TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Pinóquio às avessas

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: Pinóquio às avessas

A estória começa com Felipe, um menino sonhador, ouvindo seu pai contar uma estória para dormir. Nela o personagem da estória precisou ir para a escola para se tornar um menino de verdade e o pai de Felipe como o amava muito e queria que seu filho fosse bem sucedido matriculou o menino em uma escola cara. Nessa escola Felipe acreditava que poderia aprender sobre um interesse em particular, pássaros, mas percebeu logo que ali não era o lugar para aprender sobre isso.

Na escola ele aprendeu que deveria focar nos estudos, tirar uma nota boa, passar de ano para posteriormente passar no vestibular e ser uma profissão.

Felipe então estudou, se formou tornando-se um profissional de sucesso, mas não se sentia feliz. A estória finaliza com Felipe fazendo terapia e relembrando dos bons momentos em que corria atrás de pássaros.

As abordagens de ensino contidas no livro:

Tradicional: Podemos perceber essa abordagem no primeiro dia de aula no momento em que os alunos são organizados em fila para entrarem em salas que também eram organizadas com carteiras enfileiradas. No segundo dia de aula quando Felipe questiona a professora de português sobre o nome de um pássaro específico, descobre que no programa das aulas não tem um conteúdo ensinando sobre pássaros, e que deveria focar sobre os assuntos que o programa manda, assuntos que pessoas inteligentes do governo decidiram que todas as crianças deveriam aprender, ao mesmo tempo, na mesma velocidade. Nessa aula Felipe aprendeu que na escola há horas certas para pensar sobre as coisas e que cada professor só sabe uma coisa e que eles não gostam de serem questionados e que os conhecimentos não valem por serem uteis e sim por que vão cair na prova. Na abordagem tradicional acredita-se que o aluno somente está pronto quando se torna um adulto, quando acreditam que já aprendeu tudo que lhe foi ensinado. É o professor que se impõe sobre o aluno, pois o vê como uma “tabula rasa”, o aluno não questiona e não faz nenhuma reflexão. Segundo Snyders é o ensino verdadeiro.

Behaviorista: Ao continuar frequentando as aulas Felipe se distrai em uma aula de História e é mandado para uma psicóloga onde sai diagnosticado com distúrbio de atenção.  A psicóloga orienta um tratamento para que ele consiga prestar atenção ao professor e seus pais ficam muito chateados, preocupados com o futuro do seu filho. Explicam para o menino que ele precisa se concentrar nos pensamentos que devem ser pensados, aprender o programa, tirar boas notas, passar no vestibular. Felipe não quer ser motivo de vergonha para seus pais, decide então olhar para a direção certa, olhar para o professor, olhar para os livros!

Com o foco voltado para os estudos ele se forma, faz doutorado em universidade americana, se torna um profissional respeitado, fica rico.

Na abordagem Behaviorista acredita-se que é possível controlar o comportamento através de uma técnica e/ou contingências adequadas. O aluno responde aos estímulos do meio exterior, o aprendizado muda o comportamento. Segundo Skinner, “os homens agem sobre o mundo, modificando-o e são, por sua vez modificados pelas consequências de suas ações.”

Humanista: “...Mas, a despeito do sucesso profissional, não se sentia feliz...”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com