TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Atividade Dimensão Prática Situação Didática

Por:   •  5/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Atividade Dimensão Prática

Situação Didática 03

1. IDENTIFICAÇÃO

ESTUDANTE

(Digitar nome completo, sem abreviações).

Renata Jesus dos santos

NÚMERO DE MATRICULA

(Digitar o número de matrícula na UNIJORGE)

183004071

Unidade (Polo): Comércio

Período de realização da atividade prática: 2020.2

2. PROJETO OU PROPOSTA DIDÁTICA:

1. Tema ou assunto: Projeto leiturinha

2. Ano Escolar: A proposta deste projeto é indicada para crianças das fases iniciais na escola dentre 3 a 5 anos.

3.Duração (em horas):

Uma hora.

4. Justificativa: O projeto Leiturinha foi elaborado e escolhido a partir de uma problematização identificada nas escolas, mas também pelo efeito benéfico o qual este projeto tem na vida das crianças em seus primeiros anos escolares. A dificuldade da leitura nos anos iniciais das crianças na escola é algo a ser considerado, já que temos que avaliar os métodos que serão utilizados para introduzir leituras na rotina das crianças e tornar esta atividade dinâmica e prazerosa para os pequenos. E a contação de história é uma proposta de grande valia, a mesma estimula a imaginação, a construção da subjetividade e do eu social da criança, dando iniciação ao processo de leitura nos anos iniciais. Este projeto tem a missão social de levar alegria, educação e imaginação às escolas contribuindo em uma esfera da educação que é de suma, a leitura.

5. Competências:

- Contribuir com a construção do eu social das crianças

- Gerenciar e dar um norte de que modo a leitura deve ser inserida nas fases iniciais da escola

- Contribuir com a construção da subjetividade das crianças

- Estabelecer a diferença entre o mundo real e a imaginação

-Tornar dinâmico uma tarefa que parece ser tão difícil que é a introdução da leitura

-Trabalhar a atenção e percepção dos alunos

6. Objetivos de aprendizagem:

   Objetivo geral: Sabemos que o professor tem parte importantíssima no desenvolvimento das crianças, contribuindo com o estimulo da sua imaginação e interesse pela leitura. Deste modo, utilizaremos a contação de história como uma ferramenta de contribuição, para desenvolver esses objetivos, e também a utilizar para contribuir com a formação do eu social e da subjetividade das crianças e estes são alguns dos objetivos do projeto Leiturinha.

   Objetivos específicos: Através do projeto Leiturinha foram estabelecidos objetivos de acordo com as necessidades das crianças e das suas fases interessar por esta ação e deste modo, influenciar os professores, familiares a adotarem esta ferramenta como parte de um processo de aprendizagem deles. Também temos como metas estabelecidas aguçar a imaginação e criatividade das crianças, utilizar a contação de história como uma forma de entretenimento com conteúdo e benefícios para os pequenos, fazer com que eles interajam com o mundo real e sua imaginação,  e especificamente a história que iremos abordar, foi escolhida pela mensagem que é transmitida para as crianças, de que elas não devem desistir mas persistir, criar estratégias e vencer no final.na escola. Sendo assim, o projeto foi desenvolvido para variadas escolas auxiliando no estimulo pela contação de história na fase infantil, ajudando as crianças a se

7. Proposta da atividade:

   O Projeto leiturinha foi desenvolvido para estimular e atender crianças na fase da educação infantil entre 4 á 5 anos dentro das suas necessidades e imaginação.

História selecionada: A história selecionada para este projeto foi a fábula: A coruja que queria aproveitar o dia, que conta a história da corujinha Marta, que sonhava em ficar acordada durante o dia para aproveitar a luz do sol, usar óculos escuros, brincar com os amigos de outras espécies, era um grande sonho que mudou a sua vida.

   O projeto tem como metas essenciais levar para variadas escolas e crianças a contação de história como uma forma de aprendizagem, estimulo e interação. Deste modo, a equipe do Leiturinha, levará 90 escolas de ensino infantil ao deslumbre de participar do projeto que será feito da seguinte forma: Levaremos exemplares dos livros “A coruja que queria aproveitar o dia” para as escolas parceira, através de uma roda de conversa falaremos aos pequenos a importância da contação de história e em seguida iniciaremos a leitura para eles de uma forma dinâmica e sempre dando espaço para que eles interajam, perguntem, questionem, pois deste modo ela irão trabalhar a sua imaginação e subjetividade. Após a contação de história distribuiremos para os pequenos exemplares do livro, para que eles levem para suas casas, contém o que aconteceu na escola e estimulem os seus familiares a praticar tal ação.

 Os recursos utilizados serão os exemplares que iremos levar as escolas e posteriormente a contação, serão distribuídos.

  A prática da contação de história deve ser efetivada pelos professores, que também fazem parte do papel de levar a literatura até as crianças de uma forma lúdica e dinâmica deste modo, estabelecendo um laço mais afetivo entre o imaginário e o real no âmbito educacional dos pequenos. Trago aqui a minha gratidão como discente por compreender e já está efetivando esta prática que mudou a minha visão e a visão dos pequenos que eu ensino.

8. Critérios de Avaliação:

   Sabemos que a avaliação nesta fase é contínua, mas, neste projeto a avaliação será realizada através da interação dos alunos com a história e colegas no momento da contação de história, também serão feitas perguntas sobre a história e a moral da mesma, desta forma, percebendo de que modo aquela ação contribui com a aprendizagem da criança e seus estímulos.

9. Bibliografia e materiais de apoio:

Sites: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/a-importancia-dos-livros-e-da-leitura-na-educacao-infantil

https://leiturinha.com.br/blog/qual-importancia-da-leitura-na-educacao-infantil/ 

  1. Texto: SHEFALI KAUSHIK , 2013, A coruja que queria aproveitar o dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com