TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Pedagógico

Por:   •  18/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.583 Palavras (27 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ[a]

GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MONICA MARIA COELHO DA SILVA

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

[pic 1]

Recife

2022

MONICA MARIA COELHO DA SILVA

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Relatório apresentado à Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I do curso de licenciatura em pedagogia.

Recife

2022

SUMÁRIO[b]

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        9

4        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        10

5        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        12

6        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        14

7        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        16

8        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        18

9        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        20

10        RELATO DA OBSERVAÇÃO        21

11        PLANOS DE AULA        23

12        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR        29

13        RELATO DA REGÊNCIA        31

      CONSIDERAÇÕES FINAIS        33

      REFERÊNCIAS        34

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por finalidade descrever as vivências e atividades desempenhadas acerca da educação infantil durante o período de estágio na instituição de ensino Educandário Araújo Tavares, localizada na Cidade de Abreu e Lima, no bairro de Caetés 1, que ocorreu nos dias 20 de setembro a 11 de novembro.  Este, compreende as aulas da disciplina de estágio curricular obrigatório 1 do curso de graduação em pedagogia da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), realizado sob a supervisão da professora Késia Rosangela da Silva Ferreira.

O  referido  estágio  teve  como  objetivo,  complementar  a  formação  pedagógica através da experiência  acadêmico-profissional proporcionada no campo  de  prática, além de estabelecer relações entre a teoria e a prática profissional, assim, ocasionando a integração do graduando com a realidade do ambiente escolar e fortalecendo os  aspectos  teóricos  inerentes  ao  exercício  profissional. Através da realização deste, foi possível conhecer o ensino da escola particular, as regências dos docentes e as vivências dos alunos ao decorrer do mesmo.

Esse trabalho reflete a influência de aprendizado e experiências vividas por proporcionar o privilégio de poder expressar esses itens, o que permite que a nossa capacitação profissional seja otimizada. Penso como educadora e enquanto futura pedagoga que escolhi estudar pedagogia por me identificar e admirar essa profissão que segue em busca de educar, disciplinar, formar alunos e futuramente possíveis profissionais, no tempo em que oportuniza nosso desenvolvimento, visto que, segundo Freire (2002), quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O seguinte relato pontua as principais ideias apontadas no artigo O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin de Juliana Campregher Pasqualini de acordo com os aspectos a serem destacados no segmento de realização do estágio. O referido artigo traz a hipótese de que a produção teórica dos autores da psicologia histórico-cultural sustenta a defesa do ensino como elemento fundante do trabalho do professor que atua junto à  faixa etária de crianças de 0 a 6 anos, além de explanar algumas formas de contribuições da escola com base nos papéis do educador e do ensino, esclarecidas por Vigotski,  Leontiev  e  Elkonin.

É visto o que a literatura contemporânea propõe sobre a educação infantil sob ideais contra escolares e o que diz a psicologia histórico-cultural sobre desenvolvimento infantil e o ensino. Tais ideais trazem a questão de que a educação para crianças não tem valor real, e serve basicamente como ferramenta para preparar o aluno para o ensino fundamental, questão que os textos dos autores referidos se contrapõem diante da visão da função do ensino para crianças haver   como   propósito   cuidar   e   educar. Para Vigotski, não se pode utilizar, como prioridade, a biologia para explicar o desenvolvimento infantil, o autor coloca como ponto de importante influência a cultura, processo em que o homem acaba transformando sua própria conduta.

Leontiev e Vigotski concordam, então, que as aptidões exclusivamente humanas, são adquiridas pela criança após a introdução da significação,  tendo como principal signo a linguagem, e apropriação cultural, não sendo transmitidas biologicamente, dada através da mediação de outro  indivíduo, sendo caracterizada por Leontiev como educação. Logo, o ensino, como agente educador, não pode se basear na maturação espontânea da criança, nem na hereditariedade das funções psíquicas superiores, mas na promoção de condições e signos para que as mesmas se formem, tendo como dever da aprendizagem impulsionar o desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com