ano de escolarização, visando à conclusão do Ensino Fundamental.  

Ato ou efeito de desabrochar. Esse é o significado de Floração, que dá nome ao programa de educação nascido da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e a Fundação Roberto Marinho para atender, com o Telecurso, 90 escolas do município.

O Floração oferece a estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do ensino regular – com defasagem idade-série e idade entre 15 e 19 anos – a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental. O Floração teve início em Belo Horizonte em dezembro de 2009 e está presente em nove regionais de ensino da capital mineira: Barreiro, Centro Sul, Leste, Noroeste, Nordeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova. Este ano, o programa formou 4.300 alunos no ensino fundamental.

Telecurso
Hoje, a tecnologia educacional Telecurso® (Metodologia Telessala™ e material didático do Telecurso) é reconhecida nacional e internacionalmente como uma tecnologia que promove qualidade na educação, tendo sido implementada em mais de 27 mil salas de aula e beneficiado mais de 5,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. Atualmente, está presente no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC – 2010”.

Os informais são as salas de vídeo e laboratório. Quatro salas de aula possuem televisão e dvd.

1.4 – OS AMBIENTES FÍSICOS DA ESCOLA E SUAS RELAÇÕES COM AS QUESTÕES DO ENSINO, COM A DISCIPLINA E A ORDEM ESCOLAR, O CONTROLE E A REGULAÇÃO.

São os alunos que a cada aula trocam de sala. Ocorre mais desordem no momento da troca, mas há o controle pelos educandos.  Os alunos que “matam” aula são punidos com ocorrência e suspensão, mas são raros os casos de suspensão.

2. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAL

2.2 A GESTÃO ESCOLAR: DEMOCRÁTICA E/OU AUTOCRÁTICA. EXISTÊNCIA DE INSTÂNCIAS COLEGIADAS DE DECISÃO OU NÃO. A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS ESCOLARES NOS PROCESSOS DA ESCOLA. HÁ ELEIÇÃO PARA DIRETOR.

A gestão é democrática. A cada 3 (três) anos ocorre a eleição.  A escola não possui grêmio, mas tem os representantes de turma. Segundo informações do atual  diretor Silvio David houve a solicitação por parte dos alunos que compõe a assembleia do colegiado para acontecer o grêmio, porém não tem data prevista.

2.3 QUAL O GRAU DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA VIDA ESCOLAR. QUAIS A IMPLICAÇÕES NA VIDA ESCOLAR DESSA PARTICIPAÇÃO OU NÃO:

Os representantes do colegiado, alunos, professores e comunidades são convocados para assembleia sempre quando há modificações nos trâmites da escola, seja para compras, projetos, contratação de pessoal ou simples conferência para os demonstrativos de gastos realizados e verbas disponibilizada pela secretaria de educação.

 De acordo com o coordenador, as reuniões com os pais acontecem geralmente para entrega de boletim no fim de cada trimestres no horário em que os alunos estudam. É um dos motivos pelos quais alguns pais não participam das reuniões, pois trabalham e/ou não conseguem chegar a tempo.

De forma geral, boa parte da comunidade participa dos eventos e reuniões quando convocada. Alguns alunos relatam e reconhecem que a escola é uma escola boa e que é bastante procurada na região.

3 – RELAÇÃO SÓCIO-CULTURAIS:

3.1 – Segundo informações de alguns funcionários da limpeza e professores a escola é uma instituição bastante harmônica, as relações pedagógicas são satisfatórias, com pouco índice de conflito entre professor- aluno e  aluno- aluno. Pelo pouco tempo de convívio junto aos alunos e professor em sala de aula pude perceber a existência desta relação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com