TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título da Resenha: Estágio e Docência: Diferentes Concepções

Por:   •  24/11/2018  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Título da resenha: Estágio e Docência: Diferentes Concepções (PIMENTA; LIMA, 2005/2006).

O presente artigo explana sobre os problemas vividos por futuros profissionais de pedagogia em relação as teorias estudadas durante o curso e a realidade em sala de aula.

Para as autoras o estágio é considerado a parte prática dos cursos que formam profissionais em geral, divergindo com a teoria. Nesta perspectiva, a prática do estágio é indispensável na formação acadêmica, pois é no estágio que o acadêmico terá oportunidade de analisar, refletir sobre as teorias estudadas em sala de aula, e sua aplicação no espaço cotidiano, ou seja, é uma etapa de extrema relevância para a qualificação de um futuro pedagogo.

A teoria, em contrapartida, tem função de oferecer aos professores momentos de análise e compreensão do contexto histórico, social, cultural e individual de si como profissional, para intervir e transformá-los. Portanto, ao se compreender que teoria e prática são coisas diferentes, não podem ser separadas. assim como a teoria, o estágio tem um importante papel no processo de qualificação profissional, que é de propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará, assim o estágio deixa de ser pensado como a parte prática do curso em formação e passa a ser parte da atividade teórica de conhecimento, suporte, comunicação e intervenção na realidade.

Deste modo, estágio permite a construção de uma identidade profissional de professor ou pedagogo e encontrar a vocação pedagógica que mais se identifica de acordo com o perfil profissional. Nele, é possível identificar problemas e transforma-los em projetos interdisciplinares que poderão ser usados para aprimorar a ação do ensino aprendizagem na escola.

Uma das concepções levantadas pelas autoras é a prática como imitação de modelos, dentro desta perspectiva, não faz uma análise crítica e fundamentada teoricamente dentro da realidade escolar, baseando-se assim numa mera observação de modelos já existentes. A formação do professor, por sua vez, se dá pela observação e reprodução desse modelo, como um estudante que aprende um saber acumulado. Podemos copiar ou imitar de bons projetos já existentes em busca de caminhos alternativos que possam auxiliar na formação profissional e nas atividades pedagógicas, sendo ele o centro do processo do ensino, e assim, percorrer alternativas melhores para a educação.

Portanto, o estágio não se limita em observar e reproduzir as ações de outros profissionais, podemos sim copiar, reinventar ou readaptar aquilo que nos traz bons resultados, no entanto, podemos aperfeiçoar com hábitos de leituras constantes, afinal, a realização de leituras de projetos e textos auxiliam na reflexão e organiza o pensamento, dando ao professor a segurança e a clareza necessária para a prática, sendo ela, portanto um exercício de produção e amadurecimento das melhores ideias.

Esta resenha foi produzida pela aluna Liliane Silva Santos, acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com