TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Praticas Pedagógicas

Por:   •  5/11/2015  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  1.452 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE APOGEU

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em

Educação Especial

NOME

Práticas Pedagógicas e Avaliação para o Deficiente Visual

Brasília-DF

2014

COMPREENDENDO A DEFICIENCIA VISUAL E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

A sociedade no decorrer do tempo, vem sofrendo um processo acelerado de desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e o processo pedagógico, o que tem se tornado entre os professores e agentes escolares um ponto importante em forma de comprometimento do processo ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual.

Dessa forma, faz-se necessário à busca de uma nova reflexão no processo educativo, onde o agente escolar passe a vivenciar essas transformações para buscar novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo ensino-aprendizagem do seu aluno com deficiência visual, e com isso serem colocado como atuantes nos avanços estruturais de nossa sociedade, e como um instrumento de enfoque motivador desse processo.

Ambas são importantes para uma avaliação completa. Para que o professor possa avaliar seu aluno com deficiência visual é preciso conhecer seu grau de dificuldade e essa avaliação é feita através de um longo processo, sendo necessário inicialmente obter dados e coordena-los com as informações do oftalmologista, com isso é possível traçar um plano educacional apropriado ao aluno deficiente visual.

As condições para uma programação que propicie desenvolvimento, aprendizagem e preparo para a integração social será melhor especificada quanto mais completa for a avaliação.

A avaliação no caso do deficiente visual também precisa ser realizada através de uma análise que esclareça sobre os dados da experiência desenvolvida pelo deficiente visual, isto é, o quanto ela propicia, em seus vários aspectos, um crescimento de autonomia, o quanto ela é deficitária nesse sentido, se há dificuldades que interferem além da deficiência visual, como está seu processo de aprendizagem, localizando suas facilidades e problemas.

REFERÊNCIAS:

BEYER, Hugo Otto - Inclusão e avaliação na escola:de alunos com necessidades educacionais especiais. 3ª. ed.Porto Alegre: Mediação, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com