TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO FILME ERON - OS MAIS ESPERTOS DA SALA

Por:   •  6/5/2016  •  Dissertação  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  1.404 Visualizações

Página 1 de 3

FILME: Enron - Os mais espertos da sala

O documentário “Enron – os mais espertos da sala” tem como objetivo contar a historia dos bastidores da falência de uma das maiores empresas dos EUA através de declarações de pessoas envolvidas com as transações da empresa, como por exemplo advogados, contadores, diretores etc. A Enron iniciou suas fraudes manipulando os registros contábeis para criar a ilusão de que a empresa estava dando lucro, quando na verdade estava dando mais prejuízo a cada ano. Com suas receitas baseadas em projeções bastou o valor das ações cair para o esquema da Enron começar a declinar. Durante o documentário pode-se observar a grande ganancia por parte dos executivos, onde não tiverem nenhum pouco de ética, e sim onde poderiam chegar com essa estratégia, onde com o fim da Enron trouxeram prejuízos a todos os envolvidos. Um dos maiores fracassos empresariais da atualidade. Um mundo capitalista, no qual o dinheiro manda em vidas e dita as atitudes das pessoas, produções como estas são cada vez mais necessárias. 

Na relação sobre o Plano de Negocio pode observar que se teve um vasto estudo na criação dessa empresa, relacionando seus principais serviços a serem oferecidos e seus respectivos valores, além de uma vasta comercialização de seu produto para as pessoas ficarem sabendo sobre a qualidade da empresa e que apesar dos preços altos isso não fosse interferir, pois os serviços prestados pareciam ser de qualidade. Apenas parecia, pois ninguém sabia o que estava por trás de todo esse sucesso. Para produzir a imagem da empresa, o segredo estava na contabilidade. Não existia uma transparência dos serviços, receitas e despesas e os respectivos balanços e balancetes para aqueles que investiam nessa empresa, tudo era por trás dos panos. O principal questionamento foi acerca do papel desempenhado pela auditoria independente que tinha o dever de fornecer informações de todas as operações e tinha a obrigação de transparência com o mercado.

A estrutura da empresa era grande, varias áreas e setores. Os serviços eram infinitos o que facilitava toda essas mentiras sobre o sucesso dessa empresa. O que logo seria descoberto, pois o planejamento via apenas aumentar e aumentar cada vez mais o valor das ações e faturar em cima dos seus serviços a serem investidos. Muitos lá de dentro ficaram milionários mais aqueles que investiam na esperança de no futuro faturar milhões estavam a cair a cada dia sem ao menos saber.

Sua atuação no mercado era uma das melhores, revistas, jornais, rádios e televisões não falavam outra coisa a não ser o sucesso da Enron, colocando-a como uma das melhores empresas já criada na atualidade, chegando a ganhar prêmios. Se tornava conhecida a cada dia, pessoas não paravam de investir, mais esse Plano de Negocio não durou muito.

Mentiras, fraudes e corrupção fez com que a descoberta fosse antes que os diretores esperassem. A farsa foi logo descoberta, até hoje não se sabe o real motivo, mais a Enron veio a falir e prejudicar muitos investidores que saíram dali sem nenhum dinheiro no bolso e nem a esperança de ter seu dinheiro de volta. O documentário mostra como pessoas inteligentes podem se deixar levar por um esquema como este e revela os riscos da desregulamentação excessiva. Qualquer semelhança com a crise atual não é mera coincidência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (80.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com