TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Fundamental I-Pedagogia

Por:   •  8/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.132 Palavras (17 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

AUZIANE BERNARDO ROBERTO

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO[pic 12]

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3.        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

4. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        9

5.METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

6.PLANOS DE AULA        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO

O presente relatório foi realizado como culminâncias das pesquisas realizadas referentes ao Estágio Obrigatório II: Anos iniciais do Ensino fundamental, como componente curricular obrigatório do curso de licenciatura em Pedagogia. Entende-se o mesmo como parte do processo de ensinar e aprender, da articulação da teoria. O estágio obrigatório tem como objetivo oportunizar ao acadêmico um contato mais direto e sistemático com a realidade profissional, visando à concretização de pressuposto teóricos, associados a determinadas praticas especificas, aplicando os conhecimentos obtidos no curso.

De acordo com a exigência de Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional nº 9394/96, o estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar, assim, o estágio oferece oportunidade de teoria e prática.  A proposta do estágio em questão consiste em conhecer o ensino de artes como movimento articulador no processo de ensino aprendizagem, através de um aprofundamento referente aos conhecimentos sobre a importância do Projeto político Pedagógico (PPP), a proposta da instituição de ensino na qual o estágio supervisionado foi realizado, tomando como referência à Base Nacional Comum Curricular(BNCC), entender a relação entre professor, equipe administrativa, pedagógica e conhecer as metodologias e atividade que podem ser aplicadas como forma de diversificação das aulas.

A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. “Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano” (MAFUANI, 2011, p.19). Nos estudos de Bianchi et al. (2005) o Estágio supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa busca proporciona uma oportunidade para compreender sua escolha profissional. Esta atividade é oferecida nos cursos de licenciatura a partir da segunda metade dos mesmos, quando o graduando já se encontra inserido nas discussões acadêmicas para a formação docente.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Texto: a interdisciplinaridade como movimento articulador no processo de ensino-aprendizagem, temo como autoria Juarez da Silva.

A discussão do texto permeia em dois enfoques principais: o epistemológico e o pedagógico, nos quais os conceitos são distintos, mas que se complementares. Essa reestruturação do modelo tradicional de ensino e aprendizagem surge em um momento oportuno em que se observam mudanças significativas em diversos âmbitos da sociedade. Desse modo o estudo da interdisciplinaridade surge como um modo transformador e modificador do modelo tradicional de ensino o por professores e pedagogos.

   Nessa perspectiva, a interdisciplinaridade no campo do conhecimento vem sendo discutida por vários autores de diferentes vertentes, mas que buscam de maneira unânime superar a visão engessada do modelo de ensino aprendizagem ao passo que caminham para a implementação de uma nova lógica de ensino, mais atual e adequada para a pós modernidade. A interdisciplinaridade surge da necessidade de reformulação das ciências humanas de um modo geral, rompendo com a fragmentação do saber, cujas raízes se encontram na filosofia positivista, que tem por tendência mecanizar o conhecimento cientifico, impossibilita novas interpretações e ignorando diferentes realidades.

Frigotto (2008) discute a temática por meio da análise do homem enquanto ser social, considerando a realidade pautada por conflitos e contradições manifestadas através de uma autenticidade dúbia e exclusiva. Esse tipo de análise possibilita pensar sobre as divergências vivenciadas pelo homem enquanto ser social, na medida em interdisciplinaridade está situada no problema do plano teórico metodológico, uma vez que as desigualdades e a alienação fazem parte sistema de produção capitalista.

Nos estudos de Edgar Morin (2008), a interdisciplinaridade se manifesta no processo de ensino aprendizagem por meio do modo de pensar e agir dos sujeitos, que, a partir daí, irá basear e fundamentar sua metodologia. Além disso, propõe a divisão em partes do objeto de estudo, para que então possam reconhecer o todo de maneira completa.  Assim, a interdisciplinaridade admite um olhar mais atento as partes que constituem o todo, integrando assim as ciências às leis do movimento da realidade.

 Diversos projetos importantes para o avanço da interdisciplinaridade, que interpassa por uma primeira fase humanista, portanto filosófica, seguindo então para uma fase cientifica. Na busca por uma definição a respeito da interdisciplinaridade diversos autores elaboram análises ainda em construção para essa demanda, mas o que se pode afirmar a princípio é que a mesma surge de uma reação alternativa a abordagem normalizadora dos objetivos de estudo. Leis (2005) defende que uma definição para tal é contraditória a sua finalidade, uma vez história da interdisciplinaridade se cofunde com a dinâmica do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com