TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre A Dimensão Prática Do Curso

Por:   •  17/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.943 Palavras (12 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:Refl) ATIVIDADE

1: POSTAGEM 1

RELATÓRIO SOBRE A DIMENSÃO PRÁTICA DO CURSO)

ADAILTON PALHETA DE LIMA   RA: 1779493

Breves – Pará

Polo Breves

AVALIAÇÃO CRÍTICA DE AULA

Aula 01

Disciplina: Língua Portuguesa

Tema da aula: concepção de textos artístico-literários

Nível de Ensino/ Turma/ Série: 2º ano A

1. Os objetivos da aula ficaram claros? Comente.

        O docente ao entrar na sala de aula, cumprimentou a turma de explicou os objetivos da aula, tirando as dúvidas e questionando os alunos sobre o que iriam desenvolver na aprendizagem. Nesse sentido, podemos dizer que foram esclarecidos os objetivos.

2. Qual o tipo da aula ministrada (expositiva clássica, expositiva dialogada, prática, laboratório, videoaula)? Explique como foi o desenvolvimento da aula.

        A aula foi expositiva, e dialogada, pois com uso de uma apostila, com diversos textos literários, o docente realizava a leitura e estimulava os alunos a debaterem, com inferências sobre a própria realidade dos alunos. Em alguns momentos, quando os alunos realizavam uma leitura gaguejada, motivava-os a lerem mais livros, assim como treinar em frente o espelho, falando consigo, para melhorar a dicção, postura e oralidade.

        Após cada trecho lido, era levantada discussão acerca do tema e do gênero estudado. Após este momento, realizaram uma atividade de produção textual, com um tema definido pelo professor, em seguida alguns alunos explicaram suas produções. Digo alguns, pois o horário não foi suficiente para que toda a turma participasse.

3. Os estudantes mostraram-se interessados? Como isso ficou evidenciado?

Caso tenha utilizado uma aula da Unip EaD para realizar esta atividade, comente se a aula despertou seu interesse e por quê.

        Os alunos, apesar de tumultuosos, demonstraram interesse e participavam. Isso se evidenciou, pela disponibilidade em participar da leitura, das discussões, assim como para apresentar a produção textual. Foi uma aula bem atrativa, pelo domínio de classe do docente, sem gritar, estressar ou precisar chamar a atenção dos alunos. Foi uma aula leve, bem planejada em todos os momentos, de modo que os alunos, mesmo se tratando de adolescentes, demonstraram gostar tanto do pro0fessor, quanto da aula. Logo tiramos grandes aprendizados de regência e docência com domínio de conteúdo e de classe.

4. Foram utilizados recursos audiovisuais ou outros recursos? Quais? Foram utilizados adequadamente? Justifique.

        Esta aula, não teve a utilização de recursos audiovisuais, a não ser, a fala dos alunos e professor. Assim como os textos impressos, com as literaturas que foram utilizadas. E mesmo, parecendo ser pouco recurso, para esta aula, foi suficiente, contudo, ao que foi explicado, se tratou apenas do inicio dessa aula, que continuaria em um dia próximo.

5. Avalie os aspectos da aula apresentados na tabela seguinte, assinalando com um “X”: Ruim Regular Bom Ótimo 5.1 Conhecimento/domínio do assunto pelo professor.

Ruim

Regular

Bom

Ótimo

X

X

X

X

5.2 Clareza e objetividade.

5.3 Oportunidades para participação dos estudantes.

5.4 Relacionamento com os estudantes.

5.5 Controle do uso do tempo.

6. Foi percebida a existência de um planejamento para a aula? Como isso ficou evidenciado?

        Havia um planejamento, que nem precisaria ser mostrado, pois foi explicado antes da aula, com conteúdo, objetivos e todos os tópicos de um planejamento. Mas após a aula, o professor nos disponibilizou, no qual constatamos cada passo da aula exposta.

7. Caso ache relevante, comente outras situações vivenciadas durante a aula que mereçam destaque.

        Percebi que no Ensino Médio se usa mais apostilados, como na faculdade. Segundo a diretora da escola o material é planejado para o ano todo e os alunos compram. A escola tem livros didáticos também para auxiliar o trabalho dos professores

Aula 02

Disciplina: Língua Portuguesa

Tema da aula: concepção de textos artístico-literários

Nível de Ensino/ Turma/ Série: 2º ano B

1. Os objetivos da aula ficaram claros? Comente.

        O professor utilizou a mesma metodologia da outra turma, ao entrar na sala de aula, cumprimentou a turma de explicou os objetivos da aula, tirando as dúvidas e questionando os alunos sobre o que iriam desenvolver na aprendizagem. Contudo, nessa turma, alguns alunos levaram adiante alguns questionamentos, o que não ficou claro, se realmente não entenderam, ou se queriam apenas fazer o professor perder tempo para que a aula não fosse executada. Após esse início, o professor conduziu a aula da melhor forma.

2. Qual o tipo da aula ministrada (expositiva clássica, expositiva dialogada, prática, laboratório, videoaula)? Explique como foi o desenvolvimento da aula.

        A aula, também como na outra turma, foi expositiva, e dialogada, sendo utilizada a mesma apostila da turma anterior, inclusive com mesma temática

        Em alguns momentos, quando os alunos realizavam uma leitura gaguejada, o professor sempre parava a aula, ensinava uma leitura utilizando todos as pontuações existentes, as pausas, que fazem com que a leitura seja compreendida. Também os motivava a lerem mais livros, assim como treinar em frente ao espelho, falando consigo, para melhorar a dicção, postura e oralidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com