TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representações Sobre o Fazer Docente Produção Textual: Reflexão Pessoal

Por:   •  13/12/2021  •  Dissertação  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

Práticas de Ensino I – representações sobre o fazer docente

1.5 Tarefa: Produção textual: Reflexão pessoal

Para fazer essa atividade, não posso deixar de falar um pouco sobre mim, hoje tenho 40 anos, sou casada tenho um filho de 6 anos e estou gravida de cinco meses. Tenho formação em Licenciatura em Geografia, e minha primeira faculdade foi economia por falta de opções e pressão da família de fazer uma graduação.

Sempre fui muito dinâmica sempre gostei de estar em movimento, assim que casei prestei o Enem e com a nota consegui uma bolsa de estudo em geografia, e depois da graduação prestei o Enem novamente e surgiu a pedagogia pela UFSCAR.

Antes da pandemia não estava em meus planos fazer a graduação no momento. Mas me vi com um menino de 5 anos, afastado da escola pela pandemia e todo dia tinha várias lições para fazer e postar.

Fiquei sozinha sem ajuda, sem didática e perdida. Não havia ajuda pela escola, apenas a cobrança da entrega das tarefas. Não vou negar foi muito, muito difícil.

Saber passar de forma que a criança entenda o que você esta falando não foi fácil. Mas um dia depois de eu dobrar o joelho e pedir ajuda a Deus tudo mudou da aguá para o vinho, eu falava meu filho entendia. Começou a gostar que eu ensinava não sei ter outra explicação, Deus me ajudou, foi uma mudança radical.

Foi se tornando prazeroso, gostoso e uma troca de mais envolvimento entre meu filho e eu. Foi a partir dessa necessidade de ajudar meu filho, que surgiu o interesse da pedagogia. Ver o progresso ele se tornando alfabético por mérito meu e exclusivo, foi recompensador. E quando meus ensinamentos tornaram prazerosos tanto pra mim quanto pra ele foi motivador.

O professor pode ensinar mais com o que é do que com aquilo que pretende ensinar; seu modo de fazer as coisas implica mensagens implícitas de efeitos que podem ser positivos ou negativos; se aceitam ou recusam suas atitudes e seus valores, reforça-se o interesse ou o desinteresse pelo aprendido (pode aprender a odiar a matéria). (MORALES, 1998, p.25)

Ensinar é mais que passar um conteúdo, é mais que pintar desenhos ou brincar de forma educativa, é um ato de amor, e você pode mudar as atitudes que a criança desempenha na vida social para uma melhora, e a forma dela ver os outros e tratar os outros. Cada progresso cada descoberta que eles têm é tão gratificante, e quando eles contam algo que imaginam que somente eles sabem. Ver o sorriso a alegria no aprender não tem explicação e palavra que descreva o orgulho que sentimos por fazer parte daquela construção.

O professor da sala de aula, que esta ali todos os dias se reinventando, procurando uma forma de chegar em cada aluno para que ele esteja no nível desejado de cada ano, é um grande desafio, cada aluno é diferente, entende de forma diferente. Saber colocar o ponto certo para que todos possam progredir de forma acadêmica. Essa profissão deveria ser muito respeitada, todos os pais que mandam seus filhos para a escola, com a preocupação de serem bem tratados, serem bem ensinados academicamente.

Cada criança é uma folha em branco, e dependendo de como nos dedicamos a ensinar ela fará pinturas lindas ou borrões nessas folhas.

Todo professor tem que estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com