TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do Texto: Cultura negra e Educação.

Por:   •  5/12/2019  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Aluna: Juliana da Costa Pereira    

Disciplina: Cultura Afro-Brasileira e Educação

Resenha Crítica do Texto: Cultura negra e Educação.

O texto faz uma reflexão sobre cultura, mostra que esta voltou ao modismo pedagógico e nos faz pensar sobre a relevância deste modismo.

Cultura é completamente adaptável, através dela vivemos em diversos ambientes e nos adaptamos a ele, é possível transformar a cultura, incluir coisas a ela. A autora cita a cultura como um mapa que orienta o comportamento, que norteia, ele é convencional e por isso não se confunde com o território.

A partir disso nos comportamos conforme as pessoas ao nosso redor, os sistemas de representação são constituídos através do relacionamento dos indivíduos e dos grupos sociais e também regulam o mesmo. Porém apesar das autoras possuírem os mesmos aspectos, não podemos esquecer das particularidades de cada uma.

Debert alerta para tomarmos cuidado com a ênfase que damos aos universais, pois na tentativa de encontrar o que é comum nas experiencias das culturas diferentes, entre outras coisas, as multifacetações e fragmentações, acabam transformando-se em “categorias vazias”.

A relação entre a cultura negra e a educação começa com a concordância de que geneticamente negros e brancos são iguais, porém através dos anos a diferença entre ambos foi construída, pela cultura, como uma forma de classificar o ser humano. Nas relações de poder, as diferenças foram transformadas em formas de hierarquizar os indivíduos, grupos ou povos. Isso também acontece com o sexo e a idade e, é transformado de uma sociedade para outra.

O negro brasileiro por sua história de escravidão e do racismo, sofre até hoje com a hierarquização e classificação.

A escola hoje possui um papel fundamental na transformação desta cultura de racismo, ela vem difundindo os aspectos negativos relacionados ao negro. O educador possui uma grande responsabilidade neste aspecto, pois faz com que o aluno desenvolva um pensamento crítico para vários aspectos, entre eles na cultura anti-racismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com