TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "Práticas Parentais"

Por:   •  23/11/2020  •  Resenha  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

Qual a forma correta de criar e educar uma criança? Há inúmeras opiniões baseadas em senso comum e estudos que se propõem analisar esse tema. O texto tem como objetivo analisar a aspectos da produção cientifica brasileira em torno dessa área a partir de um banco de dados de 64 resumos de artigos. Criadas várias categorias para analisar estes resumos e as relações familiares apresentadas nestes, foi também visto uma gama de nomeações para os ensinamentos que os responsáveis dão às suas respectivas crianças visando seu desenvolvimento. Nomes como: práticas parentais; práticas educativas; cuidados parentais, são adotados para representar aspectos da relação em que pais educam e cuidam de seus filhos.

Dentre os artigos analisados, os primeiros, datados por volta da década de 60, trazem consigo uma intenção de categorizar essas práticas educacionais a partir das permissões e restrições impostas pelos pais, controle e apoio, permeando valores e ideais daqueles que estão na posição de educadores. Aberta as portas sobre esse tema, os artigos das décadas seguintes vão adotando uma visão que busca abranger os efeitos sobre esses cuidados e ensinamentos parentais, permeando os contextos socioculturais dos ambientes onde essas famílias estão inseridas. Os resultados das pesquisas de Luster, Rhoades e Haas (1989) mostram que pais e mães que valorizam a autonomia e a responsabilidade dos filhos, adotaram práticas menos restritivas, enquanto pais que valorizam a conformidade escolhem práticas educativas mais restritivas e repressivas. É preciso nesse ponto também considerar questões financeiras e raciais, visto que esse momento do Brasil é marcado por extremo conservadorismo proveniente da ditadura militar. Então temos nesse período uma parte do país adotando até práticas educativas com teor militar, e em contraproposta aqueles aderentes ao movimento hippie, que trazem consigo ideais mais permissivos, e no meio disso tudo se encontra aqueles que não se identificam entre esses dois lados extremamente opostos. Foi também por volta década de 80 que intensificaram os movimentos raciais e junto a isso, a perseguição contra os negros como podemos ver na história do país. Infelizmente os artigos não abordam esses temas cruciais para uma análise mais completa.

O método utilizado para análise foi um levantamento bibliográfico em base de dados brasileiras: Index Psi (do Conselho Federal de Psicologia/PUC-Campinas), PEPsic (Periódicos eletrônicos em Psicologia) e Scielo Brasil. Utilizando de palavras chaves que resultasse em práticas educativas dos pais no desenvolvimento de suas crianças da infância até a adolescência. Os autores do texto selecionaram 64 resumos de artigos dessa área para atingir seu objetivo, definindo categorias para posteriormente uma análise sistemática e categorização ser feita por três juízes independentes. A partir das análises feitas individualmente por cada um, foi feita uma última categorização na presença dos três juízes afim de chegar em uma decisão em conjunto.

O resultado da pesquisa proveniente dos resumos selecionados, para uma melhor compreensão foi apresentado na seguinte ordem: Categorização Geral da Amostra do Resumo, Aspectos Metodológicos dos Estudos, Características dos Participantes dos Estudos, Temas de Investigação dos Estudos. Verificou-se que que o texto abordou de forma quantitativa esses aspectos listados acima, apresentando nomes das revistas onde foram publicados os respectivos dados. Os aspectos metodológicos dos artigos foram majoritariamente de natureza empírica tendo como principal método de levantamento de dados, questionários e entrevistas. Quanto aos participantes, houve uma divisão de forma semelhante nos estudos analisados pelos autores, entre aqueles que envolviam somente os filhos, somente os pais, ou incluía pais e filhos. O resultado dos temas mostrou quase metade dos estudos tendo como objetivo caracterizar as práticas de determinada amostra, sem relacioná-las a outros fenômenos.

Vale ressaltar que os autores apontam o predomínio do termo “práticas educativas” para esses aspectos do relacionamento entre pais e filhos entre os resumos utilizados, e que isso tem relação com a faixa etária com a qual se relacionava. Verificou-se que esse termo está relacionado à praticas com filhos adolescentes, práticas essas voltada para o monitoramento do(a) adolescente, utilizando afeto, regras e punições aos comportamentos incondizentes com as vontades dos pais. Enquanto os termos “práticas parentais” e “práticas de cuidado”, utilizados em menor número nos estudos, envolveram crianças entre 0 e 6 anos. Tratando-se de forma geral, os cuidados diários envolvendo higiene, alimentação e estímulo do desenvolvimento, tudo isso ligado a objetivos e valores dos pais a respeito da criação de suas proles. Afinal, os pais comumente vão criar seus filhos à sua maneira e da forma que acreditam ser melhor ou conveniente, permeando os valores e regras socioculturais do ambiente em que estão inseridos. Os autores apontaram que a diferença entre a utilização desses termos carrega significados diferentes portanto a necessidade de onde e quando serem utilizados, alteram de maneira significativa ao longo do desenvolvimento da criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com