TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Pinoquio as avessas

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

O livro começa com a história do boneco de madeira, e nos da uma reflexão, onde se acredita que somente por meio da escola a criança pode se tornar “uma pessoa de verdade”. O autor destaca que muitas pessoas podem estudar em excelentes escolas, ter boas notas e se tornar bons profissionais, e ainda assim, não conseguir a satisfação ou realização pessoal. Em outras palavras a educação e o aprendizado da criança não depende só da escola e sim também do acompanhamento da família (da atenção, do amor, da compreensão, que dadas a criança).

Durante a leitura fica claro a forma como a criança enxerga as coisas à sua volta, e através da sua curiosidade, no livro chamada de “coceira que dá dentro da cabeça, no lugar onde moram os pensamentos”, fica evidente que, na visão da criança, a melhor forma de entender, é ver as coisas como elas são no presente, sem regras, sem respostas do tipo, quando você for à escola vai saber, simplesmente usando sua curiosidade a favor do seu desenvolvimento.

Para criança o aprender, nada mais é, do que observar e perguntar, para se aprimorar, desenvolver e evoluir, é preciso ter participações “estar presente” junto com um educador, onde ele possa interagir e ter suas dificuldades esclarecidas, melhorando seu desempenho e entendimento. Mas isso só terá o devido valor, quando nos tornamos adultos. Frustramos uma criança quando não lhe respondemos algo, pelo simples fato de achar que ela não tem idade para saber, ou se a resposta for vazia, tiramos muitas vezes, a chance de ela se tornar um futuro, pintor, ator, professor, biólogo, ou o que o seu sonho lhe permitir. Impondo as regras de uma sociedade programada apenas para fazer parte de um padrão exigido, por todos, ou seja, bom aluno, bom filho, etc. Desta forma limitando um futuro formador de opinião, estamos na verdade criando seres que apenas recebem informações, como se fossem funcionários em uma fábrica de produção, apenas repetindo a mesma função. Desta maneira, mesmo seguindo todas as regras, ainda vai lhe faltar algo, pois ninguém vive apenas de um bom salário, uma boa casa, ou seja, apenas bem materiais.

A escola, a família são importantes nesse aprendizado, porém como nos mostra a leitura, não só de como se deve comportar e seguir as regras, mas também em olhar a criança, a sua capacidade, suas aptidões, suas necessidades, seus desejos e sonhos. Ajudando esta criança se tornar um adulto, de caráter, que saiba opinar, fazer escolhas e não apenas aceitar o que lhe é imposto.

Em várias famílias, por muitos motivos é comum; uns por amarem demais e acharem que aquela escolha feita por eles (os familiares), seria melhor do que o próprio desejo de seus filhos e outras famílias por egoísmo próprio, escolhem para os filhos o que está na “moda” e algo que não lhe dê trabalho e dor de cabeça, não permitem que a criança siga seus sonhos ou desenvolvam suas aptidões.

A vida nos cobra ser pessoas realizadas, sentir felicidade não só por ter algo material, ser alguém que entende qual o motivo de “ser ou fazer” a diferença na vida, para família e para si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com