TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação da Educação e Diversidade e a Prática Docente

Por:   •  29/6/2021  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

        

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS- GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENSINO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

[pic 2]

DISCIPLINA: Educação e Diversidade

DOCENTE: Esp. Isis Emanoela do Amor Divino Borges

DISCENTE: Gisele Gomes Andrade

Relação da Educação e Diversidade e a Prática Docente

A escola é o local onde as experiencias são passadas através da diversidade, seja por imposição ou por relações socioculturais. O professor é o “responsável” pela interação no referido espaço. Os educadores são consumidos diariamente pela diversidade social, física, econômica e cultural. Para tanto, é extremamente relevante que estejamos atualizados e preparados para desempenhar nossa função que não se resume somente a propedêutica. No entanto é perceptível o despreparo de muitos colegas (não somente professores).

Na minha percepção tudo ocorre de forma incorreta, pois somos vítimas da nossa própria formação inicial. Alguns conceitos arcaicos foram impostos há muitos anos e isso foi sendo transmitido e geração para geração. Cabe a quem já domina ou entendo mesmo que seja pouco sobre o assunto, não permitir que as discriminações ocorram. O componente curricular Educação e Diversidade veio para somar muito à minha prática, trouxe conceitos novos, conteúdos atualizados e discussões que me fez repensar vários momentos vividos em que haviam situações de preconceitos que passaram despercebidas. As contribuições dos colegas com seus relatos foram emocionantes e as levarei para sempre e estarei cada vez mais atenta às falas, gestos, brincadeiras etc.  sempre buscando orientar e não permitir que as distinções aconteçam.

Entendo que na prática docente apesar de sempre falarmos de liberdade de opiniões precisamos ensinar primeiro o respeito às diferenças e o acolhimento de todos e sermos mais empáticos. Foi extremamente relevante a disciplina, não somente para o curso, mas para a vida. Afinal, o preconceito está em qualquer lugar e precisamos estar atentos a isso para reprimirmos ao primeiro sinal. Me interessei pelo tema e aos poucos estou lendo toda a bibliografia indicada pela professora. Se queremos o mundo melhor, a mudança precisa partir de cada um de nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com