TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Parcial Projeto Integrador

Por:   •  22/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Elaine Cristina Da Silva - 1903030

Larissa De Campos Guilger - 1905426

Lucimara Fernanda Martins Franco - 1906342

Reinaldo Alessandro De Queiroz - 1902747

Vinicius Tarcisio Ferreira - 1905645

Lúdico, a aprendizagem com jogos e brincadeira na primeira infância. Divertindo e aprendendo.  

Iperó - SP

2021

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Lúdico, a aprendizagem com jogos e brincadeira na primeira infância. Divertindo e aprendendo.

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador III para o curso de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

Iperó - SP

2021

SILVA, Elaine Cristina da; GUILGER, Larissa de Campos; FRANCO, Lucimara Fernanda Martins; QUEIROZ, Reinaldo Alessandro de; FERREIRA,Vinicius Tarcisio. Lúdico, a aprendizagem com jogos e brincadeira na primeira infância. Divertindo e aprendendo. 12 f. Relatório Técnico-Científico. Pedagogia/Letras – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor:  Polo Iperó,  2021.

RESUMO

        A ludicidade vem do termo lúdico, que está relacionado a jogo ou a brinquedo. Dessa forma, atividades lúdicas normalmente passam por estratégias que utilizam esses instrumentos, sejam brincadeiras em roda, com dança, no parquinho, jogos de tabuleiro, jogos de palavras, gincanas, entre outros.  No entanto, será que as práticas pedagógicas utilizadas pelos educadores têm implementado a ludicidade como ferramenta para auxiliar os estudantes que possuem alguma dificuldade de aprendizagem? Diante deste contexto, objetivamos proporcionar a aprendizagem em um ambiente lúdico visando um maior desenvolvimento intelectual dos estudantes com dificuldades de aprendizagem. Para isso analisaremos de qual forma os educadores tem inserido a ludicidade em suas aulas e em um segundo momento, buscaremos informações a cerca de como esta prática tem auxiliado no aprendizado dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem.  

PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil; Lúdico; Jogos; Brincadeiras; Dificuldade de aprendizagem.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................... 5
  2. DESENVOLVIMENTO................................................................................. 6

2.1. Problema e objetivos....................................................................... 6 

2.1.1. Problema..........................................................................................6

2.1.2. Objetivos..........................................................................................6 

2.2. Justificativa....................................................................................... 7

2.3. Fundamentação teórica.....................................................................7

              2.3.1. A importância da implementação da aprendizagem lúdica como ferramenta educacional.  .......................................  ................................................ 7

              2.4. Aplicação das disciplinas estudadas no Projeto Integrador......... 8

              2.5. Metodologia........................................................................................9

              2.6. Plano de aula......................................................................................10 REFERÊNCIAS...................................................................................................  12

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O lúdico é uma estratégia insubstituível como material pedagógico para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades infantis, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais.

        Ludicidade vem do termo lúdico, que está relacionado a jogo ou a brinquedo. Dessa forma, atividades lúdicas normalmente passam por estratégias que utilizam esses instrumentos, sejam brincadeiras em roda, com dança, no parquinho, jogos de tabuleiro, jogos de palavras, gincanas, entre outros.

 

        Para Vygotsky, a brincadeira pode ter papel fundamental no desenvolvimento da criança. Seguindo a ideia de que o aprendizado se dá por interações, o jogo lúdico e o jogo de papéis, como brincar de “mamãe e filhinha” permite que haja uma atuação na zona de desenvolvimento proximal do indivíduo, ou seja, criam-se condições para que determinados conhecimentos e/ou valores sejam consolidados ao exercitar no plano imaginativo capacidades de imaginar situações, representar papéis, seguir regras de conduta de sua cultura (só a mamãe que pode colocar a filhinha de castigo), etc.

 

        Assim, a criança se projeta no mundo dos adultos, ensaiando atividades, comportamentos e hábitos nos quais ainda não está preparada para tal, mas que na brincadeira permite com que sejam criados processos de desenvolvimento, internalizando o real e promovendo o desenvolvimento cognitivo.

        Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".

        Assim, para Vygotsky nenhuma brincadeira lúdica é livre de organização ou mesmo realizada por qualquer motivo, elas não estão ligadas somente ao prazer que proporcionam. Ao estabelecer relações entre o real e o faz de conta, a criança acaba desenvolvendo a criatividade.  

2. DESENVOLVIMENTO  

2.1. Problema e objetivos  

2.1.1. Problema

O lúdico promove na educação infantil uma prática educacional de conhecimento de mundo, oralidade, pensamento e sentido, podendo contribuir para auxiliar nas praticas pedagógicas visando um melhor aproveitamento no que tange a adequação metodológica dos estudantes com dificuldades de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com