TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Pinóquio As Avessas

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

FABIANA PARREIRA

GIOVANNA MOREIRA D134JH - 4

KARINA CARDOSO D12367 - 0

MAYARA DOURADO D12AAA - 4

THAIS DIOGO

PINÓQUIO AS AVESSAS

São Paulo

2016

Uma historia muito interessante para os pais e educadores que possam analisar as diferentes metodologias de ensino. Rubem Alves decide então, mostrar que muitas pessoas podem estudar tirar exelentes notas, se tornar proficionais bem conceituados, porém, não atingir a tão sonhada satisfação pessoal. A história, portanto, se inicia com um destaque à forma como os pais conversam com as crianças a respeito da escola. O autor desperta a atenção do leitor para o fato de muitos pais dizerem aos filhos que na escola eles aprenderão tudo sobre a vida e sobre o que mais desejarem saber, dizendo isso, a ilusão é de que as professoras responderão todas as perguntas, mas a escola ensina somente os conteudos pré estabelecidos pelo Ministério da Educação. Para demostrar como algumas informações podem prejudicar, seriamente o processo educativo, o  autor apresenta a historia de um menino chamado Felipe uma criança com muita curiosidade e sonhava que todas as suas duvidas seriam respondidas quando estivesse na escola como seus pais diziam quando o menino se deparava com algo totalmente diferente.

Mas em sua primeira experiencia na escola ele percebe que é bem diferente do que ele imaginava, as crianças são moldadas a pensar igual e sobre assuntos que muitas vezes não interessam a elas, no segundo dia de Felipe na escola faz uma pergunta à sua professora “Por que temos que estudar dígrafos?e a professora sabiamente responde : “ Isso vai cair no vestibular”. O menino então interpreta que todo conhecimento adquirido na escola serve, apenas, para  passar no vestibular. Felipe gostava muito de passáros e um dia em uma aula de história se distraiu com um passaro azul no topo de uma arvore e ficou observando atraves da janela, o professor vendo aquilo o chamou a atenção e mandou o menino para uma psicóloga, que o diagnosticou com “disturbio de atenção”. A psicóloga mandou chamar os pais de Felipe e na conversa disse que ele precisava ser tratado, os pais ficaram muito tristes e disseram que se ele continuasse a pensar em pássaros vai se tornar um burro, como na história do Pinóquio. Felipe não queria ser motivo de vergonha para os pais e decidiu seguir como mandavam os pais e a escola, ele então se dedicou e tirou as melhores notas da classe.

No vestibular não foi diferente, passou em primeiro lugar e encheu de orgulho os pais e se tornou um grande especialista em frangos, já fazia tempo que Felipe não pensava no tal pássaro azul e quando já estava com os cabelos grisalhos descobriu o nome do pássaro que a tanto tempo lhe perceguia.

No livro Pinóquio as avessas escrito por Rubem Alves, para um publico infantil  aborda o modelo Tradicional na pedagogia Diretiva

Na abordagem tradicional nos fala onde o professor uma certa distancia do aluno, ele tem todo o  poder e a criança é considerada uma tabula rasa, uma folha em branco. O texto nos leva a pensar que na escola não s educa para que haja um desevolvimento como cidadão e sim como um produtivo operario da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (746 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com