TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Docência em Diferentes Espaços Sociais

Por:   •  7/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 14

Relatório de Estágio Curricular

     

Elaborado por:

NATHÁLIA DE AGUIAR TIENGO

Contagem, 2011

NATHÁLIA DE AGUIAR TIENGO

Relatório de Estagio Curricular

                   

                                                         Trabalho apresentado como requisito parcial

                          .                                        para  a  disciplina  de Estágio Curricular  do

                                                         curso de Pedagogia da Universidade Castelo

                                                    Branco.

FEVEREIRO de 2011

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ........................................................................................
  1. DESENVOLVIMENTO ............................................................................

2.1 – Docência.............................. .........................................................

2.2 – Entrevistas........ .............................................................................

2.3 – Projeto Pedagógico ........................................................................

2.4 – Regimento Escolar..........................................................................

3- CONCLUSÃO ......................................................................................

1 - INTRODUÇÃO

       

        O Estágio VII tem com o tema “Docência em Diferentes Espaços Sociais”, teve duração de 30 horas obrigatórias, realizado na Escola Municipal Giovanni Chiodi” com o Projeto Mais Educação que é uma obra do Governo Federal. Localizada na Rua das Pintagueiras, 02 Bairro Ipê Amarelo, sendo desenvolvidas atividades de analise, observação e participação  em jogos referente ao Projeto.

                    O enfoque principal de analise do estágio foi à Docência , Projeto Pedagógico e Regimento Escolar.

1.1-  OBJETIVO GERAL

          O estágio é um momento privilegiado desse processo, pois deve permitir ao aluno mergulhar na realidade da escola, com vistas a formar-se como um profissional reflexivo, crítico e capaz de elaborar e desenvolver suas propostas de ação.. Além disso, permite o estagiário vivenciar oportunidades concretas, que estão sendo estudadas , acrescentando outras, a fim de que possa construir para si um sentido, a partir de seus conhecimentos. O estágio pode ainda propiciar oportunidades de intervenções pedagógicas, de acordo com as circunstâncias que o definem.

             A necessidade desse tipo de atividade é porque é um momento de formação profissional do formando. Pode-se dizer também que o estágio pretende oferecer ao futuro profissional um conhecimento real em situação de trabalho. È também um momento para se verificar e provar ( em si e no outro) a realização das competências exigidas na prática profissional e exigíveis dos formandos.

1.2 - OBJETIVO ESPECIFÍCO

          O objetivo desse estágio é ver como o aluno tem a oportunidade de  melhoria  do seu aprendizado através de diferentes ações educativas, dando assim a esteS estudantes a chance de ficar tempo integral na escola, assim evitando que os mesmos ficam na rua aprendendo coisas erradas, até mesmo tendo oportunidade de conhecer a “DROGA”.

2 -  DESENVOLVIMENTO

2.1 – DOCÊNCIA

A docência foi realizada  em todos os jogos do Projeto Mais Educação, onde deu para perceber que estas crianças e adolescentes admiram muito aquelas brincadeiras, pois durante este período deu para percebe que por ser uma comunidade muito carente, que a maioria daqueles estudantes que participam do Projeto só tem este tipo de divertimento que eles tem durante a semana inteira na escola, que não existi outras formas de diversão para essas pessoas durante  dia. 2.2 – ENTREVISTAS

2.2.1 PESSOA RESPONSÁVEL PELO PROJETO

        O Programa Mais Educação foi implantado na escola visando diminuir o tempo ocioso dos estudantes matriculados nesta instituição.

        Tendo em vista que esta comunidade apresenta um alto nível de risco social para seus moradores, principalmente crianças e adolescentes que são alvos fáceis aos traficantes, o programa vem trazendo uma forma agradável e diferente de mantê-los mais tempo dentro da escola e fora das ruas.         As atividades relacionadas no programa trazem um cronograma atrativo para os jovens, pois envolvem temas esportivos , cognitivos e de raciocínio lógico, fazendo com que os estudantes envolvam e participem com muito interesse e entusiasmo, desenvolvendo também o respeito e a interação uns com os outros.

A comunidade, por sua vez, recebeu de maneira bastante satisfatória o programa pois, as famílias dos estudantes envolvidos nas oficinas ficam mais tranqüilas para desenvolver suas atividades diárias sabendo que os filhos estão na escola participando de atividades sociais e não nas ruas.

        Infelizmente  as vagas oferecidas pelo programa não são suficientes para atender a todos os educandos que necessitam participar das atividades, portanto, diariamente aparecem famílias buscando uma vaga para que seu filho participe das oficinas e não podem ser atendidas prontamente, mesmo porque os espaço

oferecidos para a realização das atividades propostas é insuficientes para comportar um número muito elevado de alunos.

        Hoje para que o programa pudesse acontecer de forma mais satisfatória, seria necessário um investimento maior para ampliação dos espaços de atendimento e conseqüentemente a criação de novas vagas para atender a mais crianças e adolescentes. Faz-se também necessário um tempo de preparação para os monitores que executam as oficinas, pois os mesmos não tem nenhum tipo de preparo didático para trabalhar com estudantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (412.3 Kb)   docx (360.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com