TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Gestão

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8
  1. A prática observada tem como foco na pratica diário cuidado voltado a: segurança física da criança procedimentos incluídos na rotina higiene após refeições, orientações para pertences pessoais, cuidado com sigo e com os colegas durante as brincadeiras, orientando o uso de brinquedos de forma adequada, o deslocamento dentro da escola com o grupo: caminhar, andar de um lado para o outro sem correr.

Cuidados com alimentação, observando se as crianças estão se alimentando e nas brincadeiras a professora sempre atenta e chamando a atenção das crianças em situação de perigo.

  1. As modalidades do campo do brincar que observei foram às roupas de fantasia e blocos de construção, ambos me chamaram a atenção pela facilidade de imaginação e capacidade de criação que as crianças têm com as fantasias fingiam: as meninas fingiam serem princesas, bruxas... E os meninos príncipe, Batman e com os blocos construtores fizeram castelos, um forte outro fizeram carros etc.
  2. As atividades de interação que observei foram: as brincadeiras de parque, jogos de construção e exercícios de relaxamento com musica no linóleo. As brincadeiras de parque a professora fica observando e intermediando as brincadeiras, as crianças interagem entre eles.

 Os jogos de construção são variados pinos, blocos construtores, monta tudo... Todos são montados na mesa e as crianças interagem entre si.

 O exercício de relaxamento a professora leva as crianças para o linóleo e coloca uma musica baixa e suave instrumental, pedi que as crianças deitassem no linóleo e feche os olhos e sintam o som da musica, depois pedi para que sentem e fique de frente um com o outro em pares e os mesmo façam massagem nos ombros, pernas braços um com o outro.

  1. A atividade de aprendizagem significativa observada foi: A confecção do nome com massinha. A professora antes de aplicar a atividade explicou para as crianças que cada nome tem uma letra inicial e que nem todos têm a mesma inicial, depois as crianças fizeram comentários comparando as iniciais do nome e a professora aplicou a atividade; promovendo o desenvolvimento oral e escrita e possibilitando as crianças associarem a inicial do seu nome ao nome dos colegas, ampliando seus conhecimentos.

Outra atividade a roda de conversa sobre musica onde a professora fez um circulo e com auxilio de um radio e cd conversou com as crianças sobre quais ritmos e musicas gostam ou conhecem, varias crianças falaram a respeito e a professora com o radio e o cd mostrou vários tipos de musica e ritmos; promovendo o desenvolvimento da linguagem oral e escrita; e, aquisição de novos conhecimentos sobre diferentes tipos de musica e ritmos.

  1. As atividades permanentes observadas foram:

Rotina – Após o bom dia, a professora pergunta aos alunos o dia do mês e da semana. Todos respondem e o ajudante do dia vai marcar no calendário o dia; logo após ela mostra para as crianças o conteúdo do dia num pedaço de cartolina com a foto da atividade para o reconhecimento e ela pergunta qual atividade ele responde e ela escreve na lousa o nome da atividade correspondente (lanche, parque, higiene, atividades, etc...) e assim ate completar o conteúdo da rotina do dia.

O desenvolvimento foi: interação social, linguagem oral e escrita, linguagem visual e linguagem matemática e reflexão.

 Parque – A professora leva as crianças para o parque os fazendoeles rastejar pelo chão, quando chegam ao parque eles andam no muro do jardim segurando nas grades, sobe nas arvores um a um com a professora orientando.

O desenvolvimento foi: promover agilidade, socialização, equilíbrio, percepção visual, movimento com corpo e coordenação motora.

Cantiga de roda – A professora cantou varias cantigas de roda (ciranda cirandinha, João pé de feijão, etc.) Conforme as crianças vão pedindo.

Desenvolvimento – linguagem oral e escrita, estimulando auditiva e visual, promovendo socialização.

6 – Em relação à situação – problema a atividade que presenciei foi à sondagem com números:

Foi desenvolvida da seguinte forma: A professora distribui quadrados de cartolina com numero ate dez para cada aluno; e, enfrente a lousa sorteava e escrevia na lousa o numero e pedia que as crianças levantassem o numero. (exemplo 2 eles levantavam o quadrado que tivessem escrito o numero 2). Em uma das mesas 2 crianças teve problema de identificação quando ela contou o numero 7 as duas crianças confundiram com o numero 1 e ela percebendo, de vez em quando cantava novamente o 7, e pedia que prestasse atenção que é diferente do 1.

O objetivo que atendeu foi: participação de aprendizagem com observação e registro.

A aprendizagem promovida foi o reconhecimento dos números e a reflexão como resolver os conflitos com as atividades e quanto às brincadeiras.

7 – Uma situação de proximidades com praticas sociais reais que observei foi quando a professora contou a historia Os três Porquinhos a professora fez um circulo e comentou sobre a atividade dizendo que ia contar uma historia sobre Os três Porquinhos, e assim prossegui a historia, as crianças ficaram atentas e com dó dos Porquinhos e diziam coitados, outros ficavam quietos só atentos.

O objetivo foi à formação pessoal e social, e conhecimento do mundo. A aprendizagem foi trabalhar aspectos com a concentração, oralidade, o pensamento lógico e a criatividade, a adoção de valores desenvolvendo a idéia de respeito e solidariedade com o outro.

8 – Em relação de seqüência de atividades que observei foi: seqüências de atividades nomes foram desenvolvidas da seguinte forma, escrevendo o nome com placa, modelando letras do nome com massa de modelar e letras do alfabeto vazada, pintado a primeira letra do nome, construção do nome com letras da revista, procurar no teclado do computador a primeira letra do nome.

Objetivos dessas atividades são: registrar e reconhecer o próprio nome e dos colegas, reconhecerem o uso funcional do texto, interação do grupo.

O aprendizado foi: desenvolvimento mental e o desenvolvimento psicológico.

9 – No momento não havia crianças com necessidades especiais para serem observadas; existe sim uma grande diversidade cultural.

10 – Com relação à avaliação foram varias de acordo com as atividades: A professora observa o desempenho anotando em seu caderno, fazem avaliações com desenho, atividades de pintura... A professora no final do dia registra no seu caderno de projeto o interesse, desenvolvimento e dificuldades das crianças quanto desenvolvidas durante o dia. Alem da avaliação diária ou semanal a professora também faz avaliação geral ao termino de cada projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com