TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental

Por:   •  16/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 13

  1. DADOS DO ESTUDANTE/CURSO

Curso: Pedagogia

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Nome: Aline Mariano

RGM: Aline Mariano

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental

Ano/semestre de realização do estágio: 2023/1°

Quantidade de horas realizadas: 103 horas

  1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola: E.E. Prof Kimako Kamada Kinoshita

Endereço/ região da cidade em que se situa: Av. Francisco Tranchesi, 520, Jardim Nossa Senhora Carmo, São Paulo (SP), CEP 08.270-460, telefone (11) 25244256

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: Leste 4

Ano e   nível escolar observado: 1° a 5° anos do Ensino Fundamental

A E. E. Professora Kimako Kamada Kinoshita é uma escola pública em São Paulo/SP, no Jardim Nossa Senhora do Carmo. Oferece educação especial, ensino fundamental dos anos iniciais (1ᵒ ao 5ᵒ ano). No estabelecimento público estadual, possui aparelho dvd, cozinha, impressora, internet, laboratório de informática, parabólica, quadra de esportes e pátio cobertos, retroprojetor e projetor, sala da diretoria, sala de professores, 11 salas de aula, sendo 22 turmas com 29 professore e 6 funcionários. Possui sanitário com acessibilidade. A escola conta com 627 alunos. No primeiro ano com 4 turmas, tem 124 alunos à tarde; no segundo ano com 6 turmas, tem 156 alunos; no terceiro ano com 5 turmas, tem 136 alunos de manhã e à tarde; no quarto ano com 4 turmas, tem 112 alunos de manhã; no quinto ano com 3 turmas, tem 90 alunos de manhã. O Código do INEP é 35909087. A escola possui avaliações de pais e alunos e nota média de 4,3 e a nota máxima é 5. A escola tem Grêmio Estudantil. Já foram feitos sobre Projetos etnia e raça, economia de água, boa leitura, entre outros. A escola causa boa impressão, pois é limpa, bem arejada, utiliza-se recursos lúdicos para tornar o ambiente mais atrativo aos alunos de 6 a 11 anos.

  1. INTRODUÇÃO

A E. E. Professora Kimako Kamada Kinoshita é pública estadual de SãoPaulo. Como se sabe a exigência de estágio, deve-se ao aprimoramento do aluno em relação ao seu aprendizado durante o curso. Observa-se na prática todo o ensino vivenciado na teoria, por isso o rigor do instrumento de análise. O curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Braz Cubas, campus Itaquera 2, tem sua preocupação maior com a formação docente, já que pode-se averiguar na prática a realidade educativa em ambiente escolar. O estágio teve uma carga horária de 100 horas com a autorização da gestora Patrícia Garcia de Araújo que é a responsável legal pelo estabelecimento de ensino.

        A escola tem água filtrada, água da rede pública, energia e esgoto da rede pública, lixo destinado à coleta periódica, acesso à internet, banda larga. Possui 11 salas de aulas, 6 funcionários e 21 professores, sala de diretoria, sala de professores, cozinha, banheiro dentro do prédio, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, jardim interno e externo, secretaria, sala de leitura, galpão e refeitório. Apresentando televisores, dvd, copiadora, retroprojetor, impressora, aparelho de som, projetor multimídia (datashow), câmera fotográfica/filmadora, computadores. A escola procura trabalhar usando recursos lúdicos para atrair e incentivar os alunos, respeitando sempre a faixa etária. A ludicidade é autêntica no espaço escolar, pois logo se percebe a preocupação de todos os envolvidos com a educação em deixar a escola aconchegante e acolhedora.

        Cumpri minhas 100 horas de estágio, com a professora Eugênia que é regente do 1°E, no horário de das 13:40 às 18:00 horas, começando no dia 13/04/2023 e terminando dia 12/05/2023.

  1. PERFIL DOS PROFESSORES

A professora com quem estagiei é licenciada em seu respectivo campo de atuação.  A gestora escolar Patrícia e a coordenadora pedagógica Mônica são bastante atenciosas e foram muito receptivas comigo, ela me apresentaram ao corpo docente na sala dos professores e especialmente à professora Eugênia que ministra aula no 1° ano E. Antes de entrarmos para sala de aula, ela me disse que usa o método fônico, informando que possui 2 alunos alfabéticos e 6 alunos silábicos, dentro de um enquadramento de 32 alunos, porém frequentes são apenas 28 alunos. Ela foi bastante cordial em esclarecer que o método fônico, conhecido também como método fonético, é uma abordagem de ensino da leitura e escrita que focaliza os sons correspondentes aos diferentes símbolos do alfabeto. Tudo começa com as vogais por e progride gradualmente para as letras mais complexas, como as consoantes. Esse método utiliza os sons das letras para formar sílabas e palavras. A professora Eugênia me passou muita segurança no modo como trabalha, ela é   tranquila ao lidar diretamente com os alunos e dá atenção a todos igualmente. Ela não é nova de idade, como se fosse recém-formada no curso de Pedagogia, no entanto, ela é bastante dinâmica e criativa em suas aulas.

  1. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Constatei que o ato de brincar e a brincadeira são práticas educativas que podem se explorar questões coletivas e individuais. Não se aprende quando o professor determina, cada aluno tem seu ritmo e sua história de vida. Essa significação lúdica como bem orientada pelo professor, pode render ótimos resultados no ensino de matemática, língua portuguesa, ciência, artes e história, já que envolve o crescimento das habilidades de raciocínio, concentração, resolução de problemas. Nesse sentido, pode-se perceber o quanto o professor deve estar envolvido com a prática pedagógica, para que o aluno possa absorver também o mesmo entusiasmo em participar das atividades. O professor foi a todo momento um incentivador do crescimento do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (205.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com