TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final de Estágio Ensino Fundamental-Pedagogia

Por:   •  28/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  5.191 Palavras (21 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

_________________________________________________

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º Flex e 7º SEMESTRE

WAGNO DA SILVA CATONHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Garanhuns

2017

WAGNO DA SILVA CATONHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Il – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Regina Maria Rodrigues

Tutor de sala: Gabriela Roberta Araujo Morgado Gomes

Garanhuns

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        06

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                09

4.2 Dados Gerais do Projeto        09

4.3 Referencial Teórico        10

4.4 Planos de Aula da Intervenção        12

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        18

MOSTRA DE ESTÁGIO NO FÓRUM DA DISCIPLINA        19

REFERÊNCIAS        20

1 INTRODUÇÃO

                      O estágio se tornou um processo de aprendizagem indispensável para qualquer profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação. Nele está a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade do dia-a-dia, no campo que o acadêmico escolheu para exercer e entender a realidade que se vive e que irá trabalhar podendo aprofundar seus conhecimentos. Para mim foi uma excelente experiência onde pude relacionar os conhecimentos que adiquirir na universidade; com a realidade na sala de aula, onde presenciei o cotidiano da turma, observando e projetando em que poderia basear meu projeto de intervenção, após o período de observação resolvi abordar o tema preservação do meio ambiente na turma do quinto ano da educação infantil.  Baseado neste contexto, meu trabalho educativo - preventivo foi realizado dentro da instituição de ensino infantil buscando transmitir informações e motivar as crianças a cuidarem do meio ambiente.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

                       O estágio é um momento indispensável para a formação profissional do aluno. É nesse momento que o futuro profissional, tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade no qual fará parti, além de concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes, assim o aluno tem a oportunidade de desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação, possibilita a construção autônoma do conhecimento cientifico, através da vivencia de exemplos práticos para discussões acadêmicas.

 Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia" (PIMENTA E LIMA, 2004), tronando-se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua função como educador. 

                       No estágio, o profissional em formação tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional e da comunidade. Além da possibilidade de confirmar sua escolha de formação profissional, o estágio também pode servir para que você mude de profissão ou entenda melhor todas as áreas em que poderá atuar na carreira. Ele serve como uma confirmação das suas escolhas e, se bem-sucedido, pode motivar você ainda mais a alcançar seus objetivos profissionais. Ele é diferente de um emprego tradicional, pois traz para os estudantes o conhecimento, competências e experiências práticas daquilo que estudam teoricamente na faculdade. O objetivo do estágio é proporcionar momentos de interação, trabalhando as relações entre sujeitos e instituições, além do contato com o campo de atuação profissional, articulação dos conhecimentos adquiridos no curso com a realidade, e a oportunidade de assimilar experiência, planejamento e desenvolvimento das atividades necessárias, contribuindo para a construção da identidade docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (392.5 Kb)   docx (304.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com