TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Descritiva Coesão e coerência – Devem-se Distinguir?

Por:   •  9/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo 2: Coesão e coerência – Devem-se distinguir?

Após a leitura do livro em seu primeiro capitulo que fala sobre Coesão e coerência, onde há a pergunta se devem-se distinguir as duas. Percebe-se que há sim diferenças entras as duas, pois a coesão segundo o livro de Fávero a coesão se manifesta no nível micro textual e a coerência por sua vez se manifesta em grande parte macro textualmente (pagina 9).

A coesão e utilizada para fazer uma ligação entre as palavras que lemos e ouvimos dentro de uma sequência. Ex.: João saiu de casa para ir à escola, mas estava chovendo, então retornou a sua casa para pegar o guarda-chuva, o mesmo estava em seu quarto. Neste exemplo pode-se perceber que há uma sequência bem coordenada entre as conjunções, pronome e preposições que fazem a ligação em todo período.

A coerência e usada para organizar as ideias de uma forma logica, dessa formar, o texto deve ser escrito corretamente, porem com ideias interligas e que fazem sentido. Ex.: Os cachorros da minha casa correm livres pelo quintal. Neste exemplo podemos ver que a frase passa a ideia certa de um cachorro que é correr livre, a coerência age de forma que as palavras se ligam, dando uma coerência melhor demostrando a liberdade dos cachorros.

Capitulo 3: Como analisar a coesão

Revendo alguns autores

Este capitulo tem como base analisar as classificações das relações coesivas que estabelecem formalmente num texto, ou seja, é a ligação harmônica entre duas partes, citamos como exemplo a construção de uma redação. Para se construir um texto é necessário que ocorra cinco categorias no decorrer do procedimento de construção, sendo eles: referência, substituição, elipse, conjunção e léxica, cada uma delas possuem suas próprias conjunções ou características dentro do texto.

Dentro do artigo, Marcuschi, 1983, apresenta quatro grupos de conexão sequencial que estão ligados entre si dentro do texto, que são os repetidores, substituidores, sequenciadores e moduladores, que os mesmos servem para dar uma sequência lógica ao texto, ou seja, para dar uma coerência ao texto.

Uma proposta de reclassificação

Isso já nos mostra que há diversas formas que leva a construção de um texto. Assim Fávero propõe que há três tipos de coesão textual: referencial, recorrencial e sequencial.

Capitulo 5: Coesão Recorrencial

A coesão recorrencial é marcada, como sugere a própria nomenclatura, pela recorrência de um mesmo termo. Isso significa que esse tipo de coesão é feito a partir da repetição de um vocábulo ou de estruturas frasais semelhantes. Veja um exemplo: “Para chegar a tempo, Carlos correu, correu, correu.”

Recorrência de Termos

Tem a função de enfatizar: “Eu escutava, escutava e escutava… Já estava cansada de escutar…”

Paralelismo

Serve para tornar a leitura mais agradável. Embora não seja perceptível, essa função está presente em todas as orações. Na construção textual, desde a mais complexa até a mais simples, é preciso manter um certo padrão. Elementos como coesão e coerência, clareza, precisão, objetividade.

“Sinta-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com