TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Além da Sala de Sula Análise Crítica

Por:   •  20/6/2016  •  Resenha  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Além da sala de aula

Análise Crítica

        Em seu primeiro trabalho, Stacey, é surpreendida pelas condições do local; A escola é junto com um abrigo aonde os moradores são analfabetos, drogados, alcoólatras e carentes.

        Sua sala de aula não é comum, não há carteiras, cadeiras, ventilação, livros, cadernos para atender as necessidades pedagógicas.

        Quando a aula começa, um trem passa no local fazendo tudo cair e se mexer; um rato sai do buraco do chão deixando todos desesperados e assustados, menos a professora que com calma se livra do rato; surpreendendo as crianças por não ter gritado.

        Revoltada com a situação Stacey procura o diretor para solucionar os problemas, sendo surpreendida pela recusa do atendimento da parte do mesmo, que não da estrutura e não conhece a escola; um burocrata do saber.

        Angustiada e revoltada por não ter sido preparada em sua formação para o mundo real, Stacey não desiste,dando exemplo para seus filhos e leciona para seis níveis de ensino junto. Saindo da sua zona de conforto, ela começa se dedicar extremamente ao seu trabalho. Sem material escolar, ela aluga vídeos VHS, porém, a televisão da “escola” é roubada por um casal do abrigo que troca-a por drogas. Neste momento o aluno Danny, começa a conversar com a professora e explica o acontecido; logo é eleito pela professora como líder da turma. Feito isso, a mesma começa a pintar e limpar a sala sozinha, quando recebe a ajuda de um dos moradores do abrigo e da aluna Maria, que limpa o quadro negro. Stacey gasta mais do que ganha, para mudar o local antes abandonado.

        Depois de pronto, a sala de aula, a professora da voz aos alunos, através da emblemática figura do policial, dizendo características que vão modificando a sala de aula com figuras, desenhos e palavras de cidadania, carinho, afeto, respeito, dignidade , itens esses que são direito da criança e do adolescente segundo o estatuto.

         É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária        . “ Art 4°. Lei n°8069; 13 de Julho de 1990.

        De tanto ser rejeitada ela então decide ir pessoalmente falar com o diretor, que foi substituído e também não conhecia a realidade da escola. Comovido com toda a situação relatada pela professora, ele passa a enviar materiais escolares ( mobiliários e livros), até um piano de sua filha; e logo que uma moradora vê-lo decide mostrar seu talento.

        Por fim, as coisas começaram a se encaminhar, quando Stacey promove a primeira reunião com os pais, dando idéia da hora de leitura entre pais e filhos na sala de televisão, sendo modificada para que tal idéia acontecesse. Com isso Stacey percebe que uma das mães não sabe ler, e decide ajudá-la. Havendo toda essa melhora Stacey decide continuar com as aulas no verão, com isso seu marido e seus filhos envolvem também em seu trabalho, tendo aulas de esportes para as crianças , família e comunidade se divertirem juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (315.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com