TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.534 Palavras (15 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Instituto de Formação de Educadores Pedagogia

Andréa Rocha de Aguiar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Educação Infantil – parte II

Etapa V

Castelo – ES

2014

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Instituto de Formação de Educadores Pedagogia

Andréa Rocha de Aguiar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Educação Infantil – parte II

Etapa V

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências á conclusão do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório à educação infantil-parte II , da etapa V do curso de pedagogia a distância - EAD. Sob a coordenação do preceptor Eliana Louzada Delesposte.

Castelo – ES

2014

SUMÁRIO[pic 1]

1-INTRODUÇÃO............................................................................................04

2-RELATORIO GERAL.................................................................................05

2.1 - CONTEXTUALIZAÇÃO,IDENTIFICAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ...............................................................................................05

3 – ESPAÇO SALA DE AULA……………………………………………….....11

4 - PLANEJANDO O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA.....................................12

 5-PENSANDO E AVALIANDO O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................14

REFERÊNCIAS............................................................................................15

ANEXOS......................................................................................................16

Introdução

Na etapa V do curso de pedagogia Educação Infantil dos anos iniciais da Universidade de Uberaba,apresento o relatório do Estágio Curricular Supervisionado,totalizando uma carga horária de 150 horas,onde objetivo é aprimorar meus conhecimentos como profissional na área da educação.

O estágio foi realizado na UMEI Brás Lacerda Amigo em Conceição,Rua Manuel Silvestre da Silva,nº197-Centro,que tem como Diretora Renata, que me acolheu muito bem e foram atenciosos ao me passar todos os dados e informações necessárias para a elaboração deste estágio.

A escola Brás Lacerda Amigo funciona com ensino fundamental dos anos iniciais (Educação Infantil). primeiramente conheci as dependências da escola e como se dá seu funcionamento,sua organização, material humana e pedagógica,tomei conhecimento do espaço da sala e as relações estabelecidas nelas,onde percebi a organização do ambiente de ensino e a relação professor com os alunos.

Pesquisei sobre o projeto político pedagógico apresentado pela escola e a organização dos pressupostos que fundamentam o documento.Verifiquei também as relações estabelecidas e o modo como esta proposta acontece na prática da escola em seus diferentes ambientes.

Observei também as relações pedagógicas como dimensões que se integram e se completam no processo educativo.  Na realização deste estágio foram muitos os estudos, as observações, as atividades e vivencias que contribuíram significativamente para meu processo de formação. A formação do educador deve passar pelo processo de teoria e prática interligados com o objetivo único de crescer.

2 – RELATÓRIO GERAL

2.1 Contextualização, Identificação e Organização da Instituição:

Desta forma iniciei a jornada de 100 horas da UMEI Brás Lacerda Amigo, Rua Manuel Silvestre da Silva, nº 197 - Centro. A Unidade Municipal de Educação Brás Lacerda Amigo teve sua origem marcada no dia 06 de abril de 1972. Através de um convênio entre secretaria de educação e cultura do ES e centro cultural dos amigos de Conceição do Castelo representado pelo senhor Osvaldo de Melo Rigo.

Em 1998 o Jardim de Infância Brás Lacerda Amigo passou a denominar-se Unidade Municipal de Ensino Infantil Brás Lacerda Amigo.

Atualmente são 09 salas e 178 alunos; funcionando nos turnos matutino e vespertino, de  07:00 hr às 11:40 hr, e de 12:20 hr às 16:50 hr. No matutino são duas salas de 4 anos e duas salas de 5 anos; vespertino são duas salas de 4 anos e três salas de 5 anos.

A admição dos funcionários da UMEI Brás Lacerda Amigo é feita através do concurso público e contratação temporária - (DT). O processo de seleção e matrícula é oficializado para alunos com idades entre 4 e 5 anos, (4 anos completos até 31 de março). A organização das turmas é realizada obedecendo critérios de ano e mês de nascimento, conforme portaria nº 13/2003.

Escolaridade dos pais:

em média 80% tem o 2º  grau completo

40% são lavradores

95% são da zona urbana.

De acordo com a proposta do PPP, pretende-se articular e desenvolver atividades que levem nossos alunos a serem sujeitos de sua própria história, através de sua inserção no mundo da linguagem, da matemática, das ciências, das artes, da busca do entusiasmo constante com o conhecimento, e ao mesmo tempo constituir-se um ser crítico.

Para que o professor exerça a função de mediador no processo de aprendizagem é preciso que ele se dê conta de que o conhecimento é uma construção que deverá ser realizada por parte dos alunos e que, somente assim,, poderá oportunizar situações e contextos de grande interatividade, favorecendo o desenvolvimento e autonomia de seus alunos.

Querer desenvolver e procurar uma distinção entre o "poder fazer", o "saber fazer" e em especial o 'ter prazer em fazer", também são premissas que se encontram no Projeto Político Pedagógico da Unidade de ensino.

"Acreditamos que tudo aquilo que a criança constitui e constrói em situações de aprendizagem será sempre utilizado tanto dentro quanto fora da escola, promovendo experiências e operando, de maneira compreensiva, autônoma e criativa, as questões que a este nosso aluno forem colocadas."

A criança começa a aprender desde que nasce, e todas as condições correspondem a esta aprendizagem, e o papel da escola é fazer promover situações que isso seja efetivado. Diante das exigências é que se define o objetivo do PPP. É uma elaboração orientadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (86.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com