TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos de planos de aula

Por:   •  20/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

No dia 25/10 aplicou-se o plano de aula abordando o conteúdo frações unitárias que diz respeito à disciplina de matemática, cujo objetivo era reconhecer as frações unitárias mais usuais 1/2, 1/3, 1/4 e 1/5 como unidades de medida menores do que uma unidade.

A professora em conversa descontraída com alunos explicou o que é fração e onde ela é aplicada, após pediu todos para sentarem em circulo, entregou lhes balões coloridos e prosseguiu a aula fazendo perguntas referente ao assunto trabalhado por exemplo: Quantos balões temos ao todo na sala? Que fração representa os balões azuis? Que fração representa os balões vermelhos? Qual cor possui a maior fração? E a menor fração? Que fração representa os balões amarelos? E assim, após eles reconhecerem as frações unitárias, colocou a mesa no centro do circulo com um bolo e os alunos fizeram as divisões através da orientação da professora, estimulando os com as seguintes questões: vamos dividir o bolo em duas partes. Que fração teremos? E assim por diante desenvolveu a aula de forma descontraida não perdendo o foco do objetivo. Os alunos são participativos, e atividade com bolo foi bem divertida eram feitas as correções de uma forma discreta incentivando as crianças a continuarem, pois poderiam descobrir novas frações e assim motivados ele fizeram a atividade xerocopiada e foram premiados com um pedaço de bolo onde todos puderam saborear juntos.

“a motivação é um conjunto de variáveis que ativam a conduta e a orientam em determinado sentido para poder alcançar um objetivo. (...) Estudar a motivação consiste em analisar os fatores que fazem as pessoas apreenderem determinadas ações dirigidas a alcançar objetivos.” (TAPIA; FITA, 2004, p.77 apud RIBEIRO, 2008, p.50).

Durante o estágio em sala de aula percebeu-se a curiosidade, medo e a surpresa das crianças em relação à presença da estagiaria, depois de conversa informal, aos poucos foi conseguindo criar laços afetivos com os alunos, fato este muito importante para boa qualidade do estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com