TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio não informal

Por:   •  3/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

BIANCA FIORI AGOSTINI - RU: 832730

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

 CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

APUCARANA

2015

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

BIANCA FIORI AGOSTINI - RU: 832730

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio na disciplina no modulo de Gestão Educacional, à Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutora local: Mirene Fátima da Costa Dias

Centro Associado: Apucarana

                                                                           

APUCARANA

2015

1. INTRODUÇÃO

O presente Relatório de Estágio Contextos e Espaços Educativos é um narro das atividades ampliadas durante o período em que permaneci em campo a fim de observar como funciona um espaço de educação não formal. Observei como são desenvolvidas suas referentes atividades, seu projeto político pedagógico, o corpo de profissionais envolvidos no programa, como os alunos se vêem e são visto neste contexto e qual a visão de mundo, de sociedade e de sujeito da instituição.

O Relatório de Estagio em questão foi desenvolvido no período de 17 agosto á 02 de outubro de 2015 em uma entidade pública Biblioteca municipal Maria Balsanuff de Oliveira.

 Este estágio foi realizado por nós estudantes do curso de Pedagogia da UNINTER Faculdade Internacional de Curitiba na cidade de Kaloré-PR.

O Estágio Contextos e Espaços Educativos têm como objetivo oportunizar a nos futuras pedagogas a vivenciarmos a realidade dos espaços educativos não formais, seus objetivos, especificidades e funcionalidades. O presente relatório tem por finalidade apresentar as observações feitas por nós estagiárias no período em que estivemos estagiando.

Realizar este estágio foi de fundamental importância para mim enquanto futura pedagoga, pois este nos proporcionou a vivencia da teoria que estudei durante essa UTA Gestão Educacional permitindo a mim estudante a perceber este universo, observando como ocorre a prática pedagógica, as particularidades dessa modalidade conhecendo as especificidades do trabalho pedagógico nos Contextos e Espaços Educativos.

Para desenvolver o Estágio de Contextos e Espaços Educativos adotei como metodologia a Pesquisa através de observação dos espaços, a apresentação na instituição, à participação nas atividades ministradas; a observação e anotações dos acontecimentos; as entrevistas com os profissionais da Instituição pesquisada.

Neste relatório apresentarei os itens que nortearam o nosso trabalho tais como: Identificação do Espaço Educativo não Formal; Concepção Pedagógica do Espaço Educativo Não Formal; Descrição e Analise Reflexiva das Atividades de Estagio.

E por fim elaborei um Plano de Estágio voltado à prática docente nos contextos e Espaços Educativos não formais.

2. IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FOMAL ESTAGIADO

2.1. Localização do Espaço

A Biblioteca Municipal Maria Balsanuff de Oliveira está situada na Rua Professor Irineu Citino, bairro Centro, CEP 86920-000 na cidade de Kaloré no estado do Paraná.

 2.2. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A Biblioteca Municipal de Kaloré funciona das 08h00 min as 17h00 min de segunda a sexta- feira.

 2.3. Níveis de atendimento

O Público alvo da Instituição estagiada são todos os níveis de crianças, adolescentes e adultos.

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL

A Biblioteca Municipal Maria Balsanuff de Oliveira tem por missão a abertura para todas as fases de idade em um mundo de leitura, tendo assim por concepção de homem o sujeito que deve ter a oportunidade de ser critico, construindo seu ponto de vista através da leitura.

4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

A Biblioteca Municipal de Kaloré está situado na rua Professor Irineu Citino no bairro Centro da cidade de Kalore-pr. O estágio ocorreu no período de 17 de agosto a 02 de outubro de 2015 no turno vespertino das 13h00minh ás 17h00minh. As observações foram realizadas durante a ministração das atividades e na visita as dependências da instituição. O profissional responsável pelo processo pedagógico da instituição é graduada em pedagogia em processo de pós-graduação na área. No contexto educativo da instituição são desenvolvidas atividades teóricas aulas expositivas, pesquisas, palestras aulas vídeos, passeios culturais, trabalhos em grupos dentre outros.

As atividades ocorreram na sala de aula localizada na instituição em ambientes culturais da cidade (Praça). Estes ambientes tinham tamanhos e estrutura adequada do número de participantes. As principais características do contexto estudado considerando os aspectos de condições estruturais do prédio são boas, com iluminação adequada boa ventilação, condições de higiene perfeita, decoração simples; os recursos tecnológicos do espaço são computadores, duas TVS e um DVD. A distribuição dos participantes as condições da estrutura da instituição com móveis conservados e bem distribuídos o local também conta com boa acústica. O aspecto relevante que podem contribuir com atividades pedagógicas dos participantes quanto à estrutura física do espaço observado é o fato da instituição conta com um ótimo espaço de lazer com área verde que podem ser explorado com atividades teatrais e de simulação tais como precisamos no nosso período de observação.

A instituição conta diariamente com um número de mais ou menos 15 a 20 alunos ao dia sempre a maioria do sexo masculino.

 Em relação ás atividades desenvolvidas no programa de aprendizagem promovidas pela instituição estas são bem aceitas pelos jovens; demonstradas de acordo com o nível de interesse destes e da atenção dada às atividades, adotando uma postura de disciplina no que diz respeito às normas a interação entre os alunos é de boa qualidade, como também com a interação com o professor, observei a utilização da linguagem padrão, com qualidade na transmissão de ideia tais comunicações ocorrem com freqüência entre o professor e os jovens no ambiente de aprendizagem. Com relação ao perfil emocional dos alunos, vale ressaltar que estes são extrovertidos, mas mesmo estes demonstram animações nas atividades embora seja notória a insegurança de alguns com relação aos conteúdos trabalhados nas aulas. Alguns jovens mostram independência na movimentação no espaço educativo, alguns são apáticos outros demonstram coragem e alegria afabilidade, ou seja, no geral os jovens demonstram estarem conscientes do processo do qual estão inseridos e a importância que este terá na sua formação profissional. Os jovens interagem positivamente entre si procurando ajudarem-se mutuamente demonstrando espírito de equipe, embora tenha alguns alunos que são mais reservados, mais mesmo estes demonstraram interesse e espírito de equipe, os grupos são unidos demonstram essa união principalmente no período em que estão trabalhando em grupo, ou durante os quinze minutos de intervalo que os jovens têm no período de cada aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com