TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Gestão

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 9

Identificação do Curso: Licenciatura em Pedagogia.

Orientadora de Estágio: Suely Trevisan Araújo

Supervisor de Estágio:

Nome do Aluna: Sonia Maria Garcia Dos Reis

Local E Ano: CEMEI Alice Manholer Piteri

Nome: CEMEI Alice Manholer Piteri

Endereço: Rua Alexandre Baptistone 579

Bairro: Km 18 Osasco

CEP: 06190-120

Telefone: 3682.2874

CNPJ: 03.093.458/0001-20

Email: Alicepiteri@Gmail.Com

Horário De Funcionamento: 07:00 Ás 18:00

Gestores Responsáveis

Diretor: Rita Sant’Ana Da Silva

Vice-Diretor: Vera Lucia De Miranda Brozeghimii

Coordenadora: Maria Lucia Antunes Rodrigues

IDENTIDADE DA UNIDADE ESCOLAR

DADOS HISTÓRICOS:

Em 1965 chamava-se Parque Infantil Ibrahim Nobre. Em 2011 sobe a lei n°4.486 de 07 de julho de 2011, artigo 2°, a Escola Municipal de Educação Infantil EMEI Alice Manholer Piteri passa a denominar-se Centro Municipal de Educação Infantil CEMEI Alice Manholer Piteri. Através do Decreto do Executivo Municipal nº5792 de 5 de maio de 1987, publicado no Diário de Osasco na mesma data, através do ato de autorização nº52/88 do Conselho Estadual de educação publicado no D.O.E em 26 de fevereiro de 1988 e do ato de instalação e funcionamento de 05 de agosto 1965 foi criada essa Unidade Escolar.

CARACTERIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA

A CEMEI Alice Manholer Piteri possui boa infraestrutura senda sala de Direção, sala da Vice Direção, secretaria, sala de professores, pátio coberto, 10 salas de aula, sanitário para funcionários, um feminino e outro masculino para as crianças, dois para deficientes, masculino e feminino. O pátio interno é amplo possui capacidade para até 250 crianças (paredes azulejadas para atividades de pintura), porém a cobertura de zinco deixa o ambiente muito quente e barulhento, é insuportável permanecer no mesmo nos dias quentes e no dia de chuva o barulho chega a assustar as crianças.

As salas de aulas estão organizadas em cantinhos de leituras, brinquedos, (carrinhos, bonecas, fogão, geladeiras, penteadeiras feitas de madeira, etc.) Fantasias, Jogos Educativos.

Na parte externa contam com espaços diversificados, com dois playgrounds, um adaptado com jardim com flores e plantas, algumas arvores frutíferas, casa de bonecas grande, mas os brinquedos do parque precisam de manutenção periódica. Um estacionamento de veículos, um depósito amplo, 2 televisores,2 aparelhos de DVD, um retroprojetor,4 computadores,1 máquina de xeros,6 aparelhos de som,6 caixas acústica,2 caixas de som com tripé e 2 mimeógrafos. Possui também materiais pedagógicos específicos (jogos, etc.).

A parte administrativa está bem instalada com mobiliário adequado ao seu uso. Ha também quatro impressoras sendo uma matricial e 3 a laser. A cozinha conta com equipamentos necessários para a consecução de suas atividades. Ha uma lavanderia com uma secadora e 2 máquinas de lavar para a lavagem dos lençóis da creche.um almoxarifado para guardar produtos de limpeza e ferramentas para a manutenção e conservação do imóvel.

A escola tem 34 professores sendo 13 titulares de cargo, 3 adjuntos e 14 professores contratados. A administração compõe se de uma diretora, uma vice-diretora, coordenadora pedagógica, 3 professoras readaptadas exercendo a função de secretarias, 4 serventes de escola, 5 cozinheiras, 2 estagiárias, 1 servente de escola readaptada e uma agente de inclusão.

RECURSOS DISPONIVEIS DA UNIDADE ESCOLAR.

Quanto a estrutura do prédio é térrea o mesmo oferece condições de desenvolvimento bom atendimento. As dez salas de aula são bem arejadas e amplas possuem boa iluminação, com espaço adequado para atender bem as crianças. O mobiliário está em boas condições de uso e todos adaptados para o uso infantil. Os 2 corredores são amplos O refeitório oferece comodidade adequada para as crianças realizarem suas refeições. Os banheiros são adaptados para uso infantil e também contam com banheiro para cadeirante.

O playground oferece espaço para as crianças brincarem no momento de lazer e brincadeiras.

A unidade Escolar conta com sala dos professores equipada com computador e internet, uma mesa grande no centro da sala com cadeiras para as reuniões, uma geladeira e um micro-ondas e um bebedouro. O espaço é utilizado para as reuniões de HTP e planejamento pedagógico.

A secretaria, diretoria, e sala da vice-diretora, conta com equipamentos de computador, impressoras e internet com boas condições para atender as necessidades diárias da escola.

A CEMEI dispõe de: 1 cozinha, 1 lavanderia, 1 dispensa, 3 salas administrativas, 1 sala para os professores, 10 salas de aulas, 2 sanitários adaptado para deficientes, 2sanitários dos alunos, 1sanitário dos professores, 1 almoxarifado,1 refeitório,2 playgrounds.1 estacionamento e uma área de jardins e plantas e arvores frutíferas.

A observação foi relativa ao espaço físico e estrutural da instituição. Funcionamento dos departamentos da escola como: Secretaria, Administração (Tesouraria) e Diretoria. Os projetos pedagógicos e a organização administrativa.

A observação foi realizada com o intuito de conhecimento e aprendizagem em gestão. A docência supervisionada foi vivenciada constatando a prática e a teoria no processo de formação. O presente estágio de gestão visa fortalecer a relação teórica e prática baseado no princípio metodológico, no desenvolvimento das competências profissionais. Analisando o desempenho de cada função, seus procedimentos realizados, rotina administrativa, organização da Secretaria, PCNS, e outros suportes teóricos no processo de formação acadêmica.

Sabendo que essa formação acadêmica contribui para o estágio, por que ela capacita o futuro pedagogo para que se desenvolva com sucesso em sua prática pedagógica. Ter o conhecimento e a prática profissional do pedagogo em gestão, contribuindo assim com a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com