TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica do filme " O cisne negro'

Por:   •  10/7/2017  •  Resenha  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  2.430 Visualizações

Página 1 de 3

O Cisne Negro

AFRONOFSKY, Darren(2010). Black Swan(Filme). Fox Searchlight Pictures, EUA,2010.

O diretor Darren Aronofsky traz uma história intrigante que mexe com o lado psicológico do telespectador. A primeira bailarina de uma companhia está prestes a se aposentar e o posto acaba ficando com “Nina” interpretado pela atriz (Natalie Portman), que atua de uma forma brilhante, apresentando aos espectadores uma verdadeira aula introdutória à psicanálise no longo “O Cisne Negro”.

Nina é uma bailarina que ganha o papel principal de um espetáculo chamado “O Lago dos Cisnes”. A história do espetáculo trata de uma princesa que se transforma em cisne branco e precisa do amor sincero de um príncipe para voltar à vida humana, porém, o príncipe acaba se enfeitiçando pelo cisne negro, que apresenta um forte poder de sedução. Perturbado diante desse fato, o cisne branco acaba se atirando do alto de um penhasco se suicidando, trazendo a morte através de um amor não correspondido.

A bailarina enquadra-se muito bem no papel de cisne branco, por ser uma jovem com uma vida tranquila, morar com a mãe e viver em um quarto rosa rodeado de ursos de pelúcias. Apresentando uma pureza conservadora, ao mesmo tempo uma relação muito infantil e imatura com o sexo. Entretanto, a personagem possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe. Uma ex- bailarina que não conseguiu ter o mesmo sucesso da filha em sua carreira. A mãe da personagem acaba ganhando um lugar em destaque na trama, por ser muito controladora tornando a filha como uma propriedade única e exclusiva alimentando o seu masoquismo e interferindo em sua vida social.      

 No entanto, Nina precisa incorporar o seu lado mais instintivo para interpretar o papel do cisne negro. Com ajuda de seu professor que a intimida e provoca, despertando seu lado sexual, ainda não explorado. O que a faz encontrar seu lado negro o qual surge das profundezas de sua personalidade. Sua relação com o professor acaba ganhando um lugar de destaque, por mexer com seus estímulos sexuais através de sua imaginação. Em função da turbulenta missão de interpretar os dois personagens em um grande espetáculo, reflete-se a dualidade de personagens completamente diferentes na bailarina, que por sua vez, acaba por se perder em um abismo de emoções mostrando um lado um tanto quando perturbador, por meio de sentimentos conflituosos.

Percebe-se que no decorrer do filme a personagem é esquizofrênica, pois, sua consciência se parte ao meio, absorvendo as duas identidades tanto a do cisne branco como a do cisne negro. Neste momento, ela acaba caindo em um abismo sem fim onde sua vida pessoal não tem mais sentido, não importando as consequências desta transformação psicológica, mas sim a satisfação de chegar ao fim de sua apresentação para satisfazer tal loucura que acabou se tornando uma montanha de emoções reveladoras. Através desse ato psicótico em assumir duas identidades, fica evidente que ao atuar em dois papéis a personagem jamais poderia ser algo maior que o cisne branco. Nina sempre foi uma eterna criança que acabou sucumbindo um mar de emoções e tornando-se completamente vulnerável ao se apossar de um papel que nunca poderia ter sido dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com