TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinoquio as avessas - resumo

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 3

Pinóquio às avessas

Rubem Alves

  • RESUMO E OPINIÃO DO GRUPO (alguns pontos importantes da história):

O livro relata a história de um boneco de madeira, e ao longo do texto o autor tenta destacar um pensamento que se espalha há anos pela sociedade, muitas pessoas ainda acredita que somente por meio da escola a criança pode se tornar “uma pessoa de verdade”.

O autor mostra que muitas pessoas podem estudar em boas escolas, tirar excelentes notas, se tornarem bons profissionais e não atingir a sua realização pessoal, isso quer dizer que não adianta somente frequentar a escola, não irá garantir um futuro feliz às crianças.

Um grande destaque nessa história é quando o autor ressalta a forma como os pais conversam com as crianças a respeito da escola. Geralmente elas perguntam aos pais qual a finalidade de ir à escola, o que elas farão nesse lugar, entre outras perguntas. Muitos pais dizem que na escola eles aprenderão tudo sobre a vida e sobre o que mais desejarem saber, assim a crianças passa a ter a concepção de que os professores responderão todas as perguntas.

Ao decorrer do livro, o autor demostra que a escola ensina, somente, os conteúdos estabelecidos pelo ministério da educação (currículo mínimo) e isso muitas vezes pode ser prejudicial aos alunos, pois alguns assuntos importantes ficam pendentes por não constar no currículo.

Para demonstrar como algumas informações podem prejudicar o processo educativo, o autor apresenta a história de um menino, Felipe, que ao frequentar o segundo dia, a escola, faz uma pergunta à professora: “Por que temos que estudar dígrafo?”. E a professora responde: “Isso vai cair o vestibular”. O menino, então, interpreta que todo conhecimento adquirido na escola serve, apenas, para passar no vestibular.

 De fato, essa visão em relação às instituições já sofreu muitas mudanças e existem diversas linhas pedagógicas para combater esse pensamento. Teorias defendem a constante interação do aluno para que ele mesmo possa construir e organizar o próprio conhecimento.

As duvidas e questionamentos das crianças não podem ser reduzidas somente às “necessidades do vestibular’, pois uma criança estuda para crescer e se fortalecer como cidadão, não como um “robô repetitivo”.

Para o autor, a tarefa do professor é desafiar o aluno a produzir sua própria compreensão do que é transmitido a ele, ou seja, o aluno precisa aprimorar com a ajuda de um professor a própria habilidade pessoal de analisar e interpretar as informações.

Além desses aspectos, o autor não procura negar a eficácia e a necessidade da disciplina e da organização para o desenvolvimento humano. Mas, ele procurou demonstrar porque as atividades escolares devem levar em conta, também, a capacidade do aluno desenvolver-se por si mesmo. Ele enfatiza a necessidade de que os professores devem desenvolver atividades em que os alunos possam aprimorar a capacidade de articular ideias.

Em suma, só assim as crianças poderão sobreviver em um mundo repleto de informações e de mudanças. Ensinar sem aprisionar, e sim proporcionar aos alunos um ambiente de interação e construção do conhecimento, para formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Educar para formar pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (122.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com