TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE FRENTE A DIVERSIDADE DOS ALUNOS: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES

Por:   •  20/8/2017  •  Artigo  •  4.215 Palavras (17 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 17

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE FRENTE A DIVERSIDADE DOS ALUNOS: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES

Teachers’ formation and intervention as regards students' diversity: analyses and propositions

Geandra Cláudia Silva Santos

Maria Teresa Moreno Valdés

RESUMO

Este trabalho apresenta o resultado de uma reflexão sobre a formação e o trabalho docente, a partir da diversidade dos alunos e do processo didático-pedagógico, que compõem o contexto de atuação do professor do ensino público regular, da cidade de Tauá, visando construir uma proposta de eixos norteadores para a formação contínua de professores possibilitando trabalhar a diversidade dos alunos. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa, que possibilitou através de entrevistas e observações, registrar concepções, análises e proposições dos professores do ensino fundamental, a respeito do seu processo de formação, no âmbito da universidade, articulado com as necessidades e desafios da prática educativa em que está inserido.

Palavras - chave: Formação docente, diversidade, eixos curriculares

ABSTRACT

This work introduces the result of a reflection on the formation and the educational work, from the students diversity and of the didactic-pedagogical process, that compose the regular public teaching teacher performance context, of the city of Tauá, aiming build a axises norteadores proposal for teacher’s continuous formation enabling work students' diversity. For so much was going accomplished a qualitative research, that enabled through interviews and observations, register conceptions, analyses and teacher’s fundamental teaching propositions, regarding your formation process, in the university scope, articulated with the educational practice needs and challenges where is inserted.

Keywords: Educational formation, diversity, axises curriculares


1. INTRODUÇÃO

A formação do professor tem sido palco de constantes discussões, revisões e investimentos pelos vários setores da sociedade, em todo o percurso de democratização da escola pública. Tal fato é sensível principalmente na década de 90 que culminou com o Pacto Pela Educação De Qualidade Para Todos em nível mundial, Plano Decenal De Educação; Pacto Pela Valorização do Magistério do Ensino Fundamental; a LDB N.º 9394/96; e Plano Nacional de Educação, em nível nacional.

Essa preocupação enfatiza a importância do professor no enfrentamento dos dilemas educacionais em busca da qualidade na formação dos sujeitos sociais, mesmo revelando também um caráter centralizador da responsabilidade pelo fracasso escolar no trabalho docente, dissociando-o em alguns momentos dos condicionantes que permeiam o complexo fenômeno educativo, no que Arroyo (1995) e Nunes (2000, p. 103) intitularam com os dilemas docentes frente às leis, ora aparecendo como culpados da má qualidade, ora como protagonistas das inovações em busca da tal qualidade.

A problemática em foco atravessa todos os níveis e modalidades de ensino e atinge grandes proporções quando se trata da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE), que historicamente são discriminadas, vítimas do preconceito contra a diversidade, relegando ao descaso os constitutivos necessários para o desenvolvimento integral dessas pessoas.

Segundo o postulado da concepção Sócio-histórico-cultural, toda criança pode aprender e se desenvolver, mesmo trazendo consigo problemas de ordem física, cognitiva, motora, mental ou múltipla, dependendo da atenção dispensada a esta pessoa.

Portanto, urge uma mudança tanto na escola, referente a sua estrutura e na organização, como na formação de professores para possibilitar os meios adequados a uma educação significativa e desenvolvimentista.

O respeito e a valorização da diversidade das pessoas, tem mobilizados movimentos em favor da inclusão social das parcelas discriminadas da população e continuamente sendo discutida e assumida efetivamente  pela educação escolar, configurando-se como um poderoso desafio para toda comunidade envolvida.

Diante desse desafio que se lança ao professor, consideramos necessário uma reflexão sobre o problema, através da realização de uma pesquisa de cunho qualitativo, junto aos professore do ensino fundamental público, de um município do interior cearense, com o intuito de compreender como o professor analisa a sua formação acadêmico-profissional, diante da diversidade dos alunos e do processo didático-pedagógico, componentes do seu contexto de trabalho.

Por conseguinte, foram elencados e organizados, mediante as análises reveladas nas opiniões dos professores, eixos norteadores para a formação de professores, do ponto de vista da revisão e/ou construção de novos processos formativos.

2.CAMINHAR METODOLÓGICO

Em virtude da complexidade inerente ao objetivo desta pesquisa, considerou-se os pressupostos da abordagem qualitativa, como adequados para penetrar e captar as múltiplas dimensões que compõe a realidade concreta a ser investigada, contribuindo consequentemente para sua compreensão pelo menos inicial tendo em vista a mutabilidade dos fenômenos sociais e do conhecimento humano.

O contexto de investigação, foi composto pelos cursos de formação contínua de professores do ensino fundamental, promovidos no âmbito universitário, no município de Tauá-Ceará, tendo como sujeitos informantes, 26 professores-alunos, e 06 professores ministrantes dos cursos.

Os critérios de seleção dos professores-alunos levou em conta que todos os sujeitos deveriam: ensinar na sede do município; estarem no exercício do magistério; e terem como formação inicial o curso pedagógico. Enquanto para os professores, tempo de experiência no magistério diferenciado.

Os indicadores utilizados como orientação para o diagnóstico da realidade foram definidos nos núcleos  teóricos abaixo:

- Formação de Professores: a)Formação inicial; b)Formação contínua; c)Articulação teoria e prática; d)Saberes docentes.

- Diversidade: a)Conceito de Diversidade; b)Fontes de Diversidade; c)Necessidade Educação Especiais; d)Inclusão Escolar.

A realização desse estudo, requer vários métodos e instrumentos de coleta de dados, afim de ter acesso a um contigente considerável de informações que viabilizem a novas possibilidades de leitura e interpretação das informações relacionadas ao objeto de estudo.

Entre os métodos empíricos empregados para captar a realidade em foco, estão: a entrevista, a observação, e a análise documental, incidindo respectivamente, sobre as opiniões e avaliações dos informantes; sobre as ações didático-pedagógicas, e os documentos relacionados as políticas educacionais e aos projetos dos cursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com