TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro o Sentido da Escola

Por:   •  27/5/2021  •  Resenha  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

IDENTIFICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

ALVES, Nilda e GARCIA, Regina Leite. (org) O Sentido da Escola. 4ed – Rio de Janeiro: DPBA, 2012.

CREDENCIAIS DO AUTOR.

Professora titular em alfabetização da Faculdade de Educação da UFF Universidade Federal Fluminense. Membro do grupo de trabalho de currículo da ANPED. É autora de artigos publicados no Brasil e no exterior.

OBJETIVOS DA OBRA

A obra é destinada aos profissionais do setor educacional nas áreas de educação infantil, anos iniciais e educação especial e inclusiva, assim como também aos alunos dos cursos da área de educação.

ANALISE GLOBAL DA OBRA

O texto resenhado é um dos capítulos do livro especificado na referência denominado Do Baú da Memória: histórias de professora de Regina Leite Garcia, nele a autora relata suas memórias com relação as histórias que vivenciou e que tem escutado de outras professoras.

O livro nos seus vários textos faz uma denúncia sobre o processo de destruição da escola pública e da desmoralização da professora, avisam as organizadoras que a escola pública não está morta e que seus professores não desistiram de lutar por ela.

Especificam a sua não concordância quando autoridades atribuem o fracasso escolar a formação do professor. Por isso no texto abordam outras historias com relação ao fracasso escolar. Retrata a realidade dos professores que trabalham com tripla jornada em várias escolas, e que, além disso, tem os afazeres do lar, sem tempo então para se organizar coletivamente e se defender das injustiças que lhes são conferidas por isto as autoras resolveram tomar para si este compromisso de contribuir para a preservação da memória da categoria do magistério. Isto feito através da escrita onde se tem a intenção de colocar a prática como produtora de conhecimentos que por vezes se antecipa a teoria.

A primeira história relatada, fala sobre o trabalho da professora Lucia com relação a  copa do mundo, transformando sua sala de aula com criatividade e liberdade. Seus planejamentos são flexíveis, adequados a realidade da sala.

A professora registra tudo o que acontece a cada dia em sua sala de aula. Todo o trabalho desenvolvido é feito de maneira interdisciplinar onde as diferenças são respeitadas. Onde se aprendeu muito mais do que os conteúdos especificados no programa ou no livro didático. Em seguida a história a autora faz comentários sobre o relato evidenciando o comportamento da professora com a aprendizagem dos alunos.

A segunda história relatada foi sobre uma professora da educação infantil que contou um pouco das suas vivências após o relato a autora fez comentários, onde ficou evidenciado que o desenvolvimento das atividades possibilitou o aprendizado de conceitos matemáticos a partir de situações vividos. O aprendizado se deu com as crianças fazendo, investigando, descobrindo, trocando experimentando, ousando, errando e acertando.

APRECIAÇÃO

O texto trás uma linguagem clara e objetiva e retrata com bastante propriedade o universo escolar. O mais interessante é que para isso se utiliza de fatos reais relatados por professores que vivenciam situações no seu cotidiano que mostram que é possível fazer educação de qualidade no país, e que evidenciam com certeza que a causa do fracasso escolar não está nos professores. Pode até ter profissionais que decepcione a educação. Mas existe um número enorme que faz a diferença, que acredita nos alunos e no poder da escola. Que tem história para serem contadas e ouvidas que retratam a resistência dos mesmos ao projeto neoliberal que tem se tentado impor a educação como única alternativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com