TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Adaptado Pedagogia Gestão

Por:   •  4/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.611 Palavras (11 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        REGIMENTO ESCOLAR        7

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        9

4        PLANO DE AÇÃO        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

INTRODUÇÃO

Este relatório de Estágio Curricular Obrigatório em Gestão Escolar e Espaços não Escolares se refere a questões embasadas em estudos de vídeos, pesquisas e textos que apresentam a importância do exercício da Pedagogia em diversas posições e como a gestão escolar é importante na formação do pedagogo, uma vez que possibilita o mesmo a ter uma rica visão da estrutura pedagógica, administrativa e do sistema educacional aplicada na escola.

A educação escolar é claramente imprescindível para a cidadania, por tanto, nota-se a importância da frequência do aluno na escola. Todo direito deve ser amparado por lei, e o Estado tem como seu dever estimular e preservar o acesso dos alunos a escola. O dever da Gestão Escolar é dispor de estratégias e meios necessários que ofereçam sucesso no processo da instituição, além de oferecer diferentes dimensões das habilidades, talentos e competências educacionais, para constante aperfeiçoamento do ensino ali oferecido. A gestão escolar utiliza de seis pilares fundamentais para obter um bom funcionamento: gestão pedagógica, administrativa, financeira, gestão de recursos humanos, gestão de comunicação e gestão de tempo e eficiência dos processos. Contudo, neste trabalho, duas gestões que são consideradas mais importantes: a gestão pedagógica e a gestão administrativa serão exprimidas.

Além disso, a atuação do pedagogo em espaços não escolares, uma vez que quando falamos em pedagogia pensamos em um professor em sala de aula, esquecendo que o pedagogo tem diversas áreas de atuação, dentro e fora do ambiente escolar.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O processo de educação do homem foi, sem sombra de dúvidas, essencial para a evolução da sociedade como um todo. Com inicio da pedagogia na Grécia Antiga e em Roma, momento em que as respostas religiosas já não eram mais suficientes. A pedagogia era limitada apenas ao papel de passar conhecimento. Anos depois, foi se desenvolvendo por meio de muitos estudos e observações e atualmente é possível conduzir e mediar práticas educativas e conhecimentos em ambientes variados.

No período da Idade Média, o espiritualismo e o intelectualismo grego estavam sempre em conflito, as ideologias da fé se sobressaiam as da razão. Na Idade Moderna, no período das grandes navegações, quando o Brasil foi descoberto e colonizado, junto vieram os jesuítas, os professores daquela época. Que foram expulsos em 1759, e a partir daí iniciaram as grandes mudanças para a educação, para o ensino e formação dos professores. Esse período foi nomeado como Reforma Pombalina, que se deu pela substituição das ideias religiosas pelas laicas, racionais, assim tornando o Estado responsável pela educação.

Outros dois marcos históricos para a educação brasileira foi a criação da Associação Brasileira de Educação no ano de 1924 e a do Ministério da Educação e da Saúde no ano de 1930. No entanto, apenas em 1939 surgiu o primeiro curso de pedagogia no Brasil, abordando a educação de crianças nas séries iniciais e gestão educacional. O curso de pedagogia obteve espaços de atuação após a lei 5.540 ser aprovada em 1968.

Devido aos processos históricos vividos no pais a pedagogia sofreu  mudanças e adaptações, com isso o campo de atuação do pedagogo se expandiu. Hoje a pedagogia transparece um conjunto de princípios, métodos, técnicas e ferramentas de educação e de ensino. Além da prática docente em sala de aula, o pedagogo pode atuar na gestão escolar, na orientação, coordenação ou supervisão escolar, por exemplo.

Porém, o pedagogo não se limita ao ambiente escolar, o curso de pedagogia prepara o profissional também para ambientes não escolares, permitindo que o mesmo exerça a função de mediador e articulador no processo de aprendizagem. O surgimento de espaços não formais abriu portas expandindo para o pedagogo um amplo campo de atuação nos últimos anos.

“Do estudo desenvolvido, identificamos indicadores para o perfil do pedagogo para atuação em espaços não escolares... flexibilidade em suas ações, conhecimento e experiências relativos a gestão participativa, competência e habilidade na busca de soluções para os impasses enfrentados, com compreensão do processo histórico, social, administrativo  e operacional em que está inserido; comprometimento e envolvimento com o trabalho, ter preparo para administrar conflitos; zelar pelo bom relacionamento interpessoal; gostar de trabalhar com pessoas; comunicação eficaz; conhecimento de princípios de educação popular; ter competência e habilidade para planejar, organizar, liderar, monitorar, empreender.” (CERONI, 2005, apud MATOS, 2020, não paginado).

Vale ressaltar que a atuação do pedagogo em todos os ambientes não se limita apenas as técnicas escolares aprendidas no curso de pedagogia. O profissional se manter aberto e sempre trocar experiências e reciclar seus conhecimentos para manter-se atualizado e assim apto para exercer sua função.

Construções civis, ONG’s, instituições, órgãos municipais e estaduais, hotéis, empresas, hospitais, escolas, entre outras, são algumas das áreas onde o pedagogo pode escolher atuar. Vemos que o trabalho do pedagogo vai muito além do campo de ação escolar podendo notar a necessidade de praticar ações educativas em diversos espaços, pois todo ambiente pode oferecer algo para ensinar e aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com