TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Relatório Pedagogia

Por:   •  17/5/2020  •  Artigo  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

O supervisor de ensino na sua prática profissional

O conceito de supervisão em nosso período contemporâneo passa a ser mais dinâmico e também mais eficaz no que diz respeito ao aprendizado e intermediação, tanto como aluno e professor e também escola e a sociedade. Uma das funções do supervisor é a de trazer à comprensão daqueles que compõem o seu ambiente de trabalho, ênfase no tocante em que todos estão no mesmo processo, assim tendo as mesmas metas e objetivos para uma melhor qualidade de ensino.  

A escola sempre caminha em uma mudança para melhor ensinar, sendo assim exige do supervisor o senso de que o aluno ao vir a sala de aula ja tem pré conhecimento em diversas áreas e assim a partir desse ponto a escola deve mediar trazendo bases de ensino para o aprendizado do aluno. O professor sempre terá de ter o amor ao conhecimento, para que ele não seja um “transmissor” de conhecimento apenas e sim mostra-se também em um processo de aprendizado continuo.

A escola também exerce seu papel na comunidade ao formar cidadãos com habilidades em diversas áreas para que assim possa se desenvolver além do ensino em sala de aula, atribuindo valores e principios que norteam a vida e também o tornando mais crítico naquilo que compõem a realidade.

Levando em conta a equipe pedagógica que compõem a escola, muitos fatores devem ser considerados para um melhor resultado no aprendizado, como obejtivos claramente definidos, um plano de trabalho educativo e também acompanhar o amadurecimento dos professores.

O fator político sendo bem definido e esclarecido pode fazer com que o aluno torne-se uma pessoa mais ativa onde vive, harmonizando o diálogo entre escola e comunidade. O supervisor deve sempre se basear em um trabalho conjunto com os demais colegas para assim ter uma maior cooperação, descentralizando o poder e ter mais união em equipe sendo que todos tem a mesma responsabilidade.

Para ter melhores resultados na aprendizagem e desenvolvimento profissionais, é de suma importancia ter educadores preparados, com um bom modelo de formação de professores tendo uma visão ampla sobre os conflitos e problemas de sala de aula, sendo que sempre existiram e sempre existirão. Tendo o professor assessoria da supervisão e preparados para os novos desafios o aprendizado sempre será aperfeiçoado.

Muitos autores brasileiros abordaram o tema Supervisão, relacionando-se à prática educativa ou ligada à educação. Antigamente os deveres do supervisor era de entender a realidade, fazer a educação e formar profissionais da area da educação. Atualmente a função do supervisor é mais refinada porque ele terá novos desafios e também não apenas se concentrará na qualidade de trabalha mas na contrução de novos conhecimentos, porém tudo ligado a qualidade de formação.

É um trabalho que deve garantir a qualidade de ensino acima de tudo, também novos subsidios para adaptarem às transformações causadas pela globalização. Podemos defirnir que a supervisão hoje tem uma visão “sobre” tudo que emana do conhecimento, gerencia para controlar o executado e controla o processo educacional.

O professor deve também adotar novos principios para enfrentar os desafios do dia a dia, tais como impor limites. Assim como concientizar-se de que o aluno e a sua familia creem que a escola adicione a cultura que a não foi dada em casa, cultura escolar.

Mudanças de olhares

O artigo 64 da lei 9.394/96 estabelece que “a formação de profissionais da educação para administriação, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para educação básica, será feita em cursos de graduação em Pedagogia”.

O artigo 61 da lei 9.394/96 assegura que os profissionais da educação devem “etender os objetivos dos diferentes níveis de modalidades de ensino e às característica de cada fase do desenvolvimento do educando”.

As políticas adotadas servem para alinhar e nortear as práticas, como orientações e leis; o planejamento serve para elaboração deplanos para concretizar os obejtivos; a gestão tem uma função semelhante a educaçãp e  administração inclui gestão, políticas, planejamento e avaliação.

A produtividade, eficiência e a qualidade traz racionalidade técnica, assim os supervisores educionais devem analisar o processo pedagogico que existe na sociedade; criar mecanismos para construir alternativas para colocar a educação a serviço do desenvolvimento de relações democráticas. Supervisão educaional garante princípios de liberdade e solidariedade humana para exercer cidadania.

Papel do supervisor: tendências

Primeira é a evolução do ensino altamente estruturada e previsível para se tornar mais acessível e eficaz. Segunda é eliminar a teoria-prática e evoluir para cenários mais contextualizados e compreensivos. Terceira é que a escola em um local de influência também dos professores, como o intuito de valorizar o aprendizado adquirido experimentalmente fazendo como que o saber seja transmitido. Quarta, deixar para trás a impessoalidade descaracterizada e derir à pessoalidade, encaminhando-se para uma concepção do professor como intelectual que faz parte de um coletivo responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com