TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

faculdade pitÁgoras

[pic 2]

CAROLINE MOREIRA DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM PEDAGOGIA

        

[pic 3]

CAROLINE MOREIRA DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM PEDAGOGIA

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de PEDAGOGIAda IES FACULDADE PITÁGORAS para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em ENSINO FUNDAMENTAL

Coordenador de Curso: MARIA DE LURDES

LONDRINA

2019


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)        4

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        5

4 DISCUSSÕES        6

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS        8

1 INTRODUÇÃO

Este memorial reflexivo apresenta o processo de realização do estágio supervisionado de Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal Professor Sebastião Feltrin, localizada na rua Tapajós no 540, bairro Vila Oliveira na cidade de Rolândia- Paraná, cep:86604-068, telefone: (43)3906-1027. Este estágio foi realizado pela aluna: CAROLINE MOREIRA DA SILVA, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Instituição de Ensino Faculdade Pitágoras, no período de 12/08/2019 a 13/09/2019.

Com a realização deste estágio pude observar e participar das aulas, descrever a atuação do professor e seu domínio com a turma, conhecer as regras, normas e objetivos da escola. Coletei muitos dados sobre a instituição, vimos como é importante conhecer o papel do pedagogo e assim me preparar para a minha futura profissão.

Encontra-se aqui neste memorial as experiências vivenciadas durante as 100 horas em sala de aula, a proposta pedagógica da escola, a atuação dos profissionais e todas as atividades realizadas no ambiente escolar, além das descrições do espaço físico da instituição.

A realização desta atividade possibilita ao acadêmico observar a rotina da instituição escolar, permitindo analisar as situações e os problemas que ocorrem, nos permitiu comparar as relações entre teoria e prática através de análise ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e os dias observados na escola. A prática de observação no contexto educacional garante ao aluno uma experiência ótima e é muito importante, pois, estará enriquecendo os conhecimentos e preparando para o futuro.


2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)

A Escola Municipal Professor Sebastião Feltrin oferece o ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação Especial, seu de atendimento é das 07:30h as 16:00h em ensino integral e atende 360 alunos.

2.1 ESPAÇO FÍSICO

A escola possui um amplo espaço físico e aconchegante, contendo duas (2) quadras poliesportiva, um (1) parquinho, uma (1) horta, uma (1) biblioteca, refeitório e pátio coberto, uma (1) sala de informática contendo trinta (30) computadores, um (1) data show e ar condicionado, uma (1) sala de música, secretária, coordenação e orientação, sala da diretora, sala dos professores, uma (1) sala de recurso e dezesseis (16) salas de aula regular, banheiro para professores e alunos contendo acesso para cadeirantes. A escola conta com o apoio de profissionais qualificados par os seus cargos, além de vinte e dois (22) professores e doze (12) estagiárias.

2.2 SALA DE AULA ESTAGIADA

A sala de aula é bem clara, espaçosa e arejada, contem cortinas em todas as janelas, as carteiras são novas e mantidas em filas, a sala possui dois armários onde ficam guardados os cadernos e materiais dos alunos, contém dois ventiladores, lousa, mesa da professora e uma mesinha com livros para leitura.

Nas paredes ficam pendurados cartazes e trabalhos realizados pelos alunos e professora durante o ano letivo.

2.3 PROFESSORA DA SALA DE AULA ESTAGIADA

A professora da sala é concursada e trabalha na escola a dez (10) anos no período matutino  das 7:10 as 11:30 horas e no período vespertino  ela atende como professora em outra escola. Ela é formada em pedagogia e possui uma pós-graduação em Psicopedagoga e uma em Gestão Escolar. A professora é muito atenciosa e dedicada com os alunos e com suas responsabilidades na sala de aula, sabe lidar com cada dificuldade e com cada obstáculo que aparecem em sala de aula no dia a dia.

2.4 ALUNOS DA SALA DE AULA ESTAGIADA

Realizei o estágio na turma do 2°ano B no período matutino, na sala de aula possui 31 alunos com idade variada de 7 e 8 anos sendo que 16 são meninos e 15 são meninas, os alunos desta sala são alegres, divertidos e bem receptivos, eles possuem facilidade de se interagir um com os outros e com os professores. A turma conta com a ajuda de uma educadora (estagiaria em pedagogia), que auxilia os alunos que se encontra em um grau de dificuldade maior na realização das atividades.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o estágio observei que por ser uma escola de período integral, os alunos chegam e vão tomar seu café, após esse horário a professora assume a sala para iniciar a aula, junto aos alunos a professora realiza uma oração, a chamada e logo após entrega o caderno da matéria que será estudada. Nas aulas de português está sendo trabalhado contos de fadas, os alunos interagem muito bem e a professora conta a história de um modo bem lúcido imitando os personagens e em dois dias a professora veio a caráter da história (Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve). Os alunos amaram a forma que a professora contou as histórias. Nas aulas de matemática a professora trabalhou com bingos, contas de adição e subtração e também jogaram o jogo  ́ache o dobro`, a professora formou grupos de 4 a 5 alunos, deu uma cartela com os números (2,4,6,8,10,12) e um dado, cada aluno do grupo jogava o dado e o número que parava o aluno deveria descobrir qual era o dobro e assim pintar o resultado na cartela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com