TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental

Por:   •  18/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 10

Curso de Licenciatura em Educação Física

[pic 2]

Relatório do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental

Frank Paulino Da Costa

Relatório do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental

Frank Paulino Da Costa

RA: 01530003996

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física sob a orientação da Professora Mestra Vera Lucia Campos Ferreira, como parte da exigência da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Fundamental.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................4

DESENVOLVIMENTO.....................................................................6

RELATÓRIO DE REGÊNCIA...........................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................12

REFERÊNCIAS................................................................................13

        

INTRODUÇÃO

Introdução sobre a prática da Educação Física no Ensino Fundamental

A educação física teve um início originalmente limitante, vinculada às instituições militares e à classe médica, uma vez que, fora associada basicamente com as funções higienista e eugenista devido a preconceito e desconhecimento inicial de seus benefícios. Neste inicio, pode-se destacar o foco busca da melhoria da condição de vida das pessoas e a não aceitação da prática da atividade em prol da manutenção da raça branca, evitando a mesclagem com a raça escrava da época, uma vez que, todo esforço físico era ligado a essa raça “inferior”.  Logo, a prática da atividade física era vista com “maus olhos” por ser associada a algo de menor valor, esforço físico desnecessário e distante para a classe social predominante.

No entanto, por influências incentivadas por esse comportamento participativo da classe médica e militar, a Educação Física começou a ser pregada como primordial e necessária visando a formação de indivíduos forte e saudáveis para a defesa da pátria, melhor qualidade de vida a seus praticantes e assim passou a sofrer influências positivas que a tiraram do negativismo inicial mesmo com alguma resistência e passando a ser matéria obrigatória nas escolas.

Observa-se, no decorrer da história de sua origem, que a educação física teve um processo demorado e dificultoso até a condição atual no ensino escolar, e apesar de ter ganhado seu destaque como disciplina essencial, nota-se que ainda é necessária uma valorização devida a esse ensino. Desde antes, a disciplina é vista com menos importância, encaixada em horários desfavoráveis em muitas escolas, o que desmotiva tanto o aluno quanto o professor. E outra situação em que observamos essa desvalorização, que merece citação, é no momento do planejamento, discussão e avaliação do trabalho, no qual raramente a Educação Física é integrada.

A aplicação da Educação Física abrange bem mais que a repetição de exercícios físicos durante as suas variáveis formas práticas e sim a oportunidade de cada individuo apropriar-se de seu conhecimento corporal e assim vivenciar e desenvolver suas potencialidades de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como ser humano. O educador físico torna-se essencialmente bem mais que um professor que transmite um conteúdo ou ensina um exercício, ele necessita ampliar sua visão e compreender a necessidade de cada aluno, oportunizar cada potencial e inseri-los, com suas diferentes capacidades, em um grupo.

A socialização que pode ser adquirida através do conhecimento e reconhecimento das caraterísticas físicas próprias e alheias, das diferenças pessoais, físicas, sociais e sexuais durante o ensino de Educação Física compreende os objetivos esperados dos alunos do ensino fundamental.

E por isso, nessa fase escolar a aula de Educação Física precisa ser mais complexa do que apenas focar na prática da atividade física, na repetição de exercícios. Deve abranger um aprendizado seguro e fácil de todo o movimento corporal somado às informações culturais, sociais e individuais de cada um. Buscando assim o equilíbrio no relacionamento com o outro, na aceitabilidade das diferentes limitações e capacidades de movimentos, sem alimentar preconceitos ou comportamentos egoístas que são facilmente iniciados nessa fase, muitas vezes naturalmente gerado em uma atividade competitiva, mas que deve ser precavida pelo professor. Este é responsável por ensinar, encaminhar e orientar seu aluno da melhor forma mesclando o amadurecimento do corpo e da mente.

A semente da cultura de cuidados pessoais com a saúde corporal deve ser plantada nessa fase escolar, de forma clara e responsável, visando o amadurecimento deste aluno tornando-o um adulto que busca promover e divulgar uma vida saudável por meio da prática de atividade física.

O presente relatório constitui no registro do estágio de Educação Física no Ensino Fundamental, que atende a relatos de atividades no momento da observação, participação e regência.

Visando neste relatório expor sobre a prática da Educação Física no Ensino Fundamental apresentando ideias, regras, sugestões, metodologia aplicável e necessária em uma aula de Educação Física nessa fase escolar buscando experiências acadêmicas entre teoria e pratica.

DESENVOLVIMENTO

 O presente relatório constitui no registro da observação e regência, solicitado para a disciplina do Estágio supervisionado de Educação Física (Licenciatura), que foi realizado no Colégio Geração 2001, localizado à Rua José Barnabé nº258, Bairro Vila Duque de Caxias CEP-79.1000-200, Cidade de Campo Grande/MS, telefone de contato 67-33612029, aos arredores de residências e estabelecimentos comerciais.

Sua missão é promover ensino de qualidade comprometido com o processo de aprendizagem, norteado por valores éticos e morais que possibilitem o desenvolvimento intelectual e emocional de nossos educandos, alinhado ao propósito de sua formação humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (141.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com