TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Introdução "A noção de cultura nas ciências sociais"

Por:   •  22/3/2020  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Introdução "A noção de cultura nas ciências sociais".

Para estudar as ciências sociais é preciso que estudemos, principalmente, as culturas, pois cada lugar tem uma cultura diferente, sendo assim, entendemos cada vez mais a diversidade que existe, e a ênfase o qual está dado a ela na sociedade nos dias atuais. Quando nascemos em uma sociedade específica, nos adaptamos a ela mas não mais necessariamente por instinto, mas também por ser aquele nosso lar, podemos usar a cultura a nosso favor assim como podemos ajudar ela, como por exemplo, é o caso de movimentos sociais que tentam de alguma forma mudar uma cultura que não favorece a todos.

Podemos dizer que a natureza do homem é interpretada pela cultura, mas a mesma não tem poder sob o sexo biológico das pessoas, uma vez que, quando nascidos já se são separados os papéis, porém isso varia de sociedade para sociedade, há sociedades em que a mulher já nasce com o destino de ficar em casa e cuidar dos filhos por ser algo cultural, mas há outras em que não se dá um destino específico para ela, mas é ela quem o faz.

Como dizia Rousseau "O homem nasce puro, a sociedade o corrompe", e é isso que a cultura faz com as pessoas, elas agem conforme o ambiente, seguindo aquilo como se fosse algo natural dos seres humanos com quem convive, e para ela mesma, já que lhe é mandado muitas vezes.

Nós também podemos observar o jeito de uma pessoa conforme o grupo de pessoas com quem ela vive. Podemos ver que em uma cidade um grupo de pessoas da periferia tem uma percepção diferente da classe alta, de como são as coisas, porque geralmente quando é de berço a classe em que se vive, já há esteriótipos a serem seguidos assim que nascemos, isso é um exemplo.

Por isso, muitas vezes na infância escutamos dos nossos pais para vermos nossas amizades, porque aquelas pessoas podem nos influenciar, seja para bem ou para mal, por mais que batemos o pé e dizemos que não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com