TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO: ESTÁGIO E DOCÊNCIA: DIFERENTES CONCEPÇÕES

Por:   •  3/10/2016  •  Resenha  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  16.285 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE NILTON LINS

RESENHA DO TEXTO: ESTÁGIO E DOCÊNCIA: DIFERENTES CONCEPÇÕES

Manaus/2016

        

MARIA TEREZA FERREIRA DA SILVA

RESENHA DO TEXTO: ESTÁGIO E DOCÊNCIA: DIFERENTES CONCEPÇÕES

Resenha exigida para obtenção de nota parcial da disciplina de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado na Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Nilton Lins.

Professora Orientadora: Francilene Memória

Manaus – 2016

PIMENTA, Selma Garrido

LIMA, Maria Socorro Lucena

BIOGRAFIA DAS AUTORAS

Selma Garrido Pimenta, é especialista na construção do Projeto Político e Pedagógico e das questões que mapeiam o Projeto Político e Pedagógico, possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia  Universidade Católica de São Paulo (1965), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985).

Maria Socorro Lucena Lima, é graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA, mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com pós-doutorado em Educação junto ao departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada pela Universidade de São Paulo - USP (2007). é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE (2010) pertencente ao Mestrado Acadêmico em Educação como professora e pesquisadora.

Este trabalho trata de uma resenha critica abordando o estágio em suas diferentes concepções. Partindo desses pressupostos, o presente artigo tem por finalidade analisar de forma criteriosa acerca de como funciona e se dá o estágio, e tem como objetivo produzir uma reflexão sobre a formação de pedagogos e professores a partir da relação teoria e prática, já que o estágio segundo o art. 1º da lei 11.788, de 2008 é definido como:

Parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.  E para fundamentar essas concepções iremos analisar a importância do mesmo para a formação desses profissionais e compartilhar o ponto de vista de importantes autores que se especializaram deste assunto.

Para as autoras Pimenta e Lima, o estágio sempre foi identificado como a parte prática dos cursos de formação de profissionais em geral, em contraposição à teoria. Sendo assim é de suma importância e indispensável na vida do acadêmico pois, e no estágio que o futuro professor terá como refletir e analisar as teorias estudadas em sala a partir do campo da prática cotidiana, ou seja, é um momento marcante e de extrema relevância para a formação do futuro pedagogo.

É no estágio que iremos construir a nossa identidade profissional de professor ou pedagogo e descobrir a tendência pedagógica que mais se identifica com nosso perfil profissional, para podemos trabalhar em sala de aula. Nele teremos vários espaços e momentos para observar, analisar e refletir sobre a ação e os recursos pedagógicos, podendo identificar problemas que nos proporcione transforma-los em projetos interdisciplinares que poderão ser usados para melhorar a ação do ensino aprendizagem nas escolas.

Uma das concepções abordadas pelas autoras é a pratica como imitação de modelos, dessa forma pode se afirmar que a profissão do professor, como outras profissões, também está sujeita a prática e sem ela é impossível que a teoria se concretize. A formação do professor, por sua vez, dar-se-á pela observação e tentativa de reprodução dessa prática modelar; como um aprendiz que aprende o saber acumulado. Podemos lançar mão, imitar ou copiar bons projetos em busca de caminhos alternativos que possa contribuir para a melhoria das competências do professor em sua ação pedagógica, sendo ele o centro do processo do ensino, e consequentemente percorrer caminhos melhores para a educação.

Portanto o estágio não se reduz apenas em observar a prática de outros profissionais e a imitar seus modelos, podemos sim copiar, reinventar ou readaptar aquilo que nos traz bons resultados, no entanto, podemos aperfeiçoar essa pratica tão discutida no cotidiano alentando com hábitos de leituras constante, afinal a produção de projetos e texto, amadurece a reflexão, organiza o pensamento e dá ao professor a segurança e a clareza necessária para a prática, sendo ela, portanto, um exercício de produção e amadurecimento das melhores ideias.

Considera-se que, o estágio também pode ser técnico no sentido de que é necessário a utilização de técnicas para desenvolver habilidades que o possibilite exercer e executar as atividades práticas em sala de aula, no entanto nem sempre essas técnicas e habilidades serão capazes de solucionar inúmeros problemas complexos que surgirão no âmbito de sua profissão, tendo o professor em muitos momentos que ser prático em sua ação pedagógica. Frente a esse embate, pode-se dizer que o estágio é um momento de aprendizado que se pode efetivar técnicas para se obter grandes habilidades.

Portanto, a habilidade que o professor deve desenvolver é a de saber lançar mão adequadamente das técnicas conforme as diversas e diferentes situações em que o ensino ocorre, o que necessariamente implica a criação de novas técnicas e habilidades e para isso é preciso reflexão crítica sobre aquilo que se faz e conhecimento teórico-prático.

A profissão docente é uma prática social, ou seja, como tantas outras, é uma forma de se intervir na realidade social, no caso, por meio da educação que ocorre, não só, mas essencialmente nas instituições de ensino. Neste contexto é de suma importância que o professor tenha consciência da responsabilidade de sua ação pedagógica frente a educação. Sendo assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com