TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Arte da Leitura Expressiva e do Reconto

Por:   •  3/5/2016  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA

RESENHA CRÍTICA

SIMPÓSIO A ARTE DA LEITURA EXPRESSIVA E DO RECONTO

Curso: Pedagogia

Disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambiente não Escolar

Professor (a): Tathyane Alves Dias

Nome: Leandro Vinícius Santos              RA: 6814002816

 Turma: P7 “A”


PALESTRA: A PROMOÇÃO DA LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR

Na semana do dia 28 de Março de 2016 teve inicio o Primeiro Simpósio De Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Brasília que duraria 5 dias e seria realizado por cada turma de cada semestre, iniciando com uma palestra na turma do sétimo semestre. O palestrante a nos prestigiar na abertura da semana foi o pedagogo Geraldo Costa que atua na área de Pedagogia a mais de 20 anos e é escritor de literatura infantil. Realizou um trabalho de dez anos no Timor Leste (País no Sudeste Asiático) e atualmente trabalha na Província Marista Brasil Centro Norte (Taguatinga Sul).

O simpósio se iniciou no dia 23 de março, uma quarta feira, quando o palestrante nos surpreendeu com uma visita em nossa sala de aula caracterizado de um matuto querendo vender seus peixes a um dos governantes de nossa cidade. O interessante que ninguém estava entendendo nada do que se passava ate então e nem tinha reconhecido totalmente quem era aquela pessoa, porem no dia de sua apresentação apresentou esta estratégia importante e interessante com a qual foi feita anteriormente uma caracterização, a de cativar a curiosidade do publico chamando atenção para algum fato da historia, com pequenos trechos que seriam contados em sala e deixando o mistério para o publico.

O tema apresentado é muito importante na área da pedagogia: A promoção da leitura e a formação do leitor com ênfase na Arte da Leitura Expressiva e do Reconto e expos algumas estratégias essências para se contar historias como:

  • Apresentação da obra, leitura expressiva e reconto oral;
  • O estimulo da curiosidade dos ouvintes através de jogos, marketing cultural e envolvimento emocional;
  • Repercussão: assentamento da experiência e partilhas literais;
  • Voz: volume, ter boa dicção, entonação e interpretação;
  • Corpo: espontaneidade, desinibição, gestualidade (expressão corporal);

        Geraldo nos apresenta a importância de uma preparação previa, de um planejamento cuidadosamente elaborado do leitor para com a história, conhecer a historia para um melhor desempenho quando for necessário o improviso o leitor terá mais confiança ao contar a historia. O ambiente é de suma importância quando falamos em contar historia, pois um espaço muito vago e grande acaba por dispersar a voz e ocasionando de os ouvintes não o entender corretamente, sem falar na perda de concentração dos ouvintes quando o lugar tiver muitas pessoas transeuntes no recinto, tem que ser um espaço não muito grande, de preferencia uma sala que consiga comportar a quantidade de ouvintes a participar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (102.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com