TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio

Por:   •  7/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.391 Palavras (22 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado do curso de Pedagogia tem por objetivo principal, aquilatar os conhecimentos do acadêmico, por sua vez oportuniza compartilhar de construções de aprendizagem, bem como também a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.

Em cumprimento a LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação), conforme estabelece em seu art. 82, diz que “os sistemas de ensino estabelecerão normas para realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição.

Após o referencial acima, constata-se que o estágio supervisionado, faz parte da formação educacional, sendo este garantido por lei. Deste modo, o estágio supervisionado faz parte da formação acadêmica do aluno-mestre, partindo da base de um referencial teórico, para uma confirmação do que foi aprendido na prática em uma sala de aula.

Por fim, o período destinado ao estágio serve de base para o aluno-docente, para que este reflita se realmente, é aquilo que quer para sua futura profissão, pois, é no estágio de observação e regência que se descobre as grandezas de ser professor. Termino dizendo que: é durante o estágio supervisionado que os curso de formação educacional no geral, proporciona ao aluno uma forma de adquirir técnicas e habilidades para lidar com crianças de forma qualificada e competente.

O referido estágio foi desenvolvido na Escola Municipal José Rodrigues da Rocha, localizada na cidade de santa cruz- RN, CEP 59200-000, no bairro do Conjunto cônego monte, na Rua São Tiago N°40.

2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal --------------------------------------------------------------------A escola é uma instituição pública de referência em qualidade de educação a qual busca atender a comunidade num resgate á cidadania, atendendo desde a pré-escola até a 4º série do ensino fundamental.

Atualmente a escola funciona em dois turnos: matutino e vespertino, ambos do ensino fundamental.

A escola é constituída por um total de 20 funcionários, sendo destes 09 professores e cerca de 200 alunos por cada turno, 05 salas de aula, 01 Sala para Direção, 01 Sala para Supervisão, 01 Sala para Orientação, Secretaria, Videoteca, 01 Sala de Leitura, Refeitório, horta comunitária, 02 banheiros sendo um feminino e um masculino, possui 01 Laboratório de Informática e uma Biblioteca. A escola recebe recursos do Governo Municipal e Federal sendo eles, PROAF (Programa de Ajuda Financeira), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola).

A referida instituição atende as crianças com a Educação Integral com 05 oficinas lúdicas tais como: xadrez, música, pintura, dança e capoeira e 01 oficina pedagógica matemática. Vale ressaltar que todas as oficinas são oriundas do Programa Mais Educação do Governo Federal. 

 A escola está sobre a administração da Diretora ------------------e da Vice-Diretora ------------------------------------, ambas vem desempenhado suas funções satisfatoriamente, principalmente quando se trata da melhoria de ensino para a escola.

3.  DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO

O presente relatório é uma síntese das observações realizada na Escola Municipal José--------------------------------------------, na turma do 4º ano, da professora-----------------, Graduada em Pedagogia. A mesma atua no magistério há 23 anos. O 4º ano é constituído por um total de 27 alunos.

O estágio de observação teve início no dia 02 de abril de 2018, onde me apresentei à escola citada acima, com intuito de conhecer a realidade do contexto escolar, fui muito bem recebida pela direção da escola, a diretora Marinalva Luduvico, que desde então não mediu esforços, para que eu pudesse alcançar meus objetivos. Nesse dia, de inicio, fiz uma breve análise da estrutura da escola e seus funcionamentos.

De acordo com Moretto (2003, p. 79),

Quando o sujeito observa, ele faz comparações entre experiências;  já vividas e cuja representação construída constitui suas estruturas cognitivas (seus conhecimentos), com a experiência que ele faz no momento, isto é, a representação que ele está construindo na sua interação com o mundo das limitações.

Em suma, a observação serve de base para  que posamos conseguir informações, ou seja, é um momento de verificação de como ocorre na prática à verdadeira rotina escolar.

Barreira & Gebran (2006, p. 99), esclarecem que “no estágio de observação em sala de aula, a exemplo da escola, deve-se estar atento ainda, como observar e como registrar, para elaborar o diagnóstico que orientará as ações do estagiário na sala de aula”.    

Na dia seguinte, no dia 03 de abril, ao chegar à escola apresentei-me a coordenadora de ensino, onde ela me apresentou a professora e a sala onde iria continuar minhas observações, desta vez  observações em sala para a futura regência.

Ao entrar na sala de aula, fui recebida com alegria pela professora e com curiosidade pelas crianças, que queriam saber o motivo da minha presença ali. A professora explicou que se tratava de experiências e contribuição de estagiária, logo em seguida, ela deu um tempo para que eles se familiarizassem comigo, feito isso, ela deu inicio a suas as atividades diárias.

Durante o tempo destinado a observação, pude compreender que a professora trabalha os mais variados tipos de atividades com as crianças. O que mais me chamou atenção foi à proeminência que ela deu para a prática da leitura em sala, ou seja, ela sempre leva um texto e distribui para os alunos. Dessa forma,  consegue manter o ritmo durante as aulas e ao mesmo tempo os incentiva para que desenvolvam essa prática diária.

Segundo Cagneti & Zotz (1986, p. 23) “a leitura é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo”. Assim compreende-se que: a leitura é considerada a atividade mais formidável da vida do ser humano, pois é através da mesma que se desenvolvem outras habilidades no leitor, como o conhecimento, a sensibilidade, assim como a imaginação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (237.6 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com