TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gente Branca

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Documentário Gente Branca – UOL

A branquitude vem para contribuir para um antirracismo onde todos são tratados com igualdade. Antigamente a empregada doméstica era tratada como uma continuidade da família, sem que fosse observado que essa mulher cuja maioria pertence a raça negra, tem família e uma vida fora de casa.

O preconceito surge no momento que não vemos que o negro também pode desempenhar um ótimo trabalho em outras profissões que não seja empregada doméstica, pois quando julgamos a pessoa pela cor de pele, por ser mais escura do que a nossa ela já se encontra em condição de marginal. Essa atitude não é nada honrada e honesta consigo mesmo e com o outro, pois somos todos iguais e o que realmente muda é a cor da pele.

O homem branco dificilmente vai sofrer um tipo de preconceito por sua cor de pele, e na maioria das vezes ele se vale dos privilégios que tem em relação ao homem negro, como por exemplo, numa vaga de emprego. Para diminuir essa desigualdade entre brancos negros, foi criada a cota para negros nas universidades do Brasil. Mas será que isso diminui ou aumenta ainda mais a distância entre os negros e os brancos? Mesmo havendo mais brancos do que negros formados principalmente no ensino médio, onde a maioria de raça negra não se forma por ter que trabalhar ou por acabar entrando no mundo do crime, fato este que responde facilmente à pergunta.

Podemos considerar que estamos evoluindo aos poucos no que se diz respeito a igualdade racial, porém esse é um longo caminho que temos de percorrer, enquanto isso, continuaremos lutando pela igualdade racial de negros, brancas, índios e pardos.

Um dos pontos que também foi apresentado no documentário, é o fato de que o branco pode até nascer pobre, mas no dia em que for fazer uma entrevista de emprego se estiver bem vestido, ele não terá problemas, pois a cor da sua pele te favorece e ela será muito bem recebida e terá uma atenção maior por mais simples que ela esteja. Já um negro sempre será negro em qualquer lugar, independente da sua vestimenta ou do seu grau de estudo, nem sempre ele será bem recebido ou terá a atenção que merece justamente por ser julgado por sua cor de pele.

O fato é que não só nas oportunidades de se conseguir um bom emprego, como a chance entrar em uma boa universidade, ser bem tratado em algum estabelecimento, ser bem visto pela sociedade, no caso das pessoas de raça negra as chances são bem menores do que as pessoas de raça branca, pois os brancos sempre alcançam resultados maiores e sempre são vistos como uma pessoa superior. Já o negro é visto como supostamente inferior, é visto pelas pessoas como uma pessoa suja, é tratado como qualquer um, com desprezo e maioria não tem oportunidade (porque não lhe é dada) para mostrar seus conhecimentos, seu potencial, apresentar seus objetivos, ter dignidade e ser tratado por igual, e nesse caso, sempre é o branco que leva vantagens em tudo.

Alguns acontecimentos nos entristecem um pouco mais, pois são casos de preconceito e racismos que acontecem também nas escolas, é absurdo o que as nossas crianças desde de muito cedo vem sofrendo sem saber como lidar com desprezo pela cor de pele e o tipo de cabelo, por ser considerada inferior as outras crianças, muitas vezes essa criança se encontra sozinha, pois não vê o apoio do adulto que é responsável por cuidar dela, seja ele seu pai, sua mão, seu professor ou a própria comunidade, muitas vezes fatos como esse são considerados corriqueiros, e por incrível que pareça,  é mais comum do que se imagina uma criança se recusar a brincar  com a outra só porque ela tem um tom de pele mais escuro, ou mesmo por já ter sofrido tanto calada, que chega ao ponto de se isolar por conta própria das outras crianças, pois já não vê saída e percebe que ninguém toma providência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com