TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre o estágio de treinamento no jardim de infância de Evangelical Miria

Relatório de pesquisa: Relatório sobre o estágio de treinamento no jardim de infância de Evangelical Miria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  10.396 Palavras (42 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 42

NATUREZA DO ESTÁGIO

O Estágio Curricular Obrigatório I – Gestão é realizado no 5º semestre do Curso de Pedagogia da UNOPAR Virtual e busca a associação das dimensões teóricas e práticas do currículo. Propicia momentos de reflexão sobre a práxis educativa, bem como as ações realizadas pelo pedagogo no contexto da Gestão, Docência e Pesquisa em Espaços Educativos. Articula interdisciplinarmente os conteúdos, através de procedimentos de observação, reflexão, docência supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade, de atividades práticas e projetos de intervenção. Deste modo, a finalidade do estágio está em proporcionar ao acadêmico do Curso de Pedagogia a compreensão de como o pedagogo participa da gestão dos espaços educativos, de forma concreta: sua representatividade/participação no Conselho Escolar, Direção da Escola, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Organização de Projetos em instituições que ofertam educação formal e não formal. Ainda, a relação que esse profissional estabelece com o professor (docente), em sala de aula, relação com os demais funcionários da instituição, com a comunidade escolar, com os pais dos alunos, entre outros.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como intuito relatar a pesquisa realizada na Creche Evangelica Miriã pela acâdemia do 5 º Semestre de Pedagogia da Unopar do estágio proposto na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I-Gestão.Nesse relatório será possível observar o enriquecimento proporcionado por meio dessa experiência no contato com a realidade institucional,pois o estágio é de fundamental relevância para a formação do acadêmico do Curso de Pedagogia.Sendo assim na perspectiva de desenvolver o estágio de gestão, de aprimorar conhecimentos profissionais e educacionais, a Creche recebeu-me de forma satisfatória,fui bem acolhida pela diretora e demais funcionários,fator de primordial importância para a realização do estágio.

A creche Evangelica Miria foi fundada no dia 10 de setembro de 1993 desde sua criacao tem como entidade mantenedora a igreja evangelica Assembleia de deus e a prefeitura municipal.oferece educacao infantil para as criancas de ambos os sexos, na faixa etaria de 1 ano e 6 meses a 4 anos de idade em tempo integral.

O estagio supervisionado visa fortalecer teoria e prática, baseado nos princípios metodológicos permitindo uma visão ampla da parte organizacional, promovendo a observação e compreensão da estrutura escolar quanto aos aspectos de administração, planejamento e execução do trabalho realizado pelo gestor, junto à equipe escolar e o Projeto Político Pedagógico. Fui muito bem recebida e atendida por todos, e para tirar minhas dúvidas entrevistei a Diretora, a coordenadora, e a secretária. Ao relizar este trabalho junto a Instituição teve a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o processo educativo escolar e do papel do gestor, a organização e a gestão constituem o conjunto de condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição no processo de escolarização.

A Instituição observada tem caráter social afetivo e intelectual proporciona um ambiente rico em estimulações e desafios, favorecendo assim a evolução do pensamento do educando e o exercício pleno de cidadania, proporciona a educação básica necessária ao desenvolvimento integral do aluno e a sua preparação para a continuidade dos estudos e enfim oferece as crianças um ensino de qualidade não só o conhecimento intelectual e cientifico, mas também um maior conhecimento do amor de Deus sem distinção de credo.

A execução deste estágio e o estudo sobre o projeto político pedagógico da creche, bem como os conceitos sobre gestão escolar serão muito importante para minha aprendizagem, pois busquei conhecimento promovendo experiências para minha atuação profissional.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO.

A Creche Evangélica Miriã esta situada na Praça Alcides Junqueira, N°136 Bairro Junqueira, tendo como responsável pela Entidade a diretora Nilza Arantes Alves, a mesma foi fundada no dia 10 de setembro de 1993, sendo que já havia no local prédio construido pela Igreja Assembleia de Deus desde sua criaçao, tem como entidade mantenedora a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, entidade religiosa e a Prefeitura Municipal de cidade de Ituiutaba, tendo horario de funcionamento integral que é das 7:oo hs da manhã as 16:30 da tarde onde esta mesma oferece Educaçao Infantil para criancas de 1 ano e 6 meses a 4 anos de idade. A estrutura física da creche é de excelente organização,oferecendo assim uma boa acomodação aos educandos da creche tendo 8 salas de aula,4 salas do maternal 1, 2 salas do maternal 2 e 2 salas do pré, onde as salas são médio com decoração bem organizada para cada faixa etaria das turmas, com cadeiras e mesas apropriadas para criancas de 4 ano , armário para guardar materiais e quadro branco com pinceis nas salas do pré, e nas demais salas são usadas mesinhas de acordo com a faixa etária de cada turma,tendo material necessário para o andamento das aulas, pois sempre que precisa a equipe diretiva procura sempre suprir as necessidades de materiais da escola, nunca deixando faltar nada para a creche. Existem várias dependências para realização de atividades tais como: sala de video equipado com TV,bebedouros, pátio, sanitários feminino e masculino para criancas de acordo com o tamanho deles e sanitarios para os funcionário e 1 sanitario de cadeirantes onde possa ter a necessidade ,pois não vi a presença de criança com deficiencia fisica ou cadeirante na Instituição, mas eles estão preparados para receber os mesmos, tendo até rampa com adquação própria para recebe-los , 1 biblioteca com livros didaticos para estudos e planejamentos dos professores e livros de historias de acordo com a faixa etária das crianças da creche. Tem uma área de lazer e diversão que não é grande para as crianças brincarem com varios brinquedos (gangorras, motocas, escorregadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com