TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

UNIDADE DE VALPARAÍSO DE GOIÁS

CURSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ESTÁGIO CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II (3º, 4º E 5º ANO) 

           

LUZIA P. RIBEIRO DE FREITAS RA: 8559932613

RELATÓRIO DE ESTAGIO

Tutor: Francicleyde Rocha        

VALPARAISO DE GOIAS

2016

LUZIA P. RIBEIRO DE FREITAS

RELATÓRIO DE EDTAGIO

Relatório de Estágio Curricular apresentado à disciplina Estágio Curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II (3º, 4º e 5º ano), como requisito para aprovação na disciplina.

Tutor (a) EaD:Francicleyde Rocha

        

VALPARAÍSO DE GOIÁS

2016

INTRODUÇÃO

O Estágio em Ensino Fundamental II foi realizado na Escola Municipal Rui Barbosa, visto que a mesma preenche as exigencias solicitadas pela Instituição de ensino Anhanguera UNIDERP. Após uma visita à escola e entrega da documentação que valida o estágio, deu-se início às atividades realizadas em campo entre os dias 02 a 13 de setembro de 2016, com observação participativa e intervenção.

Devido o estágio ter coincidido com a semana da Independência do Brasil, a escola estar trabalhando com o tema pátria e ensaiando para uma apresentação, foi solicitado pela coordenadora que observação e regência se realizassem na mesma turma, ou seja, 3º ano “C” do ensino fundamental, contendo 34 alunos incluindo um especial.

         Durante o período de observação foi possível acompanhar e participar do trabalho da professora e monitora em todas as atividades em sala. Em interaçaõ com a professora foi visto o planejamento semanal pelo qual foi possível fazer os planos de aula para a intervenção dentro do conteúdo previsto para aquela semana. Após prontos foram revisados e aprovados pela mesma. Durante o período de intervenção a professora se colocou como observadora auxiliando apenas nos momentos em que as crianças se excediam em conversas ou brincadeiras que não condiziam com o momento.

Foi compreendido que o Estágio em Pedagoiga é um momento importante e decisivo na vida do professor em formação, pois é o confronto com a realidade de sua futura porfissão, é o momento em que pode vivenciar experiencias e conhecer melhor a área que pretende atuar. Segundo Pimenta e Lima (2004), o estáigio é o eixo central na formação de professores, pois é atraves dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação e construção da identidade e dos saberes do dia a dia.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

  1. Dados da instituição na qual o estágio realizou-se

A Escola Municipal Rui Barbosa está localizada na Área Especial Rua 13 S/N no bairro Jardim Oriente em Valparaíso de Goiás – GO. A escola apresenta uma boa estrutura física, deixando a desejar apenas no espaço para as aulas de educação física, visto que ainda não tem uma quadra coberta para crianças fazerem exercícios físicos. A mesma atende nos turnos matutino e vespertino do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O espaço físico das salas de aula não são todos iguais, algumas salas são menores e se tornam quentes mesmo com o auxílio de ventilador. A escola conta com secretaria, pátio interno e externo, quadra aberta, cozinha, sanitário masculino e feminino, sanitário para professores, sala de reunião, biblioteca, sala de vídeo e TV e 10 (dez) salas de aula, são atendidos 660 alunos, entre 30 a 34 alunos por turma, as salas com crianças portadoras de necessidades especiais contam com o auxílio de monitoras.

Todas as segundas feiras as crianças são recepcionadas no pátio pela coordenadora que junto com as professoras colocam as crianças enfileiradas, isto é, uma atrás da outra para entoarem o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da cidade de Valparaíso de Goiás, nos demais dias a acolhida é em sala de aula pelos professores.

Devido o estágio ter coincidido com a semana da Independência do Brasil, a escola estar trabalhando com o tema pátria e ensaiando para uma apresentação, foi solicitado pela coordenadora que observação e regência se realizassem na mesma turma, ou seja, 3º ano “C” do ensino fundamental, contendo 34 alunos.

A equipe escolar propõe atividades que promove o desenvolvimento de um trabalho que abrange interação e socialização entre as crianças. De acordo com o Brasil (1998, p. 31) “a interação em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças”.

  1. Observação participativa

Em um primeiro contato com a escola foi possivel conversar com a diretora e coordenadora sobre o objetivo do estágio, entregar a documentação para validação do mesmo, conhecer os professores e visitar a sala sugerida pele coordenação para realização do estágio, ou seja, 3º ano “C”.

Primeiro dia: Observou-se que os alunos são recebidos pela professora à porta da sala de aula, cada um se dirige ao seu lugar, se assentam enfileirados, ou seja, um atras do outro. A prefessora faz a chamada, convida as crianças para irem aos banheiros organizados por fileira de meninos e meninas, de volta para a sala lavam as mãos em fim inicia a aula que no primeiro momento foram retomados os conhecimentos da aula anterior com correção de atividades no caderno em seguida fez-se leitura de texto, exercício em folha com formação de palavras e correção no quadro com participação de todos na prática da leitura.

Segundo dia: O tema da aula foi Pátria. Após a rotina diária foi explicado aos alunos o que é Pátria, cantado com os mesmos o Hino da Independencia, letra de Evaristo Ferreira da Veiga e música de D. Pedro I. Usando a letra do hino a professora trancreveu para o quadro algumas palavras explicou o significado das mesmas, elaborou uma série de exercícios tais como: separação de sílabas, formação de frases e palavras cruzadas.  Foi apresentado às crianças fotos ampliado da chegada dos portugueses ao Brasil entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com