TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Curricular Obrigatório Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Por:   •  10/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TALINE OLIVEIRA DOS SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Vitória da Conquista- 2021

TALINE OLIVEIRA DOS SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório apresentado á Universidade Norte do Paraná como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio curricular obrigatório II: Anos Iniciais do ensino fundamental , ministrada pela professora: Natália Gomes dos Santos do curso de Pedagogia.

Vitória da Conquista-2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        9

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        11

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

6        PLANOS DE AULA        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

7.  REFERÊNCIAS        1

8

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo a análise do ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Veremos a seguir a importância do PPP nas escolas, no qual cada escola adota suas normas e objetivos particulares e utilizam das competências da BNCC, a fim de unificar seu currículo de acordo com outras escolas.

Analisaremos quais os principais desafios da atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ainda analisaremos de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do PPP.

Veremos a importancia das escolas trabalharem com os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) no currículo.

Por fim veremos exemplos de metodologias ativas para melhorar a eficiência na  hora da construção dos planos de aula para garantir sucesso no processo de ensino e aprendizagem.

 1 - LEITURAS OBRIGATÓRIA

A interdisciplinaridade tem como conceito o que é comum a duas ou mais disciplinas, é uma proposta onde a forma de pensar leva em consideração a construção do conhecimento pelo aluno.

Dois temas recebem grande relevância quando se fala da interdisciplinaridade, o tema epistemológico, que vem abordar a ciência e os seus paradigmas e o pedagógico , que se baseia na questão curricular de ensino e aprendizagem na escola.

Michael Gibbons e outros (1997) mostra que na literatura existe pelo menos uma posição de consenso sobre a finalidade da interdisciplinaridade, onde ela busca responder á necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento. Falando de um movimento que caminha para novas formas de organização do conhecimento.

A interdisciplinaridade vem nos mostrar que apesar de conseguir delimitar o problema a ser estudado não se pode deixar de lado  as varias  determicações e mediações históricas.

Com a visão interdisciplinar sobre a realidade, podemos entender melhor a relação entre o todo e as partes, assim cada vez mais a interdisciplinaridade passa a ser discutida em vários lugares e tomando uma grande relevância na educação, assim levando a interdiscipinaridade a ter mais ênfase no campo da ciências humanas e sociais.

Com o maior foco sendo levado para a humanidade a interdisciplinaridade passou a ser olhada por todas as correntes de pensamentos, levando estas a buscarem um olhar mais humano para as ciências.

Após o lançamento da obra de Georges Gusdorf a interdisciplinaridade deixou de ter o seu olhar voltado para o lado humanista e passou a ser abordada de forma mais científica, com discussões nas ciências humanas  e educação.

Segundo Leis (2005, p.7), ” a tarefa de buscar definições finais para a interdisciplinaridade não seria algo propriamente interdisciplinar, senão disciplinar”.

Para o autor não se deve buscar definição para este conceito, pois não há possibilidade de se definir de uma única forma independente das diferentes definições de cada autor, não se deve pensar na interdisciplinaridade de forma fragmentada do conhecimento.

A interdisciplinaridade busca a formação do homem, a formação do homem inserido em sua realidade e o homem como agente das mudanças do mundo.

Como a interdisciplinaridade se caracteriza pelas trocas entre os estudadores, as disciplinas devem cada vez mais implementar uma a outra buscando sempre caminhar no sentido da intensificação do diálogo e das trocas entre os diferentes campos do saber.

A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento global, rompendo os limites das disciplinas, sendo necessário que o professor assuma uma postura endógena, fazendo o uso adequado das metodologias didáticas possibilitando aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade dentro do aspecto histórico-crítico.

2-  PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

  1.  O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O Projeto Político pedagógico de uma escola é importante em vários aspectos, pois toda escola tem suas metas e seus objetivos. O PPP é elaborado reunindo as propostas e os projetos para determinada escola, focando no processo de ensino e aprendizagem para todos os cidadãos. O Projeto Político Pedagógico não é somente uma formalidade, mas sim um projeto elaborado visando a melhoria e a eficiência no ambiente escolar, não somente para os alunos mas também para todos os membros presente na escola, por conta, deve ser elaborado de maneira democrática com a participação de representantes de toda equipe escolar, incluindo pais e membros da sociedade. O PPP também fornece a identidade, características e metodologias próprias da instituição de ensino escolar, visando o crescimento e desenvolvimento do aluno, da instituição e da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (213.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com