TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da Obra Didática de José Carlos Libânio

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  6.137 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha da obra Didática de José Carlos Libâneo: No início da obra o autor já aponta para os princípios  que norteiam a narrativa, da importância da didática e os traços particulares dos conteúdos e procedimentos, bem como os amplos  conhecimentos da área da psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação, entre outras áreas a fim para explicar o ato e a forma do aprender. O autor fala da necessidade da percepção reflexiva e crítica das didáticas, bem como a compreensão do processo de ensino, objetivos-conteúdos, métodos como princípios vitais para o domínio dos professores para aplicação em atividades concretas.Fica nítida a intenção do autor em abordar uma discussão sobre um conteúdo prático para a metodologia educativa No primeiro capítulo o autor situa a didática no conjunto dos conhecimentos pedagógicos, atestando a imprescindível consideração do ato de ensinar na formação do indivíduo.O autor menciona a prática educativa na coletividade, os diferentes pontos de abordagem entre a educação, instrução e ensino; pedagogia e didática, e a didática e sua importância na formação dos professores. Para a formação de gerações futuras dos indivíduos, os  professores são componente integrante desse processo, sendo fundamental para a organização dos padrões de sociedade que almejamos. O autor exemplifica os tipos de educação, a não intencional, refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Já a intencional refere-se àquelas que têm objetivos e intenções definidos; formal ou não-formal, . A primeira, formal,  é aquela realizada nos sistemas educacionais convencionais, enquanto a segunda fora. O autor apresenta três palavras fundamentais, Educação, instrução e ensino

seus conceitos e diferenças. A educação é colocada  com um conceito abrangente, que entendemos significar como a qualidade de influências e inter-relacionamento que fluem para a formação do caráter e personalidade social do indivíduo; a instrução está associada à formação e ao desenvolvimento das capacidades cognitivas;o  ensino é considerado como as ações, meios, condições para a realização da instrução. Educação escolar, Pedagogia e Didática são  práticas educativas que podem verdadeiramente designar as ações da escola e seu envolvimento social com a transformação. O sistema de educação escolar, de instrução e ensino, de objetivos intencionais, sistematizados e com elevado princípio de organização, tem a importância fundamental para uma democratização maior dos conhecimentos. A pedagogia investiga as finalidades da educação na sociedade e a sua colocação na mesma, e que a Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia,  que a  sociologia da educação e a  psicologia da educação são importantíssimos no  processos de relação aluno-professor.

Para Libâneo  a formação profissional do professor  para o trabalho didático em sala de aula deve respeitar dois aspectos primordiais, o primeiro é a teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia; o segundo é a técnico–prática, que representa o trabalho dos professores através da  didática, metodologias, pesquisa e práticas do desenvolvimento da atividade. No c apítulo seguinte o autor reafirma  sobre a importância da democratização e a oferta do ensino para toda a população principalmente na escola pública, discorre sobre a qualidade do ensino, o fracasso escolar e da ética como atributo social e profissional.

Sobre o Fracasso escolar, o autor  aborda fatores como dificuldades financeiras, emocionais, imaturidade e falta de acompanhamento dos pais na evolução do aprendizado dos filhos, destaca que é um sério contratempo do sistema escolar falando das pesquisas que detalha a dificuldade da escola em manter o aluno assíduo, apontando o despreparo da organização escolar, metodológica e didática e comportamento adequado com o trato com crianças de baixa renda. A permanência do aluno na escola é o único fator primordial para o processo de ensino aprendizagem. São tarefas da escola pública: escola gratuita nos 8 primeiros anos; assegurar a transmissão e assimilação dos conhecimentos e habilidades, bem como o desenvolvimento do pensamento crítico e independente;

E oferecer um processo democrático de gestão escolar com a participação de todos os elementos envolvidos com a vida escolar.

No CAPÍTULO 03, o autor escreve sobre os vínculos da didática com os fundamentos educacionais, explicita seu objetivo de estudar e relacionar os principais temas da didática indispensáveis para o exercício profissional. Define didática como mediadora dos objetivos e conteúdos escolares, fundamentos da estruturação, a instrução como processo e compreensão firme dos conhecimentos, a experiência sobre os conteúdos  de instrução e a metodologia reunindo procedimentos de investigação,que a pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social, a didática coloca-se para assegurar o fazer pedagógico na escola, na sua dimensão político, social e técnica, afirmando daí o caráter essencialmente pedagógico desta disciplina. A educação parece por vezes  muito simples mas  envolve uma atividade complexa, sendo influenciado por condições internas e externas. Estar ciente destas condições é primordial para a atividade do professor. A aplicação da didática em sala de aula esta sujeita também a determinantes econômico-sociais e sócio–culturais, afetando assim a ação didática diretamente. O processo didático está centrado na relação entre ensino e aprendizagem, conforme os elementos constitutivos a saber:1.Conteúdos da matérias; 2. Ação de ensinar; 3. Ação de aprender. A história da didática está relacionada com o início do ensino, desde a antiguidade há registros de formas de ação pedagógicas em escolas e mosteiros. O primeiro registro em livro acontece no século XVII, com João Amos Comenio, mais tarde, Jean Jacques Rousseau propôs uma nova concepção, baseada nas necessidades e interesses das crianças, porém não colocou suas ideias em prática, cabendo mais adiante a outro pesquisador faze-lo, Henrique Pestalozzi. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com