TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio: Supervisionado–Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  29/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.810 Palavras (16 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 16

 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL  

                                    UNINTER  

         

  NOME: JAQUELINE DE PAULA                     RU:742338        

  NOME: ISABEL DE ANDRADE                       RU: 708040

         RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO –

                           Educação de Jovens e Adultos

                                Curitiba

                                             2015


 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER  

 

    NOME: JAQUELINE DE PAULA                            RU :742338

    NOME: ISABEL DE ANDRADE                             RU:708040

           RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

                  EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Relatório de Estágio    Supervisionado–Educação de Jovens e Adultos.

Apresentado à UTA – Diversidade Cultural Fase I No curso de Licenciatura em Pedagogia              

 Tutor Local: Cátia Mara De Oliveira.

Centro Associado: Fazenda Rio Grande.  

                                     Curitiba

                                            2015

Sumário

1        INTRODUÇÃO        

2        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.        

2.1        CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO.        

2.1.1        Encaminhamento Metodológico        

3        OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA.        

3.1        INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA        

4        PLANO DE AULA        

4.1        Desenvolvimento 1ª etapa        

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS.        

6        Referências        



  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio tem como objetivo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, um olhar de pesquisa nesta tão importante modalidade de ensino formal ou não formal, onde os estudantes desenvolvem suas capacidades enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas profissionais tentando atender as suas próprias necessidades e assim contribuir como cidadão na sociedade ao qual está inserido.

            Apesar do estágio nesta modalidade ser rápido, traz grandes contribuições, para ação reflexão do profissional que adentrará no campo da Educação de Jovens e Adultos.

            A observação nos primeiros dias e mais criteriosa, percebendo os anseios, rejeições, ações, metodologias, aceitação da turma que neste momento já identifica A coparticipação precisa ser envolvente, tranquilizando os educandos e deixando tranquilos e com confiança, isso é uma coisa muito importante, mesmo sendo curto o período junto a turma, conquista da turma e fundamental e obter a confiança de todos, nos dá mais segurança para realizar nosso trabalho.


  Em nossa aula de regência foi o ápice do trabalho, pois foi quando colocamos em pratica realmente o que acreditamos, e desenvolvemos as atividades buscando um avanço no aprendizado recíproco de ideias e saberes diferente.

  O suporte de trabalhar com letra de música foi uma opção de grande relevância, pois com a ajuda da interdisciplinaridade, foi trabalho de forma inovadora, interessante e sem preconceito as novas formar de aprender, buscamos trazer para a sala de aula as novas forma de aprender, fazendo com que ele associe, aprendizado e seu cotidiano.


Sendo assim, este relatório tem o objetivo de contribuir para um pensar e repensar do Docente da Educação de Jovens e Adultos, contrastando e refletindo sobre as práticas em sala de aula e porque muitas vezes é tão grande a evasão nessa modalidade de ensino? É uma das principais perguntas que precisamos responder em quanto Educadores. Também em especial objetiva o olhar de minha pratica como formador de cidadãos críticos e autônomos de seu papel na sociedade e na transformação social no meio em que estes estudantes estão vivendo.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.

O Estágio Supervisionado Educação de Jovens e Adultos foi realizado no centro estadual de Educação de Jovens e Adultos, Arnaldo Busato, situada na Avenida Brasil, número1540, no bairro Eucaliptos, CEP 83820-000, localizada na cidade de Fazenda Rio Grande, no estado do Paraná.

O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (0 41) 36276199 e do e-mail: ceebjafazriogrande@gmail.com.

 Pertence ao Núcleo Regional de Educação da área Metropolitana Sul e tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande.
O prédio foi construído inicialmente para funcionar como hospital, mas foi transformado em escola no ano de 1992, inicialmente como Ensino de 1º Grau, conforme Resolução nº 1.278 de 27/04/1992. A autorização para funcionamento da Educação Infantil veio através da Resolução nº 1.067 de 14/03/1996.
Em 1998 passou a ser Escola Municipal Arnaldo Busato – Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, desmembrando-se do atual Colégio Estadual Doutor Décio Dossi, ao qual era integrada através da Resolução 1.067 de 14/03/1996. Esse nome surgiu em homenagem ao notável cidadão que se destacou no Estado do Paraná, tanto por sua pessoa quanto pelo seu trabalho em favor da população. A instituição recebeu este nome como um tributo ao médico Arnaldo Faivro Busato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com